Com Respeito aos Ancestrais, Gratidão Eterna, aqui postamos comunicado de Felipe Milanez, endossando que neste "Dia do Indio", Jamais esquecemos o "ANTES", o Durante e o Agora...e que buscamos Um Novo Amanhecer, onde efetivamente possamos Testemunhar Py'aguapy -Paz para com as Nações Indígenas, Respeito aos seus Direitos, Direito à EXISTIR,Viver,e conviver. Seja no Brasil, seja nas Américas, No Mundo Todo! não mais a perseguições, torturas, sequestros, Leis Anti-Terroristas, Não MAIS, genocídio,Etnoc´´idio, NÃO MAIS! Não mais abuso de PODER,NÃO MAIS! Não MAIS "O M I S S Õ E S..NUNCA! E Jamais desistir! Somos e seremos SEMPRE!
(Liana Utinguassú)-Guarani
Amigas e amigos
Hoje é o "dia do índio", e convido para visitaraem um site com uma reportagem e um filme curto sobre a luta do povo guarani e kaiowa no Mato Grosso do Sul:
http://lutaguarani.wordpress.com/
Ano passado eu visitei algumas comunidades guarani e kaiowa no MS, logo após o assassinato do cacique Nísio.
Na assembléia Aty Guassu, recolhi depoimentos de lideranças sobre a situação de violência a que estão expostos. Todas as lideranças que aparecem nesse video estão, ou se sentem e já foram, alguma vez, ameacadas de morte. Tonico Benites, antropólogo do Museu Nacional e liderança kaiowa, é o caso mais recente.
Tanto o filme, quanto o texto são livres para serem reproduzidos e divulgados (creative common).
O filme está no youtube e é facilmente compartilhável.
[The film has English subtitles]
http://www.youtube.com/watch?v=OoyaR5KZGvM&feature=player_embedded
Um abraço
Felipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário