sábado, 29 de setembro de 2012

Em Apoio à População Indígena
Aldeia Tekoa Ytu-Jaraguá –São Paulo-SP


Em Apoio à População Indígena
Aldeia Tekoa Ytu-Jaraguá –São Paulo-SP

Á
Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena Pátio do Colégio, 148 – Térreo – sl. 06 – Centro – São Paulo/SP CEP: 01016-040
Ref.:
Córrego Ribeirão Vermelho dentro da Aldeia Tekoa Ytu, fossas cheias e esgoto correndo a céu aberto para dentro do córrego.

Prezados Senhores,(as)


Em 15/03/2011, em Ofício/Denúncia à
ouvidoria@ambiente.sp.gov.br, aos

Excelentíssimos Srs.: Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab e Sr.Marcelo Chaves ouvidoria da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo-SP, Prefeitura de São Paulo ao Exmo. Senhor Secretário do Verde e Meio Ambiente
Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, relatamos a situação caótica em relação ao Córrego da Aldeia Tekoa Ytu-Parque Jaraguá-SP.


Hoje,lamentavelmente, vimos aqui ressaltar que o "CAOS" permanece e as crianças que ali circulam, bem como todas as pessoas correm riscos de vida que se acentuam segundo à segundo.
Selecionamos "algumas fotos"aqui, porém, este ofício já foi encaminhado, outras ações e denúncias se seguiram e nos pasma que não hajam sido tomadas providências imediatas para proteção à vida das crianças que ali circundam diariamente, bem como toda comunidade Tekoá Ytu.Nos cumpre ressaltar que estão sendo descumpridas Leis Nacionais e Internacionais e aqui apelamos á consciência desta Coordenação em encaminhar o mais pronto possível soluções ao caso em questão.
Copiamos Ofício expedido em 2011, para um retrospecto e devido acompanhamento.
Agradecemos retorno .
Prosseguiremos gerando visibilidade desta preocupante situação, não somente em Solidariedade, apoio que nos toca, mas sobretudo pela Vida de Crianças Indígenas e Não Indígenas, e de gente desta Terra que igualmente merecem nosso mais profundo Respeito.
Att
Liana Utinguassu
Servidora/Presidente Oscip Yvy Kuraxo(Coração da Terra)Porto Alegre/RS-Brasil
América Latina
Anexo Ofício 15/03/2011:
"Apelo por providências Urgentes".

À
Prefeitura de São Paulo
At. Exmo. Senhor Secretário do Verde e Meio Ambiente
Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho
Somos uma Organização-OSCIP, situada em Porto Alegre/RGS. Atuamos a nível Nacional e Internacional, focados no Universo Indígena, dentro de uma visão Pluricultural, Pluriétnica e global, pois acreditamos que para avançarmos em soluções, é mais que vital o envolvimento de toda Sociedade no que tange a Terra e aos filhos (as) desta Terra e somos todos filhos e (as) que aqui habitamos, portanto, é importante que se assegurem os direitos a uma vida digna, saudável em todos os aspectos
a todos.

Há alguns anos, estamos acompanhando o que se sucede na Comunidade Indígena Jaraguá (Tekoá Pyau), através de Parentes Indígenas, bem como de Parceiros (as) como Lucinéia Vieira, que vem repassando a nós seguidos relatórios, infelizmente nada satisfatórios e cada vez mais
preocupantes, quanto ao estado do córrego do Jaraguá, onde a Poluição se torna insuportável e ameaça a Vida de todos!

Não se trata aqui, em focar somente aos nossos Parentes Indígenas,
mas reforçar da gravidade de se habitar em situação tão precária e cercada por águas mais que Poluídas, bem como toda uma série de outros complicadores que se sucedem nestes casos e irão desencadear em mortes de crianças e da população em geral: Indígena e Não Indígena.

É inaceitável o que vem se repetindo no Jaraguá, bem como em outras localidades nos grandes centros, que deveriam dar um exemplo em cuidados com a NATUREZA, e cercar-se de providências envolvendo toda sociedade em um mutirão de ações em prol de uma vida saudável. Não residimos em São Paulo/SP, mas estamos dispostos a mover ações que venham a gerar agentes multiplicadores na proteção à VIDA, no resguardo aos Direitos Indígenas, direitos Humanos, Direitos à VIDA! Não se pode é aceitar que se empurrem responsabilidades, se trata de TER CONSCIÊNCIA da gravidade dos fatos e MOVIMENTAR AÇÕES EM SOLUÇÕES, URGENTES!
Acredito que todos estão cientes dos direitos e deveres dos cidadãos, bem como do que rege a Constituição Federal, a OIT-169, as Leis Indígenas (Declaração universal dos Direitos Indígenas - ONU) e leis não Indígenas. A responsabilidade é de todos e para todos, assim acreditamos.

Agradecemos sua atenção em especial neste
caso Reserva Indígena do Jaraguá/SP e ficamos no aguardo de soluções urgentes, bem como ficamos ao dispor,

Liana Utinguassú-
Servidora/Presidente Yvy Kuraxo-(Coração da Terra)-Filiada à Anistia Internacional.
www.yvykuraxo.org.br-
Brasil/América Latina

Fotos concedidas por Vera Brasileiro
- Apoiadora constante que nos merece Respeito e consideração.
OPEN - Organização Psicopedagógica Equilíbrio Natural
Consultoria e Assessoria Institucional e Comunitária em Saúde e Qualidade de Vida
YouTube:
Amejulev - http://www.youtube.com/Amejulev
OPEN7100 - http://www.youtube.com/OPEN7100
Veluma13 - http://www.youtube.com/Veluma13

Nenhum comentário:

Postar um comentário