QUANDO ACHAMOS QUE TEMOS "HUMILDADE"
JÁ PERDEMOS..
Humildade
Há diferentes análises sobre SER HUMILDE..
Outro dia,conversando com uma pessoa que considero muito sábio, entramos neste assunto e logo me fiz esta reflexão...
Todo dia é dia de nos auto-observarmos e fazer um retrospecto de bases ancestrais, filosófico-religiosas, porque cada um (a) foi criado com uma baliza diferente e ao longo da vida manifestamos estas interpretações em nossa forma de caminhar, de SER ,Pensar e Agir.
Naturalmente gosto de desafios.quanto maior, mais aprendemos, mas também existem aqueles que jamais esperávamos ter que passar e que são "por demais dolorosos", afinal, são DESAFIOS.
Dizem que se conhece o perfil do caráter de alguém, quando se delega PODER á esta pessoa, ou também quando lhe apresentamos situações de extremo limite.
É como se fôssemos saquinhos de chá..Quando colocados em água fervendo se percebe a capacidade de sustentar tamanho PODER DO FOGO, de calor, ou Frio,quem sabe(vazio) no estômago, na espinha..
Sempre é bom saber que estamos em aprendizado infinito por aqui..isto é um fato!
Nunca estamos "prontos"(as)mesmo que possamos adquirir "conhecimento ", saber, este saber, não significa que somos SÁBIOS.Acredito muito nisto e por isto reflito sobre a Humildade, auto-reflito.
Será que SER HUMILDE está também associado a aceitar "ordens"?Que tipo de "ordens"?Ordens são ordens, vem de um superior(a), existe HIERARQUIA.
Todos nós em algum momento manifestamos perfis diferentes de personalidade.
Já colocamos aqui neste blog,algumas abordagens sobre o assunto, mas O EXERCÍCIO DA HUMILDADE é repleto de meandros,porque também há que se buscar olhar as bases de Mundo em que as pessoas foram criadas.
Ser um Servidor(a)é nobre, mas nem sempre este "Servidor"(a) lida bem com autoridade,com ORDENS,não é mesmo?
Há aqui um outro ditado que serve de contraposição: A prática da Humildade vem associada a passividade? A PAZ?
Ser Pacífico,sim, PASSIVO,não..
Começam aí algumas interrogações e comparações, não?
Se vamos para esfera da Religiosidade teremos muito a Analisar, desde até as faces das Divindades, sejam elas Católicas, Judaicas, Budistas,Hinduístas..
E Culturas originárias trazem sua espiritualidade impressa,conectada á NATUREZA em toda sua DIVINA E COMPLEXA forma de Manifestação.
Esta conversa me levou a refletir muito sobre mim mesma..Minhas fragilidades e fortalezas, minhas qualidades e imperfeições.(Muitas)..que sempre existirão,pois tampouco tenho pretensão de SER INFALÍVEL, mas sempre busquei e busco ser o melhor que posso SER, mas ainda assim,não é suficiente em se tratando também de HUMILDADE , até pelo fato de estar aqui escrevendo sobre o assunto, posso passar esta impressão de"não humildade".
Não há problema algum em assumir publicamente.Falta Humildade para aceitar por exemplo Leis que não se cumprem ,PODER ,ABUSO, Subjugações,Desrespeitos, Violações ,Injustiças..
Realmente não acato estas regras abusivas e inconsequentes que vigoram nas práticas sociais ,politicas, econômicas,educacionais...
NÃO ..NÃO,e NÃO!
E quando esperneio e me nego a submeter-me a certos aplicativos..NÃO ESTOU praticando Humildade,porque o sistema tem suas regras e quem sou eu para ir contra elas?Não vou mudar o MUNDO, isto é prepotência, mas posso fazer a diferença, creio..Talvez isto seja visto como arrogância..
Sim, me dou conta de muitas contradições .Porque me irrito,porque me rebelo,porque esbravejo!
Não estou sendo Humilde quando ao perceber que muitas pessoas afirmam que irão FAZER "Tal" coisa e NÃO fazem e acabo tomando á frente e FAZENDO, NÃO ACREDITANDO mais na "palavra" destas pessoas..Isto também demonstra que não sou Humilde,porque sempre acabo tomando á frente..
Há muito que trabalhar quanto a Humildade!sempre alguém dirá algo diferente,dependendo de sua Cultura, ou formação Religiosa, espiritual, como queiram aqui nominar.
Quando o assunto Humildade veio..sinceramente PAREI e olhei fundo a mim mesma..
Não gosto de muitas "regras"..daquelas que lhe impõem aceitar PODER, ORDENAÇÕES..sempre fui avessa á elas, mas também,sem falsa modéstia, sempre tive um critério e valores muito fortes na minha formação de base e na memória ancestral que trago comigo.
Não me agradam JULGAMENTOS,pois só quando andarmos com as sandálias do outro, poderemos sentir "mais ou menos"como foi seu caminho..ainda assim,NÃO SOMOS AQUELA PESSOA.
Não gosto de esperar muito para FAZER,vou fazendo o que sinto que devo ,como posso.
Mas com certeza, isto já denota que não gosto de ordens..hierarquias, porque venho de uma formação onde TODOS SERVEM, e sem CARGOS,ou PATENTES,ou LIDERANÇA,tampouco MAESTRIA..Talvez por estas e por outras seja complexo o assunto aqui..
Se analisamos atitudes de outras pessoas,devemos buscar fazer esta análise levando em conta a formação desta pessoa.
Por exemplo:
Fui educada em escola de freiras, formação católica,esta foi minha EDUCAÇÃO de base,muito embora depois, fui cruzando outras análises,praticando outras formas e danças Culturais, até retomar minhas raízes Ancestrais, de base INDÍGENA, que sempre residiram em mim.
Fiz faculdade de comunicação, igualmente em Pontifício Universidade Católica.
Quem me conhece sabe o quanto gosto de intercambiar, não gosto de separatismos, sectarismos, porque sempre fui Ecumênica, mas quando enfrento um "debate", é difícil recuar de minha POSIÇÃO com relação à esta maneira de SER.
O Tema Humildade, nem entrou nas questões sociais,econômicas,Políticas..estamos em uma esfera de análises interpessoais, digamos, mas apaixona o assunto, pois é infindável e necessário que reflitamos.
Acredito que Todos(as) temos muito que aprimorar em se tratando de SERMOS HUMILDADES.
Não se trata de ser DESAPEGADO (A),de dedicar-se em auxílio do próximo,do irmão(ã)..Não se resume nisto,com certeza,NÃO.
Humildade vem do latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à
qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem
mostrar ser superior a elas.
A Humildade é considerada pela maioria das pessoas
como a virtude que dá o sentimento exato do
nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Características
como cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade, embora sejam frequentemente associadas à humildade, são independentes.
Portanto, quem as possui não precisa necessariamente ser
humilde.
Muito confundida com Modéstia, pode ser exatamente o contrário, o modesto
tem falta de ambição, a humildade pode estar no ato de reconhecer que em
determinado momento estamos sendo ambiciosos ao invés de gananciosos.
Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta.
É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria
há algo de inexplicável”.
Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus
deveres, obrigações, erros, culpas e limitações sem resistência. Assim, se pode
dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente".
Por exemplo..escrevendo sobre "nós", na primeira pessoa,ou terceira pessoa, de certa forma,não estamos sendo "humildes",mas estamos assumindo humildemente nossas facetas, faces, faces da personalidade "humana".
Vou ficando por aqui..refletindo, buscando -me neste silencio "ilusório",porque enquanto a mente tagarelar..NÃO É SILENCIO mas estamos á caminho:
Calma, paciência,persistamos com entrega e "Humildade"..também disciplina.
Um vídeo que fala dentro de uma visão oriental/Práticas /Artes Marciais.
Liana Utinguassú
Caminhando por SER melhor que posso..
Certa que ainda sou uma Criança nesta arte de viver com sabedoria..Ojalá!
Vou ficando por aqui..refletindo, buscando -me neste silencio "ilusório",porque enquanto a mente tagarelar..NÃO É SILENCIO mas estamos á caminho:
Calma, paciência,persistamos com entrega e "Humildade"..também disciplina.
Um vídeo que fala dentro de uma visão oriental/Práticas /Artes Marciais.
Liana Utinguassú
Caminhando por SER melhor que posso..
Certa que ainda sou uma Criança nesta arte de viver com sabedoria..Ojalá!
Respeito ,Humildade..
Rinpotche em tibetano significa “Precioso”. Geralmente, esta é uma forma honorífica de endereçar alguém reconhecido como um Tulku (que significa ‘uma grande reencarnação’).
Lama em tibetano significa ‘Guru’. Um Guru é um mestre espiritual que tem a capacidade de guiar aqueles que o sigam no caminho para a iluminação. Isso significa que um Lama deveria ser um grande e realizado ser.
Agradeço muito ao Amigo que me levantou o assunto.
R.Y.
Aguyjevete!
Nenhum comentário:
Postar um comentário