Trilhas por Um Novo Amanhecer -
Projeto Parceria Colégio Militar -Oscip Yvy Kuraxo (Coração da Terra)
Lei 11645 -Intercâmbio Multiétnico-Cultura Indígena nas Escolas, visando expansão e multiplicação de saberes originários-
Cumpre ressaltar sempre, que estas ações estão sendo aos poucos ajustadas, pois o intuito maior, está focado em gerar para o ano sub-sequente (2014) maior intercâmbio entre Crianças/ Jovens Indígenas e Não Indígenas , a sociedade em geral e para tanto, buscamos fazer nossa parte, Respeitando Tempos, Ritmos, Nhanderekó (Modo de SER) de todo um coletivo.
Nunca é demais, agradecer aos nossos Antepassados, Ancestrais, aos Antigos, Txai, Txeramoi( Avós),as Crianças deste Novo Amanhecer, a nossa Mãe, nosso Pai Supremos.
Ao Prof. Raul regadas que nos abriu esta sagrada oportunidade de imensa responsabilidade que nos gratifica imensamente. Ao corpo docente do Colégio Militar, Corpo Diretor, e sobretudo em especial, à estas turmas que nos ensinam em sua disposição ao "Novo", que sempre esteve em cada um de Nós, sabemos disto..
Sequência Turma Desenho Prof. Raul Regadas
Liana Utinguassú - OscipYvy Kuraxo
1 )Etapa desta sequência de três encontros:
Passamos Vídeo Abordando aspectos da Cultura Etnia Kaingang, Guarani /RS.
"Os Seres da Mata e sua Vida como pessoas"
2)Figuras(Postais) pintados pelas Crianças Indígenas Guarani/RS (Viamão-Itapoã, Lami, Lomba do Pinheiro) como uma forma de se sentir os diferentes "Olhares" em relação à cidade, ao cenário "urbano" e Aldeia..
3)Cruzamento de "outras análises", utilizando cartas (desenhos)de etnias( Norte-Americanas), em relação as diferentes cosmovisões "inter-tribais"Brasil e Américas que acabam traduzindo as mesmas formas de expressão, sentimento e visão Ancestral.
Colocamos aos alunos apenas as cartas para que eles mesmos, sentissem de acordo com seus corações e é o que realmente importa, muito antes de tentarmos "explicar" em palavras.
"O Conhecimento Indígena" sempre se fundamentou em SENTIR, através dos sinais da Natureza, recebendo oralmente dos antigos as mensagens.Não somos nós que aqui determinamos "verdades", mas seguimos um "ANTES", que justamente está fundamentado em um saber ANTIGO, Ancestral.
4) Após estas atividades, levamos um "Cipó",para que então pudéssemos reunir , como já fizemos em outros encontros, uma abordagem prática, real,com elementos da Natureza .O Cipó, além de ser um elemento que serve para construção dos cestos(tradicionalmente)feitos por Guarani, Kaingangs (bem como outras etnias), é um elemento da Natureza que tem diferentes leituras espirituais, místicas, como por exemplo a Ponte entre Céu e Terra,bem como também servem para construir os filtros dos sonhos,que são feitos tanto por indígenas no Brasil ,como nas Américas e trazem lendas muito profundas consigo.
Justo por estes aspectos, buscamos então levar um cipó relativamente grande para que pudéssemos construir, tecer "sonhos coletivos"..E Assim, esta geometria, este desenho, poderia também ser elaborado por cada um (a) coletivamente. Entregamos as "Pedrinhas" Brancas simbolizando aos Antigos, e todo um caminhar que ainda temos que percorrer, JUNTOS, e o "branco" significa que Todos somos iniciantes, Crianças..Eternos aprendizes..
Estas pedras ficaram com os alunos..para que mais adiante, possamos construir este circulo...
NADA SE ENCERRA..Seguimos..Possamos aprender Novos caminhos,nesta Trilha (as) por Um Novo Amanhecer...
Aguyjevete(Gratidão)!
Abundância em Bençãos!!!Imensa alegria poder compartilhar com vocês!
Sem palavras!
Estes são trabalhos que acontecem de maneira simples,muito simples. Os recursos materiais empreendidos ,voluntariamente de ambos os lados.A Escola apóia com sua infra estrutura , sala de aula, data show, xerox, quando necessitamos.Prof, Regadas sempre auxilia e nós, seguimos a Trilha ..DE CORAÇÃO, com Espírito determinado,buscando FAZER o melhor que se pode, sem limitações.Añuã- Abs
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