segunda-feira, 24 de setembro de 2012

  Sobre  CANSAÇO...




"O cansaço físico, mesmo que suportado forçosamente, não prejudica o corpo, enquanto o conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo."
Platão

Quem disse  que temos "as  chaves"  de Antes?

Não creio que  tenhamos, porém temos memória ancestral, temos  instintos, somos  "Animais Humanos",Não somos 'Humanos Animais",muito embora por vezes possamos agir de forma descontrolada, com o "pior dos instintos" ,com a sombra  destes"INSTINTOS".O Animal  tem sua  forma de  SER,sua  Natureza de  SER e dentro desta  NATUREZA,há todo um código de  ÉTICA,de princípios, de  espaços, de  territórios..De  "Ser" ,querer  e  dever  na  "selva  em que habita" e  há  "equilibrio, basta  observarmos..

 Somos uma  grande  "cebola",ou  também podemos associar estas  "análises"  à co-relação com a Teia  Universal que nos interliga á  todos ,em tudo..

Particularmente  sinto assim, e  tenho comprovado na  "prática", o quanto estamos interligados. O Tema  aqui é  CANSAÇO,porque  cada dia percebo mais e de  diferentes  maneiras que em algum momento" o tal cansaçõ  nos pega,ou " a  exaustão", nos  leva  correndo para  um sentir profundo..de "CANSAÇO", seja  físico,emocional,mental..e  porque não dizer: Energético, Espiritual (partilho da  concepção que somos seres  'Espirituais em um corpo Físico").

Gosto  muito das interligações da leitura  somática-emocional,  que são também a balisa  de minha  forma de interpretar as  origens do "SER".. Por isto  ressalto aqui alguns "sites"  para um  maior  mergulho no assunto.
Tudo bem, entende-se  que há  questões bem mais  "sérias"a proclamar, do que  "UM  "simples"CANSAÇO"..Quem disse  que é  "simples? Você? Eu? Cada um sabe...
Podem dizer: "E Daí que  "fulana, Beltrano", cansaram de  algo?
Eu também CANSO  ,ora  Bolas!
Certo,vamos combinar: TODOS  CANSAM  EM ALGUM MOMENTO, de  algo, por algo!
Mas,a questão é  mais  ampla, mais  profunda, e  reside na "ALMA",porque  quando a Alma grita,é  porque  o 'Nivel"  deste cansaço é muito "mais que sério".
A  Gente  busca  um interagir  de mãos dadas, onde  se sinta  que de  fato  estamos gerando mudanças, movendo 'algo",para  um NOVO"ALGO"..

O que  destaco aqui é  UM CANSAÇO da inércia Humana, do desleixo  com o que acontece  com a TERRA,com a Natureza,com TODOS NÓS!

A Humanidade segue fazendo,segue  atropelando  e se atropelando,no dia dia e ela própria se  "ilude" que  "está  fazendo algo"  de bom.
Como pode FAZER-SE algo de  bom, quando se  quer se reconhece  ao outro(a) que  está  agonizando do seu lado?
São tantos que  agonizam e  "muitos", passam  ao lado, sem se  quer alcançar um "copo d'agua, entende?Sem  estender a mão, sem  reconhecer que é  preciso estar "atento e  forte", e que  "amanhã",pode ser "você a estar ali, naquela situação, nas  ruas, nas  praças, ou mesmo sem "teto", sem familia, sem "alguém que lhe diga: "Aqui estou,para  te ajudar",descanse...agora..
Sei...de  nada  adianta eu me  plantar aqui a escrever, porque  (salvo raras  exceções),muitos  vão "interpretar"que  estou "falando no vazio",ou que  me preocupo á toa, ou que  sou "desagradável"..chata, ou sei lá mais o que..Não direi  nada,porque  jáme faltam "palavras"...elas  são insuficientes.
Outro dia  fui "parar no Hospital", como muitas pessoas, e graças à 'DEUS",a  Tupã, e todos os meus Ancestrais,realmente fui privilegiada em ser  bem atendida,com esmero,com condições e  com um querido e AMADO Filho que me amparou em TUDO, VERDADEIRA  BENÇÃO ser Mãe, SER TUA MÃE  OTÁVIO!
Depois deste episódio(recente), busco administrar melhor este  "CANSAÇO",este  "embrólio" na garganta, esta  sensação de"repulsa"  até certo ponto, às "Hipocresias",as falsas  "promessas", a inércia,aos tantos abusos  de "poder", de leis  não cumpridas, de Propagandas,de competições,de vaidades, de egos que  passeiam tratoreando sob as  cinzas  dos nossos(dos seus próprios antepassados)..
Porém,pessoalmente, seguirei, da forma como creio ser  coerente e justa, "TOCANDO EM FRENTE", mas não renegando aos meus Ancestrais, tampouco à  TERRA e seus filhos(as).Mas,não está em questão o que sinto ou deixo de sentir..Nunca   quis  "personalizar",ou auto-centralizar,mas não vejo  o Coletivo.
Vejo,muitas  pessoas  preocupadas com  a PAZ, com um NOVO MUNDO,porém, isto  só me mostra  que  o CAOS está consolidado.Será  que ficará "pior"?
Não sou pessimista tampouco tenho pretensão de  ser Infalível.
CANSEI de  certos  "absurdos"e nunca  fui de  alimentar "Faz de  conta"..NÃO!Isto NÃO!
Cumpre  aqui reforçar que em definitivo, NÃO  busco agradar,nem obter aprovações sobre  este "relato de UM SENTIR"...Não é esta a  questão.
Como  disse,a questão é bem mais ampla, e profunda e  não  está  nas minhas Mãos, (tampouco tive  algum dia esta   pretensão),mas  é de  responsabilidade 'UNIVERSAL",e sou apenas  um pequenino grão de  areia,ou quem sabe, nem isto..
Mas , "Existo",não me nego como Filha,Mulher,Mãe, e quem sabe um dia "avó"..quem sabe,possa  ainda  ver um NOVO AMANHECER para nossas  Crianças..Espero realmente  que  o legado seja "outro" e não este que até aqui se  apresenta.
Criticas..sempre  são bem vindas  e  aprendi com "certo tempo  de  vida  por aqui", que  quem sabe  escutar críticas,se fortalece,aprende e  vai polindo seu SER...então, Agradeço as críticas!
Respeito ao seu pensar, ao meu pensar,ao SER de  cada UM,é  saudável, então "pratiquemos"!

Quanto ao ESTAR CANSADA..pois é..é um Estado "atual", tanto individual como Coletivo, creio. Não congela,nem impede que se flua(em uma análise  pessoal, aqui) "sem pressa",com uma boa  carga de  indignação,que me ajuda  a manter-me  em ALERTA, porque me nego a sentar e "contemplar", vendo que  o cenário é  CAÓTICO!
Sinto,Vejo e NÃO ACEITO o que está AÍ! estou  faz tempo,manifestando  Indignação, plantando-me  como posso diante do que  me  parece  SER "INSANO" e injusto!

Deixo abaixo, "algumas análises  gerais  sobre  a  Natureza Humana...é  sempre bom analisarmos toda  face de uma Montanha e  ainda  assim...Não teremos  "Todas", porque Não há uma verdade  única! (Liana Utinguassu)

 "A natureza humana é um conjunto de características descritas pela filosofia, incluindo formas de agir e pensar, que todos os seres humanos tem em comum. Vários são os ramos da ciência que estudam a natureza humana, incluindo sociologia, sociobiologia, psicologia, dentre outros. Filósofos e teólogos também fazem pesquisas sobre o assunto.
De acordo com o conceito aceito pela ciência moderna, natureza humana é a parte do comportamento humano que se acredita que seja normal e/ou invariável através de longos períodos de tempo e de contextos culturais dos mais variados. Entretanto, esse entendimento é equivocado, dado que a ciência não crê em natureza humana, pois tem essa um carater metafísico."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza_humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário