Ore mitã ko ko'êtî (nossas crianças são o nosso amanhecer)
Ore mitã ko ore ko'êtî
Ore mitã omboheñói ore ko'êtî (Nossas crianças fazem "brotar" nosso amanhecer)
Ore mitã ko ore ko'êtî
Ore mitã omboheñói ore ko'êtî (Nossas crianças fazem "brotar" nosso amanhecer)
Me pergunto que Mundo é "Este"?
E quem , de fato, se propõem á FAZER algo para que ESTA ULTRAJANTE, INJUSTA REALIDADE siga sendo Praticada?
Seja com relação ás Crianças Indígenas, Não Indígenas, SERES HUMANOS, PESSOAS que mereceriam estar vivendo em PAZ, com Escola, Saúde, Alimentação, "FAMILIA", na Terra, ou onde possam estar em Paz com seus costumes, suas tradições, e familia.
Os shoppings abarrotados de Crianças comprando com seus Pais,outro grande contraste "social", enquanto o número de crianças abandonadas nas ruas sobe!
Enquanto o aliciamento de menores, "segue", o comércio de drogas, a prostituição, a FOME, a Miserabilidade!
A Violação dos Direitos da Criança/Jovens/Adolescentes..cresce,galopantemente!
Abaixo elencamos 'alguns" informes disponíveis na internet para quem assim quiser aprofundar-se,mais.
A Violação dos Direitos da Criança/Jovens/Adolescentes..cresce,galopantemente!
Abaixo elencamos 'alguns" informes disponíveis na internet para quem assim quiser aprofundar-se,mais.
****Aproximadamente, 71% das Crianças Indígenas vivem em situação de miserabilidade,50% não tem acesso á agua tratada,21% de meninos e meninas indígenas estão fora de escola, 13% trabalham .*******
Por todas as Crianças aqui reiteiramos que Não nos omitiremos jamais!
Outro dia me disseram que "Não mudarei o Mundo"...e senti na sequência um resquício no "ar", de certa acomodação que acredito vem contagiando as pessoas..
Cada vez mais se presencia uma "acomodação", um egoísmo repugnante que é visível em nosso dia dia e o que é pior: O Silêncio daqueles(as) pessoas que você imagina que teriam 'algum" olhar diferente, e de repente, percebe-se que 'não"!
Olhem, perdoem se me torno repetitiva, mas algo vai muito "mal"! Vejo muita gente comprando brinquedinhos,gastando horrores para O DIA DAS CRIANÇAS e me pergunto se nossas Crianças estão felizes? As que vivem a brincar em shopings e andam cada vez mais dependentes de equipamentos "eletrônicos", jogos "virtuais", amigos "virtuais"...
Cada vez mais se presencia uma "acomodação", um egoísmo repugnante que é visível em nosso dia dia e o que é pior: O Silêncio daqueles(as) pessoas que você imagina que teriam 'algum" olhar diferente, e de repente, percebe-se que 'não"!
Olhem, perdoem se me torno repetitiva, mas algo vai muito "mal"! Vejo muita gente comprando brinquedinhos,gastando horrores para O DIA DAS CRIANÇAS e me pergunto se nossas Crianças estão felizes? As que vivem a brincar em shopings e andam cada vez mais dependentes de equipamentos "eletrônicos", jogos "virtuais", amigos "virtuais"...
Que contato estas crianças têm com a Natureza? Tudo parece estar ficando "concreto demais, "virtual demais","liquido demais", banalizado demais..
As crianças que abaixo colocamos "fotos" falam em seus olhares",mais do que aqui possa dissertar..
Não sou,nem quero ser "dona de verdade alguma", apenas sou Mãe,Mulher, e filha desta Terra.Já fui criança e ainda alimento este SER dentro de mim,mesmo frente a tantas "controvérsias"! Não se trata de achar que se pode Mudar este Mundo, mas SER a mudança que se anseia, fazendo no dia dia, algo neste sentido...fluindo , mas não auto-centrado(a), e sim com visão de Coletivo.
Possa a Criança VISLUMBRAR este Novo Amanhecer,
Possa a Criança VISLUMBRAR este Novo Amanhecer,
de forma coerente,justa ,igualitária,porque elas são nossos Anjos!
Kringués-(Em Guarani)
"Matéria publicada no Via Blog
Os indígenas no Brasil constituem 240 povos, falantes de 180 línguas diferentes. Existe uma diversidade cultural muito grande entre estes grupos, o que é preciso ser levado em conta ao se estabelecer legislações e políticas públicas específicas. No campo dos direitos das crianças e dos adolescentes, cuja legislação é consolidada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a antropóloga e assessora do Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc, Márcia Acioli, avalia que o Brasil ainda não está suficientemente amadurecido, principalmente no que diz respeito ao tratamento das crianças indígenas."
"Vulnerabilidade das crianças e jovens indígenas
De acordo com Márcia Acioli, as crianças indígenas vivem um contexto de violação de direitos pela própria situação das populações indígenas, que vivem ameaçadas. “Por virem de uma cultura específica, com valores específicos, as crianças indígenas se tornam mais vulneráveis no contato intercultural por não saberem dialogar com valores que não são os seus” explica."
Número de crianças indígenas mortas com suspeita de surto de rotavírus sobe para 12 (Subiu para 12 o número de crianças indígenas que morreram após terem sintomas de febre alta, vômito e diarreia em aldeias do Acre, segundo nota divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Ministério da Saúde. Uma equipe da área epidemiológica – que terá apoio do Exército para trabalhar na região - foi enviada ao município de Santa Rosa do Purus, onde ficam as aldeias, para investigar a suspeita de um surto de rotavírus. )Estas são as realidades que muitos desconhecem!
Alex Rodrigues
Repórter da Agência BrasilBrasília - O relatório Violência contra os Povos Indígenas no Brasil, divulgado hoje (13) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), indica que, em 2011, 126 crianças menores de 5 anos morreram devido à falta de assistência médica. O número é maior que o registrado em 2010, quando a organização indigenista ligada à Igreja Católica identificou 92 casos.
PROCLAMA esta Declaração dos Direitos da Criança, visando que a criança tenha uma infância feliz e
possa gozar, em seu próprio benefício e no da sociedade, os direitos e as liberdades aqui enunciados
e apela a que os pais, os homens e as mulheres em sua qualidade de indivíduos, e as organizações
voluntárias, as autoridades locais e os Governos nacionais reconheçam estes direitos e se empenhem
pela sua observância mediante medidas legislativas e de outra natureza, progressivamente
instituídas, de conformidade com os seguintes princípios:
PRINCÍPIO 1º
A criança gozará todos os direitos enunciados nesta Declaração.
Todas as crianças, absolutamente sem qualquer exceção, serão credoras destes direitos, sem
distinção ou discriminação por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra
natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, quer sua ou de
sua família.
PRINCÍPIO 2º
A criança gozará proteção especial e serlheão
proporcionadas oportunidades e facilidades, por lei e
por outros meios, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de
forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade.
Na instituição de leis visando este objetivo levarseão
em conta sobretudo, os melhores interesses
da criança.
PRINCÍPIO 3º
Desde o nascimento, toda criança terá direito a um nome e a uma nacionalidade.
PRINCÍPIO 4º
A criança gozará os benefícios da previdência social.
Terá direito a crescer e criarse
com saúde; para isto, tanto à criança como à mãe, serão
proporcionados cuidados e proteção especiais, inclusive adequados cuidados pré e pósnatais.
A criança terá direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas.
PRINCÍPIO 5º
À criança incapacitada física, mental ou socialmente serão proporcionados o tratamento, a educação e
os cuidados especiais exigidos pela sua condição peculiar.
PRINCÍPIO 6º
Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e
compreensão.
Criarseá,
sempre que possível, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais e, em qualquer
hipótese, num ambiente de afeto e de segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais,
a criança de tenra idade não será apartada da mãe. À sociedade e às autoridades públicas caberá a
obrigação de propiciar cuidados especiais às crianças sem família e aquelas que carecem de meios
adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da
manutenção dos filhos de famílias numerosas.
PRINCÍPIO 7º
A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau
primário. Serlheá
propiciada uma educação capaz de promover a sua cultura geral e capacitála
a,
em condições de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e
seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornarse
um membro útil da sociedade.
UNICEF Brasil Legislação,
Normativas, Documentos e Declarações
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Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e
orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais.
A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertirse,
visando os propósitos mesmos da sua
educação; a sociedade e as autoridades públicas empenharseão
em promover o gozo deste direito.
PRINCÍPIO 8º
A criança figurará, em quaisquer circunstâncias, entre os primeiros a receber proteção e socorro.
PRINCÍPIO 9º
A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração. Não será
jamais objeto de tráfico, sob qualquer forma.
Não será permitido à criança empregarse
antes da idade mínima conveniente; de nenhuma forma
será levada a ou serlheá
permitido empenharse
em qualquer ocupação ou emprego que lhe
prejudique a saúde ou a educação ou que interfira em seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
PRINCÍPIO 10º
A criança gozará proteção contra atos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de
qualquer outra natureza.
Criarseá
num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de
fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço
de seus semelhantes.
Fontes destas Fotos
“Eu só peço a Deus que a dor não me seja indiferente.”
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