domingo, 30 de junho de 2013

Raul Selva,Gratidão por  nos  Repassar!!




Impressionante leitura  que  nos  faz realmente SENTIR, integrados(as) à  ESTA   MÃE ...BENEVOLENTE,COMPASSIVA,GENEROSA, NATUREZA  VIVA!

Me  identifico constantemente  com útero  destas tantas árvores,Frondosas,   que  exuberantemente mostram que  entre fortalezas  e  "fragilidades", VENCE  a VIDA!




Um Ipê Amarelo foi cortado e, seu tronco,  foi  transformado em um poste. Após o poste ser fincado na rua, foram instalados os fios da rede elétrica. Num ato silencioso e inusitado ela respondeu de maneira desafiadora aos impositivos de um modelo de vida que expõe as fragilidades a cada ato impensado. A humanidade, mas principalmente os homens do poder temporário precisam olhar atentamente os frágeis e delicados movimentos da vida. Estamos caminhando para um momento crucial e insustentável de nossa civilização.
Derrubado e transformado em poste, o Ipê amarelo não se entregou. Recuperou seu espaço, sua vida e toda sua beleza. Rebelou-se à condenação injusta. Este Ipê pode ser visto em Porto Velho, capital de Rondônia. Reconsiderando seu ato, o homem decidiu transferir a rede elétrica a um poste de concreto instalado ao lado. O Ipê, agora, reina livre dos fios

A imagem e o conteúdo chegaram-nos por e-mail. Dado a singeleza do acontecido, bem como, da mensagem embutida não fomos constatar a veracidade do fato.  Se aconteceu realmente, não nos preocupamos em saber dado a força da imagem. Respeitando o conteúdo enviado via e-mail, registramos o nome do fotógrafo amador responsável pelo ato, Leandro Barcellos.  Fica aqui apenas a vontade da mensagem,  da contemplação de um belo e possível ato da natureza frente aos desafios de um mundo que insiste em crescer e se desenvolver a qualquer custo.

Entre  Fortalezas e Fragilidades..VENCE A VIDA

sábado, 29 de junho de 2013




Lista da fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul terá consulta pública

Recebemos esta importante matéria  e análise.
Nosso  Amigo ,irmão Julio Wandam, dos Verdes de  Tapes, quem nos repassa e  aqui ENFATIZAMOS.
Façamos a Flecha CORRER!


Uma das últimas etapas da revisão da lista das espécies da fauna ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul ocorre a partir da próxima semana, entre os dias 1º e 15 de julho. Trata-se da consulta pública que poderá acessada pelo site www.fzb.rs.gov.br. O objetivo é apresentar o resultado do trabalho que avaliou o estado de conservação de 1,6 mil espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados e receber contribuições da sociedade.
As sugestões colhidas serão analisadas, e a versão final da lista será publicada no Diário Oficial do Estado. 

A revisão da lista é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB). A comissão técnica nomeada para coordenar o processo inclui ainda especialistas da UFRGS e PUCRS. Envolveu diretamente 129 especialistas vinculados a 40 instituições e contou com a colaboração de outros 146 especialistas que atuam em 46 entidades, totalizando 275 pessoas de 70 organizações. 


"A consulta pública busca receber informações que possam contribuir para a avaliação do estado de conservação da nossa fauna", diz Glayson Bencke, coordenador geral do trabalho e pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (MCN/FZB). 


O Bugio Ruivo é uma das espécies da fauna ameaçada de extinção no RS.
Crédito: Sérgio Bavaresco
Os critérios, procedimentos e definições utilizados para a revisão da lista foram desenvolvidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), amplamente empregados em avaliações das condições de conservação de espécies em nível global e regional (países ou estados). 

Revisão da lista de 2002 

A primeira versão da lista da fauna ameaçada do Estado foi elaborada em 2002, quando diferentes graus foram apontados para 261 espécies de animais. A revisão dessa lista pelos especialistas indica que, atualmente, 274 espécies estão ameaçadas.
No entanto, o resultado definitivo só será conhecido após a conclusão do processo, que inclui a consulta pública. Além disso, não é possível fazer uma comparação direta com a lista anterior, quando os critérios adotados foram outros. O grupo de especialistas foi maior e, consequentemente, também o volume de dados pesquisados. Os novos critérios adotados, mais precisos, garantem o aperfeiçoamento dos métodos de análise. 

A revisão periódica da lista é prevista tanto no Código Estadual do Meio Ambiente como no Decreto Estadual 41.672/2002, que também estabelece a obrigatoriedade da constituição de uma comissão multi-institucional formada por especialistas em fauna para coordenar o processo. 


Tecnologia 

O Live é um sistema digital operado via web, desenvolvido conjuntamente pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e Procergs, para auxiliar na elaboração e revisão de listas de espécies ameaçadas de extinção, permitindo documentar e gerenciar todas as etapas do processo de organização das chamadas listas vermelhas.  

"Trata-se de uma ferramenta inovadora que trouxe agilidade e segurança ao processo. É uma forma cooperada de trabalho, utilizando recursos da Web e de uma solução informatizada construída especificamente para esse fim. Esse ambiente possibilita à comunidade usuária compartilhar informações de forma sistemática, dando agilidade e consistência ao processo decisório", afirma Nelson Soares, da Divisão de Relacionamento com clientes da Procergs. 


Graças ao Live, que permite acesso remoto via web às bases de dados, formulários de avaliação de espécies e documentos relevantes, a maior parte das atividades relacionadas à revisão da lista pode ser desenvolvida à distância, sem a necessidade de reuniões presenciais, o que viabilizou a participação de um grande número de especialistas e reduziu significativamente os custos do processo de reavaliação. 




--
Daniel Hammes
Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) 
(51) 8445-6540/ (51) 8478-2936
@ZoobotanicaRS



--

© 2005-2013 Copyright Os Verdes/RS


sexta-feira, 28 de junho de 2013


Nossos Sentimentos, RESPEITO, GRATIDÃO!
TERESA..





Ficamos como ELA, neste SILÊNCIO ,MAS JAMAIS OMISSÃO,JAMAIS DESISTIR, JAMAIS FAZER DE CONTA QUE "NADA ACONTECE", Mas "tudo Acontece DENTRO", MUITO DENTRO, HÁ SÉCULOS!
Um VULCÃO de EMOÇÕES, EM EBULIÇÕES NO ESTÔMAGO DE TODA "GENTE DESTA TERRA"..


O FRIO,A CHUVA,Sinalizavam "LIMPEZA PROFUNDA",LAVANDO,LEVANDO, TRAZENDO DE VOLTA ALGO QUE CHAMA-SE "DIGNIDADE", RESPEITO, MEMÓRIA ANCESTRAL, CONSCIÊNCIA..Mas...AQUI SILENCIAMOS ...MAS PARA "DECANTAR",POR QUE OS DES-ENCANTOS FORAM MUITOS..

MAS NOSSOS FILHOS(AS),NOS "OBSERVAM" E HÁ QUE SEGUIR, SIM!POR UM NOVO AMANHECER! GRATIDÃO, RESPEITO Á TUA TRAJETÓRIA..TEUS PASSOS,ATOS E FATOS,ECOAM...POR TODA ETERNIDADE TERESA..


Liana Utinguassu






LEI ANTI TERRORISMO NO BRASIL??

É PRECISO "MAIS QUE ESTAR ATENTO"(A)

Terror é o que vem sendo praticado  na  Violação de Direitos, INCLUSIVE  e  Sobretudo de  VIVER,com DIGNIDADE, RESPEITO!
DIREITO DE IR E VIR, DE SER E ESTAR..
ESTÃO SENDO VIOLADOS  FAZ SÉCULOS!




LEIAM  ESTA  MATÉRIA:

Fonte Internete,Sites União Campo e Cidade..Entre outros.


por Giva
Hoje será votada a Lei Antiterror, e a primeira pergunta é, o que é terror?? A segunda é no Brasil tem terrorismo??
Para facilitar, tá convencionado conceituar terrorismo: “Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, terror, e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território.”
Então, continua a pergunta, existe terrorismo no Brasil?? Se existe, aonde ele está e quem o provoca??

Traducimos  en Español Via Google:
por Giva

Hoy se votará Ley Antiterror, y la primera pregunta es, ¿qué es el horror? El segundo se encuentra en Brasil es el terrorismo?

Para facilitate're acordó conceptualizar el terrorismo: "El terrorismo es el uso de la violencia, física o psicológica, a través de ataques localizados a elementos o instalaciones de un gobierno o de la población gobernada con el fin de infundir miedo, terror, y así obtener efectos psicológicos que van mucho más allá del círculo de las víctimas, incluso ante el resto de la población del territorio ".

Así que la pregunta sigue siendo, ¿existe el terrorismo en Brasil? Si la hay, dónde está y que hace?

Para entender. Desde el inicio del gobierno de FHC, es la ley fue propuesta por los militares, estaba en el cajón de la Secretaría de Asuntos Institucionales, esperando el mejor momento, esperado como Nueva Ley de Seguridad Nacional, esa misma dictadura, con algunos cambios.

Ha llegado el momento en el último año del gobierno de Cardoso, que aprobó la Ley de Garantías Decreto y Orden, que permite a los militares para operar en conflictos urbanos, mejor no ser deshonesto, disciplinar su uso en conflictos urbanos. Después de una desastrosa actuación en el inicio del gobierno Lula, las fuerzas armadas (ejército, en particular), se disponía a Haití para trabajar en este tipo de conflictos.

Su re-entrada fue en 2010, la intervención en el Complexo do Alemão, en Río, cuando el gobernador Sérgio Cabral, fue la televisión después de abandonar la embajada de EE.UU. en la novela de armado tonto Network, para decir que estaba atacando terror.

En este punto, y con el enfoque de la corona, con la Ley General de la Copa del Mundo, la ley fue finalmente puesto este argumento se puso en último par de milicos alegría.

La revelación se produjo en 2011, cuando la FIFA envió a uno de sus burócratas para explicar la Ley General de la Copa, y cuando se le preguntó sobre la tipificación como delito del terrorismo no puede tener esa categoría aquí en Brasil, porque no había terrorismo, cuando respondió cínicamente: "Pero tiene los movimientos sociales".

Aquí está la clave, que las leyes anti-terroristas han penalizado a los que luchan en Chile, y atacado por el estado, los mapuche han sido criminalizados con la Ley Antiterror, que no da ninguna garantía constitucional de la defensa y mantiene preventiva durante meses. El gran ejemplo es el líder espiritual y político Millary, que fue detenido provisionalmente por tener en su casa las armas terroristas peligrosos, los materiales que se utilizaron para recolectar las plantas, ya que es un curandero (rastrillo, tijeras, azadas, etc), siendo atrapados Hoy en día hay más de tres meses!

La semana pasada, la ley era clara, ya que la criminalización de los movimientos, el retiro, de acuerdo con la tipificación como delito permanecer distinta la esencia, el crimen atroz, la suspensión de los derechos civiles y sin embargo, cualquier sospechoso de terrorismo puede tener todos sus secretos roto (como ellos lo necesitan!).

No podemos dejar pasar la ley anti-terrorista, si se toma el concepto de terrorismo, los que practican es la del Estado contra el pueblo, sólo para ver lo que pasó antes de ayer en Río de Janeiro, es lo que tenemos más control sobre el Estado y no al revés!

"Deveriam ser Resguardados  os DIREITOS", DE TODOS NÓS,INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS,
Mas O "TERROR" que se pratica  CONTRA  VIDA  configura-se em Holocausto,
e o que se  pretende com estas  "LEIS",que  são Violadas  e outras  que estão sendo  IMPOSTAS,ARTICULADAS, para  "RESTRINGIR"  Mais e MAIS, DIREITO DE IR,VIR, SER E ESTAR?










quinta-feira, 27 de junho de 2013


Nos Protestos de Hoje em Porto Alegre/RS

UM SENTIR  Pessoal...




Eram aproximadamente 17h30 minutos, quando me dirigia  ao encontro de  amigos(as)  para  Manifestação de HOJE junto aos Protestos que reivindicam por RESPEITO  aos Direitos de todos(as) nós, Brasileiros(as), Indígenas, Não Indígenas, Todos Filhos(as)  desta TERRA!
Fazia  muito frio  ..e  FAZ e ao  seguirmos   a caminhada  até a  Praça da Matriz,onde  a concentração estaria  ocorrendo, fomos  conversando e entre  falas e silêncios, fui fortalecendo  o que  já vem dentro de mim a "algum tempo"..BOM TEMPO!

Necessidade de  EXPRESSAR o que se  SENTE, entre  tantas INJUSTIÇAS  QUE  presenciamos, Lutando por DIREITOS à  VIDA, Direitos  que deveriam nos ser  assegurados, RESPEITADOS!

Ao longo de  séculos, se vive  um gradativo DESCASO, Desrespeito, Violações de Direitos em "Alta complexidade", seja  por LEIS  que não se cumprem, seja  por  omissões, vistas  grossas,impunidades, mensalões, SAQUES DE  ALMA, Saques  aos COFRES PÚBLICOS,Leis, Decretos,PEC    37(http://brasilcontraaimpunidade.com.br/), PEC, 215(,http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2013/05/05/interna_nacional,382273/demarcacao-de-terras-indigenas-no-brasil-esbarra-na-pec-215.shtml)"Leis tendenciosas", que  AFASTAM  DA  TERRA os  que sempre para ELA VIVERAM e "Vivem",mas  sempre  sob "Ameaças", MANOBRAS DE PODER e tantas  outras  ATROCIDADES,opressões,torturas, sequestros,VIDAS que se  vão,Tudo seguia...DE FORMA INACREDITÁVEL!

São tantas as  "coisas INDIGESTAS"  que  nos são  IMPOSTAS  "garganta adentro", que  um dia tudo isto, teria  que  ser  "REGURGITADO"...

Mas,eis  a questão...

PORQUE?REGURGITAR?Vomitar?

PORQUE SE  ESPEROU TANTO? PORQUE  A SOCIEDADE   ESTAVA "ADORMECIDA"?
CEGA?
SURDA,MUDA?

Indígenas, Negros, Nações  Originárias iam para as  RUAS,em Brasilia,em todo território Nacional  e  bloqueavam estradas,  dançavam  protestando, POR  RESPEITO  e  eram  taxados de  "SELVAGENS",NÃO?
Fica  aqui uma  PARADA OBRIGATÓRIA AQUI...PARA PENSAR..REFLETIR..

RESPEITO A TERRA  E  AOS FILHOS DA TERRA! Todos MERECEM, não é?

AGORA A POPULAÇÃO,O "BRASIL"parece  ter  "Despertado de um longo SONO....
De  "Verdadeiro "Ensaios da  CEGUEIRA" e  Cá estamos MOBILIZADOS,pelo PASSE LIVRE, CONTRA PEC'S, POR DIREITOS Á  EDUCAÇÃO, SAÚDE, NATUREZA...
PELO FIM DA CORRUPÇÃO!!!!!

Uma  lista  de  REIVINDICAÇÕES  ACUMULADAS!!!

Hoje, mais que Nunca, AGRADEÇO,MUITO!
Por  ver MEU FILHO, E TANTOS JOVENS,PLANTAREM  SUAS  IDÉIAS, POR PINTAREM SEUS ROSTOS,IREM ÁS  RUAS!
Alguns  me  olhavam  com esta "Bandeira" XE'EMA GUARANI...PY'AGUAPY...
Ainda  estranhando  inclusive o rosto PINTADO,estranha  "FIGURA"  Talvez..
mas,Não importa   o quão estranhos possamos parecer,porque  EM REALIDADE, somos TODOS(AS) FILHOS(AS)  DESTA TERRA, Lutando  por UM NOVO AMANHECER,à  TODOS(AS) COERENTE, JUSTO, IGUALITÁRIO. 

Não precisamos  "catalogar", ROTULAR,ou "definir-se"...
COMO  "DE  QUE RAÇA SOMOS"?
Creio que cai por TERRA  esta  necessidade, também...

Somos  uma  ÚNICA  "RAÇA". HUMANA
Igualmente  SENDO  DEVASTADA, Ultrajada, DESRESPEITADA,porém  que  de uma VEZ  POR TODAS  NOS UNAMOS  COM COESÃO, CONSENSO, SABEDORIA,PRUDÊNCIA,INTELIGÊNCIA...
EM PAZ!

PY'AGUAPY

Gratidão aos Amigos(as) Senira  ,Jaime, Claudia,Ramoin..por ESTAREM MAIS QUE JUNTO!
Ao Meu filho, Reforço, também, HONRA DE  SER TUA MÃE  E  VER  QUE IGUALMENTE  TE PLANTAS!

Liana Utinguassu Tata'endy
Xe'ema GUARANI
TAMBÉM!







TODOS NÓS!!!IN-DIOS, NEGROS, MULTIÉTNICOS!








quarta-feira, 26 de junho de 2013




Socióloga indígena ameaçada de morte em protesto no MS
NOTA DA ATY GUASU GUARANI-KAIOWÁ É PARA GOVERNO, JUSTIÇA FEDERAL SOCIEDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Através desta nota conselho da Aty Guasu Guarani-Kaiowá vem denunciar às autoridades federais (Polícia Federal, Ministério Público Federal, Secretaria do Direito Humano, entre outros), ameaça de morte coletiva, prática de racismo e discriminação; sobretudo as violências promovidas publicamente pelo grupo dos fazendeiros contra os integrantes do conselho da Aty Guasu Guarani-Kaiowá e contra o bloco dos manifestantes pacíficos em prol da DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS E JUSTIÇA.
Esse fato mencionado ocorreu no centro de Dourados-MS, durante as manifestações pacíficas indígenas e não indígenas, no dia 20 de junho de 2013.
Frente ao fato ocorrido publicamente, pedimos à PF e MPF uma investigação rigorosa dos mentores e autores dessas ameaça de morte coletiva e violências contra as vidas dos manifestantes pacíficos pela DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS.
Uma da integrante do conselho da Aty Guasu ameaçada de morte publicamente pelo grupo dos fazendeiros (no dia 20 de junho de 2013) É A SOCIÓLOGA GUARANI-KAIOWÁ VALDELICE VERON. ELA É FILHA DO MARCO VERON ASSASSINADO PELOS FAZENDEIROS NO DIA 13 DE JANEIRO DE 2003, NO TEKOHA TAKUARA-JUTI-MS. SOLICITAMOS A PROTEÇÃO URGENTE À PROFESSORA VALDELICE VERON E SUA FAMÍLIA QUE ELA SOFREU DIRETAMENTE A AMEAÇA DE MORTE PELO GRUPO DE FAZENDEIROS. VALDELICE QUASE FOI ASSASSINADA PUBLICAMENTE, OS MANIFESTANTES NÃO INDÍGENAS PROTEGERAM A PROFESSORA VALDELICE QUE É A INTEGRANTE DO CONSELHO DA ATY GUASU GUARANI-KAIOWÁ.
ESSE GRUPO DE FAZENDEIROS É CONHECIDO PELOS INDÍGENAS E CIDADÃOS SUL-MATROGROSSOSENSE DEVERIA SER INVESTIGADA PELA POLÍCIA FEDERAL.
De fato, no dia 20 de junho de 2013, a prática de racismo, discriminação, ameaça de morte e violências foram praticadas publicamente pelos fazendeiros contra um bloco de manifestantes pacíficos em prol de DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS E JUSTIÇA.
Diante disso, mais uma vez, vimos destacar que nós líderes integrantes do conselho da Aty Guasu Guarani-Kaiowá, com frequência, sofremos ameaça de morte por parte dos fazendeiros. Importa destacar que várias lideranças da Aty Guasu Guarani-Kaiowá já foram assassinadas pelos fazendeiros truculentos e atrozes. Esses fazendeiros assassinos praticantes de genocídio não são investigados e nem julgados pela justiça brasileira, nunca foram punidos por isso, esse grupo de fazendeiros conhecidos, de forma tranquila, já assassinaram dezenas de lideranças e continuam praticando ameaça de morte, sobretudo o incitando o genocídio indígena. Parece que esses fazendeiros sabem que não serão responsabilizados e punidos pelas autoridades do Brasil. Mas mesmo assim, pedimos às autoridades federais investigativas a apuração dos crimes praticados pelos fazendeiros contra do bloco manifestantes pacíficos em prol da DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS, JUSTIÇA.
Nós lideranças da Aty Guasu continuamos em manifestações étnicas e pacíficas permanentes, exigindo aos governantes do país as efetivações de nossos direitos constitucionais.
Ressaltamos que as nossas manifestações étnicas e pacíficas em curso no Estado de Mato Grosso do Sul historicamente foram e são reprimidas e atacadas tanto pelas violências dos fazendeiros quanto pelas violências autorizadas pelo governo e justiça do Brasil.
Nós indígenas Guarani-Kaiowá nas condições de primeiros brasileiros, solicitamos reiteradamente aos governantes brasileiros (municipais, estaduais, federais) que ouçam e atendam as reivindicações dos manifestantes pacíficos brasileiros. Ao mesmo tempo, mais uma vez, nós Guarani-Kaiowá em manifestação étnica, retornamos a demandar as efetivações de nossos direitos à posse de nossas terras tradicionais, efetivações de nossos direitos à saúde e educação indígenas, que não são atendidas até hoje pelo governo e justiça do Brasil.
O governo e justiça do Brasil, em vez de efetivar os direitos indígenas, em vez atender as reivindicações antigas dos indígenas, a justiça brasileira apoia ação criminosa dos fazendeiros, aumentando e autorizando violência contra os indígenas.
Assim, comunicamos a todos (as) que de fato, mais uma ameaça de morte e violências públicas dos fazendeiros contra indígenas Guarani-Kaiowá foram assistidos pelos manifestantes em cidade de Dourados-MS, no dia 20 de junho de 2013.
MAIS UMA VEZ, SOLICITAMOS A PF E MPF A INVESTIGAÇÃO DOS FAZENDEIROS ENVOLVIDOS NA AMEAÇA DE MORTE COLETIVA AO BLOCO DE MANIFESTANTE PACÍFICO MENCIONADO.
Aguardamos a posição das autoridades federais Repudiamos reiteradamente as violências contra as vidas humanas.
Atenciosamente,

Tekoha Guasu Guarani-Kaiowá, 21 de junho de 2013
Conselho da Aty Guasu Guarani-Kaiowá contra genocídio do povo indígena.






yvy -Liana Utinguassu

Seis meses atrás o Ministério Público de São Paulo lançou um abaixo-assinado para derrubar a PEC 37. A proposta foi chamada de PEC da Impunidade, pois significava a maior ameaça ao poder de investigação do Ministério Público já vista. Hoje, após o seu apoio e mais 460379 assinaturas (além de ações de rua por todo o Brasil), os deputados federais rejeitaram a proposta numa sessão histórica.
A derrota da PEC 37 é um marco para o Brasil -- e você é parte disso. O Ministério Público liderou ações por todo o país. Quase 5.000 abaixo-assinados foram criados na Change.org por pessoas como você, buscando uma forma de pressionar seus deputados a votarem contra a proposta.
Estamos entusiasmados porque este é só o começo. Todos os dias as pessoas estão descobrindo como a Change.org pode mudar o que pensam que deve ser mudado, seja em seu bairro, cidade ou algo que influencia todo o país, como a PEC 37.
O Brasil está se mobilizando nas ruas, nas redes sociais, em conversas com amigos. Vemos toda uma nova geração se politizando. O poder da mudança está em nossas mãos. 
Mal podemos esperar.
Graziela, Lucas e toda a equipe da Change.org

*******Vejam mais  sobre   do que   se  trata  a  PEC 37  e  dos enormes  RISCOS, se fosse aprovada! Os últimos Manifestos  nas  ruas, seguramente foram preponderantes!Seguem sendo.*******



Att
Liana Utinguassu



terça-feira, 25 de junho de 2013



Reflexões sobre os últimos  acontecimentos


Quando se está  em  "Batalha", em Movimentos, MUDANÇAS...é  preciso  Olhar  bem o que queremos  REFLETIR,o que  estamos  REFLETINDO..
Isto tudo VALE para  o que  acontece  NESTE  CENÁRIO ATUAL  do Brasil, Mundo..


Realmente, se  tem a Opção de  Agir  com "Violência", Quebrando  tudo", tudo que  "Diga-se  de passagem, nos  será  "COBRADO", pois  sempre  FOI, seja  com aumento de  IMPOSTOS, ou de  outras maneiras...
temos a opção de  FAZER  deste  GRANDE  MOMENTO onde  Jovens, Todos(as) Vão as RUAS REIVINDICAR DE FORMA PACÍFICA, recebendo  ECOS dos seus  passos,Atos e Fatos ..

EXPRESSÕES

Os Indígenas.. SIM...Sempre Acamparam,caminharam, longas DÉCADAS, muitos  dos nossos  Avós, transitaram Quilômetros solitários,para chegar  até  as Capitais  e  Buscar  SOLUÇÕES,justas, coerentes, deforma Pacífica e seguem sendo Mortos, seja  lá na  Aldeia, seja  nas  estradas, seja pelo ABANDONO  em Saúde,Respeito  aos seus Territórios, RESPEITO!

As Crianças,os  Jovens...SÃO OS DONOS DO MUNDO! Sempre serão e com eles está o NOVO AMANHECER,mas é preciso que  Nós, Mães, Pais,Avós..Façamos  nossa  parte..Honremos  nossos Ancestrais e saibamos  o que  é  SER  UMA  TRIBO  UNIDA, Saibamos  Caminhar, conforme as palavras..SAIBAMOS, o que  vem a SER  GUERREIRO(A)Pacíficos.


Voltamos  a questão...DOS ANTIGOS que  transitaram  estes  Caminhos, entre LUZ  E SOMBRA, em subidas  e descidas..Lá  e Cá..

*******INFORMATIVO DA ATY GUASU GUARANI-KAIOWÁ, ENTRE OS DIAS 25 E 28 DE JUNHO DE 2013 RECOMEÇA A REUNIÃO E MANIFESTAÇÃO DE 20 MIL GUARANI-KAIOWÁ DE 30 TERRAS INDÍGENAS EM PROCESSO DE DEMARCAÇÃO. A MANIFESTAÇÃO PACÍFICA É PELA CONCLUSÃO DE DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS TRADICIONAIS, PELA JUSTIÇA DE VERDADE, CONTRA GENOCÍDIO, ESSA MANIFESTAÇÃO INDÍGENAS É PELA PUNIÇÃO AOS FAZENDEIROS ASSASSINOS QUE SÃO IMPUNES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.
"ONDE TEM JUSTIÇA NÃO TEM GENOCÍDIO INDÍGENA" 
ONDE TEM JUSTIÇA TEM DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS
ONDE TEM JUSTIÇA NÃO TEM VIOLÊNCIAS CONTRA INDÍGENAS
ATY GUARANI GUARANI-KAIOWÁ*******