À NAÇÃO PAYAYÁ
TXAÍ "COCOTA" Brilhas eternamente !
Anexo sua fotos quando da nossa visita juntamente com Paulo Titiah Pataxó Hãhãhãe
Neste Ontem,Hoje e sempre, aqui buscamos unir-nos "além" e com Solidariedade, aos nossos Irmãos, Parentes, á Terra aos Filhos e filhas desta Terra. Seja que Nação seja, para nós, não existem fronteiras em espécie alguma! Os Payayá vem sofrendeo igualmente, perseguições e desrespeitos como Todas as Nações Indígenas. Aqui, Guarani , Payayás, Xavantes, Pataxó.. "Etnias Brasil, Américas, SENTEM igual pressão, "OPRESSÕES"! Hoje aqui registramos fatos dolorosos, tristezas que jamais cauterizam, jamais poderão ser apagadas, ou "INDENIZADAS", pois não existe forma ,tampouco meios de se "amenizar" DORES deste nivel!
Há que se Parar "um segundo que seja" para buscar UM SILENCIO EM ORAÇÃO ,em memória de TODOS(AS) ,avós que se foram, Guerreirosde todas as faixas etárias..Crianças, Pais, Avós, Mães, Filhas(os) que escutamos suas vozes ecoarem "no SILÊNCIO", UM SILÊNCIO "ENSURDECEDOR, pois Clama por JUSTIÇA, POR RESPEITO, POR MUDANÇAS neste padrão "vigente".
Fica aqui, nosso abraço SOLIDÁRIO à Nação Payayá, Parentes, Amigos(as) ,na partida desta Anciã mais Antiga e de resistente vida, que todos a conhecem por Nega de Cocota, mulher de fibra, de profunda resistência física e moral, sua vida e convivencia foi e seguirá sendo importante para a reconstrução histórica recente do povo Payayá. Ela partiu dia 18 de Setembro e com certeza a Nação Payayá e todos Nós, seguiremos por aqui com ela presente em nossos Corações e com seu espírito que vive eternamente na Terra sem Males, iluminando nosso Caminhar por aqui..."Nesta Terra".(Liana Utinguassu)
Abaixo reforçamos " um pouco dos registros dolorosos" da Nação Payayá e nosso Respeito, apreço,irmandade ,pela força desta Nação .As perseguições,Assassinatos que não esquecemos! As torturas, descaso e desrespetio das Leis Nacionais e Internacionais "NÃO", podem seguir sendo praticadas contra Vida, direitos Indígenas, direitos de GENTE desta TERRA!(Liana Utinguassu)
Nenhum comentário:
Postar um comentário