domingo, 3 de março de 2013





Chove  lá fora  ...Aqui dentro, sinto o embalo e frescor  desta acolhida  que  nos leva a sonhar..refletir, escrever...também.

A  Danças e danças que se estabelecem nas  chuvas, ou para as chuvas..Também percebe-se  isto, independente de  onde estamos, ou em que cultura, aldeia, urbana ou  indígena..Sempre a chuva estará  mostrando, sinalizando com raios,trovões(às vezes), ventos fortes, ou não..
Com sol  claro, ou  não..Mostrando-nos  aspectos de nós mesmos e do como nos  sentimos com estas "chuvas"...
Como falamos com Tupã, com nossos Ancestrais, com as Divindades da Natureza.
Muitas memórias me vêem nestes dias de chuva e hoje quero aqui compartilhar um pouco  destas  memórias...
Quando menina, costumava  olhar  sempre para chuva, me preparava para recebê-la, escutava os tambores nos céus  e sabia que uma grande reunião estava  sendo conclamada..Ali eu me apresentava sempre,olhando para minha amiga  árvore que  sempre conversava comigo da  janela de meu quarto em um local muito arborizado desta cidade  em que vivo(Porto Alegre/RS).Ainda  sigo assim...
Meu mundo repleto de  magia sempre foi e segue sendo... porque  afinal , além de sempre  manter em mim, a  conexão com meus antepassados, ancestrais, como filha desta Terra eu também  os  invocava  seguidamente  tanto em sonhos como  "desperta".
A  Chuva  me  falava sobre questões  que  hoje,aos meus 50  anos, percebo mais que nunca, que  a humanidade ainda carece  sentir..escutar..

Morava na rua "ITAQUI". Muitas  árvores falavam ,muitos pássaros dançavam na  chuva,bem como em alguns momentos, nos  altos  do verão, eu lá ia, bailar  escutando a  dança dos  pingos de chuva  em mim, nas  ruas,onde   rios muitas  vezes  se formavam rapidamente.
Mas, bem sabemos que existem muitos problemas , tragédias, nestes  dias de chuva..
Mas, será que a responsabilidade é da CHUVA? Da  Natureza?
Claro que não...Ela é uma benção, nutre a Terra, refresca, faz  florescer, limpa, os pássaros  amam!!!
              
 Diferentes Etnias celebram o ritual da Chuva, chamando a Chuva, chamando aos Ancestrais , desde os tempos mais remotos..Por que a Humanidade  nega  estes  tempos? Porque renega esta sabedoria, este ANTES?   Pois é..fico a ver os tempos de antes e  "estes tempos"..                                                                   



Tempos  dos  guarda-chuvas...Dos  sapatos, dos asfaltos, dos altos prédios, concretos  empilhados que  mal nos possibilitam "ver  o céu", a Lua..
As árvores então...cada dia mais escassas..Os  lixos..cada dia mais  ENTULHADOS, despejados  por todos os lados de diferentes  formas, gêneros,para "fins  "eleitoreiros", propaganda  Política,..também..


Ainda  há os que dançam..SIM! Dançam na  chuva...isto é bom..me  recorda  minha infância,jamais esquecida, jamais  PERDIDA, esteja onde estiver..Jamais deixando de SENTIR e ser  quem sou..



Mas, ainda  assim, me  inquietam muitas  coisas..muitas!!!

A Face  trágica e INJUSTA, que  reflete  o mal trato á TERRA, as desigualdades, os  absurdos...
Vidas  que se  vão, sem que  muitas  vezes  se  saiba os  porquês...
Mas, nós sabemos..SABEMOS SIM!


Caminhando "contra o vento, "sem lenço sem documento"..Muitas  vezes..lá vamos nós..
Retomo minha infância...tempos que  não voltam, mas que  á  cada recordar, revivemos e  aprendemos..Trilhamos  caminhos..quantos caminhos..Quantas  chuvas! Quantos dias de sol, vento, frio, calor..Estações  e "ESTAÇÕES"...Olho  por esta janela  do   ontem, do hoje e  do que será  amanhã..RESPONDA  QUEM PUDER..
O que irá  "nos  acontecer"..(Refrão de música)Dança..ou  Tangos, ou tragédias, depende de  cada  um..creio..SEMPRE DEPENDE DA GENTE!


Agora, a  chuva  amenizou aqui..cai um que outro pingo...e fico a escutar  dentro de mim..ecoam muitas  vozes, tempos distantes e ao mesmo tempo..nada  DISTANCIADOS..
O que mudou? Entre chuvas, tempestades, sol,lua, estrelas..dias,tardes, noites...
Sigo ..Não quero "buscar entender"  o porque  o PROGRESSO ,o  Mundo  dito "civilizado"  quer "expandir", EVOLUIR, derrubando árvores, construindo "pontes", esquecendo as  "PONTES de  ANTES"..

Sopra  uma brisa  aqui suave...A Brisa  que sopra  na mata, ou debaixo da  COPA DAS ÁRVORES, é bem outra, para quem já viveu isto.."um dia"  e  hoje   vive ameaçado(a), sem saber  bem, até  quando este AR, será possível .até quando estas  águas , hoje  contaminadas, irão suportar  das  veias  da  TERRA  e de  cada filho(a) desta Terra..
Não sei se quero prosseguir a escrever, porque  alguns dirão: Levante esta  energia Liana!Seja  Otimista! Alegre-se! ESTAMOS "VIVOS"..

Respondo sempre..Não estou desanimada, tampouco sou pessimista..Se fosse,já não estaria mais aqui , tampouco  escrevendo, ou  falando, travando batalhas  diárias  e buscando fazer  meu melhor,o melhor que posso!

Apenas  SINTO, como a TERRA SENTE..Escutei e escuto a VOZ  dos meus ancestrais..
Não quero entender a CIVILIZAÇÃO, porque estes  princípios,preceitos, valores, etc...em sua grande maioria, caíram por TERRA..Estão escassos..Quase extintos...
Não  concordo com o que está aí..

Mas, sempre  existirá Um Novo Amanhecer  para TERRA, creio..porém, não sei se  haverá  para os  habitantes  desta TERRA, os  DITOS "CIVILIZADOS"..
Foco nas  Crianças, e  através  delas, vou  dia após dia, olhando sempre  os passos  dos  que ANTES  caminharam por estas  trilhas..NÃO OS ESQUEÇO JAMAIS..

Vamos seguindo em frente..Dançando..com a Chuva, para Chuva..NA  CHUVA..Com SOL, no SOL, PARA SOL, caminhantes das  estrelas, dancemos  COM A AVÓ LUA, PARA  ELA, COM ELA..
Mães, Pais, Filhos, (as)..Amigos(as)..
CELEBREMOS ..ainda  existir   VIDA( e estarmos aqui) para  colaborarmos Juntos,POR UM NOVO AMANHECER..
Em uma Terra  SEM MALES-
Yvy Marãey

Liana Utinguassú


























Nenhum comentário:

Postar um comentário