segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ñande RU imbarete ha hesa renondegui mba evé nokañei -Nosso PAI é forte e diante dos seus olhos nada está oculto







Seja  Xavante, Seja  Kaiowa, Gente desta TERRA que   MERECEM VIVER e QUE AS LEIS SEJAM RESPEITADAS! Coerência Justiça, RESPEITO AO ANTES a  Memória Ancestral, A TERRA!
Apesar das quatro ordens da Justiça Federal de Naviraí, expedidas na quinta-feira (12), e que obrigam os cerca de 4 mil indígenas a desocuparem fazendas do Sul do Estado, os guarani-kaiowá afirmaram em carta que irão resistir e já anunciam morte coletiva.
O documento foi divulgado pelo Conselho Aty Guassu e expressa a indignação dos indígenas que vivem na região de Japorã, distante 487 quilômetros da Capital.
A terra denominada Yvy Katu é motivo de brigas judiciais há mais de 10 anos. Para os índios, as decisões favoráveis aos ruralistas significam que a “Justiça do Brasil está mandando matar todos nós índios”, afirma o texto.


Neste momento, MAIS UMA VEZ, estamos diante de ALGO PROFUNDAMENTE GRAVE e que ARREBATA A ALMA! Rezamos, REZO, a Nhanderu, porque CONFIO, SEI QUE NOSSOS ANTEPASSADOS, ANCESTRAIS, sabem o que FAZEM e OS GUERREIROS(AS) DESTA INFINITA NAÇÃO GUARANI, SABEM o que fazer e PORQUE FAZEM.nos compete ESTAR LADO LADO. CORAÇÃO E ESPÍRITO JUNTO!!Quando ajoelho na MATA, esteja onde esteja, comungo na TERRA, com VOCÊS,sem jamais deixar de SER E ESTAR. Abro todos os dias as JANELAS ,não somente "físicas", mas sobretudo com meu Espírito e sinto com os ventos, OS SINAIS..ESTAMOS VIVOS, SEMPRE ESTAREMOS!RESPEITO E GRATIDÃO ETERNA!No fogo ,com FOGO danço e dançarei me pintando como SEMPRE, JUNTO Á VOCÊS! Em cada dança vou emanando a FORTALEZA QUE TODOS CARREGAMOS JUNTO COM A TERRA, CÉU, ESTRELAS, FOGO, AR, AGUA, TERRA, EM MIM, EM NÓS! ERGUENDO MBARAKÁ, PETYNGUÁ, TAKUAPÚ, BATENDO PÉ, OLHANDO AO HORIZONTE, REZO, E AO NOVO AMANHECER, NOS ENCONTRAREMOS SEMPRE, ESTEJAMOS ONDE ESTEJAMOS, FAMILIA ANCESTRAL. ESTAMOS JUNTO! (Liana Utinguassu -Tata'endy)






3 comentários:

  1. Homem SEM TERRA.."TERRA" Sem Homens...DÁ MUITO QUE SE REFLETIR..Porém o tempo "Ruge", Vidas estão INDO sem que se tenha "tempo" algum para SABER,porque Não se divulga IMPORTÂNCIA DA VIDA QUE "VIVEU E VIVE PARA TERRA, NA TERRA.."Estas Vidas", são DESCARTADAS há SÉCULOS e vivemos mais que UM HOLOCAUSTO Secular!Não se VIVE ..SE TRANSGRIDE A VIDA,SE DESRESPEITA..Mas UM DIA,que Não está longe..NHANDERU(Nosso Pai e Nossa Mãe Nhandexy, Nossos Ancestrais, mostrarão que NADA FICOU OCULTO, tampouco nos omitimos, ou "CALAMOS"..

    ResponderExcluir
  2. Vivemos tempos inglórios: tudo perdemos, inclusive a vida, em prol dos que vêem em tudo a possibilidade de ganhar dinheiro. Em nome do egoísmo, milhares de vidas são perdidas. Tem sido assim desde que os europeus, pela primeira vez, estiveram em nosso continente. Entretanto, ainda resistimos (e resistiremos sempre), pois, se para alguns a vida vale apenas o que produz economicamente, para muitos a vida tem o valor daquilo que não se pode medir: o valor incalculável do sagrado. Continuemos, pois, lutando, já que não temos outra alternativa, e o tempo disponível para amarmos a vida e nos amarmos tem andado tão escasso. Somos da terra e de terra, e menos do que terra (mãe, tudo) não seremos.

    ResponderExcluir
  3. João, Gratidão eterna por este SENTIR de Alma desta Terra.Sempre presente estás.Añuã Abs Parente, irmão,Amigo

    ResponderExcluir