Mulheres Extraordinárias que aqui carinhosamente com Gratidão,Respeito e Lealdade, também de Mulher, destaco com REVERÊNCIA
SENTINDO..
e ensaiando algumas palavras..
SENTINDO..
e ensaiando algumas palavras..
Aqui, muito bem Representada Mulher Indígena,em todas as suas ETAPAS.Aqui abuela (Avó)Margarida fala tudo!
Texto: Liana Utinguassú
Nunca é demais reforçar que a leitura nos faz MUITO bem!
Não existe Livro "ruim"..em meu ponto de vista.
Cada Livro chega em sua hora de forma mágica!
Cada Frase, cada pessoa, cada etapa com todos os seus desafios, com seus aprendizados,com mergulhos profundos em nosso "poço"interno, que cada qual conhece cedo ou "tarde"..
Mas, sempre ao raiar de UM NOVO DIA, seja no Outono,Inverno, Primavera ou Verão, dançamos com os ventos,na chuva, a Luz do dia ou nas Noites, celebrando á vida!
Vergamos, como hastes "finas", mas não quebramos,desabrochamos logo em seguida em cores diferentes, frescas,mesmo que as nossas raízes estejam cada dia mais profundas e os anos passem, ainda assim floresceremos, mesmo que nosso tronco se enrugue ou as nossas folhas sequem, caindo ao chão, adubaremos ,alimentaremos outras espécies,e sempre estaremos "ali"..Nosso espírito jamais se vai..DANÇAMOS!
Nosso "véu" poderá ir ficando prata, entre fios longos ou podados pelo tempo,por necessidades, porém brilharão IGUALMENTE!
Mergulharemos novamente em sonhos, devaneios noturnos, diurnos, fantasias de quem jamais esquece o primeiro beijo e o "último" também...
Mergulharemos descalças no fundo de lagos onde as águas serão tão cristalinas que poderemos sentir-nos com céu e terra ali, refletidos e em perfeita UNIÃO..
Mergulharemos na imensidão das estrelas, bailando ao som de todas as melodias desde os princípios, meio e "fim dos tempos"..
Ainda assim, não TERÃO FINAL,pois bem sabemos que nada se encerra nesta dança sem fim..
Deitaremos na grama fresca rolando com os animais , e ao olharmos logo acima, pássaros virão contar aquelas histórias mais lindas e que somente as crianças e os loucos , um dia escutaram..Porque as Crianças e os "loucos" não tem medo, se atiram, dançam, não esperam, avançam para ver o que há "do outro lado"...não elaboram muito..VOAM!
Há quem diga que os loucos são mais Lúcidos do que se imagina...É FATO!
Creio realmente que sim..
Porque esta "INSANA VIDA" que insiste em negar o Mágico, os sonhos, o AMOR em si,sinceramente não nos serve..Não me serve!
Bato pé, sacudo corpo, escandalizo com minha dança,porque SOU e sempre SEREI..como a NATUREZA, pura,nua e crua..sem medo, sem limite para SER e transitar onde os ventos assim me levarem e meu coração permitir..como a folha que corre na correnteza,assim vou..assim alcançarei a distância que me é permitida..sem jamais deixar de prosseguir renovando-me em idas e vindas,em infinidades de situações ou fragmentos de mim mesma..Sou também feita de fragmentos..
Liana Utinguassú
Liana querida!
ResponderExcluirA DANÇA para mim,é como um rito ao nosso SAGRADO. Quando estamos dançando,creio que,através de nossas expressões e movimentos deparamos com quem realmente somos,.. Reconhecer a si mesma; ou ao sagrado dentro de nós desperta a vontade de vivê-lo e percebemos o quanto esse corpo nos é tão útil, mesmo não sendo tudo o que os outros esperam dele.
Em algum momento de nosso cotidiano,através da dança,dos movimentos do nosso corpo podemos podemos SENTIR verdadeiramente o nosso SAGRADO FEMININO ou MASCULINO, e isso pode revelar grandes transformações, mudar nossas perspectivas e descobrir um novo caminho em nossa vida.
Bjs.