RELATOS E APRENDIZADOS
Ontem, hoje, sempre...Aprendemos
Talvez os "Blogs" sirvam para também uma auto-terapia..porque Não?Escrevendo refletimos, digerimos,acalmamos as "emoções",amortecemos as tempestades,reciclamos o "lixo", espiritual, emocional,mental e até o "físico"!
Escrever sempre foi algo que me encantou e me fez aprender muito e sigo assim...recordo que quando menininha sempre escrevia recados aos meus amigos, á minha Mãe, irmãs, ao meu Pai querido, aos professores(as) e todas as pessoas com as quais eu compartilhava e que me permitiam amizade,trocas de experiências e um conviver..
Segui assim, e sigo assim..estando já com 50 anos, ou seja, não creio que deva mudar algo que tem sido produtivo, neste caso em questão.
Espero que possa gerar benefícios á todos que aqui vierem "ler", sentir, postar ..Interagir, refletir e quem sabe até, nesta Tekoá (Espaço Sagrado), possa "você" sentir-se mais em Paz (py'aguapy),pois também aqui busco este "estado"de espírito comungando e escutando meu "silêncio".
Escrevo em diversas situações.
Há momentos em que escrevo, escrevo e rasgo tudo ou queimo,porque ali "cuspi",palavras que não deveriam jamais ser proferidas, se quer pensadas ou "escritas", porém, creio que dos males , o menor seja realmente não expressar palavras que possam ferir ou INSULTAR, porque realmente elas ferem profundamente e podem "até" matar,gerando um rombo na Alma.
Há momentos em que escrevo, escrevo e rasgo tudo ou queimo,porque ali "cuspi",palavras que não deveriam jamais ser proferidas, se quer pensadas ou "escritas", porém, creio que dos males , o menor seja realmente não expressar palavras que possam ferir ou INSULTAR, porque realmente elas ferem profundamente e podem "até" matar,gerando um rombo na Alma.
Tenho sempre em meus sonhos, visões com jardins onde sento e escrevo, também e nestas simples linhas "quero crer" que vou resolvendo, ajeitando gavetas internas, renovando em mim e através de minhas atitudes.
"Não somos perfeitos", isto seria pretensão demais!
Somos seres em aprendizado constante e não somos "infalíveis", porém, há que buscar corrigir o que se repete de forma 'prejudicial",ao menos por sermos honestos conosco percebendo o que "é" e o que Não é saúdável,analisando de frente e mesmo que seja doloroso, o "esparadrapo" deverá ser assim retirado de "uma vez", caso contrário será mais "doloroso"!
Somos seres em aprendizado constante e não somos "infalíveis", porém, há que buscar corrigir o que se repete de forma 'prejudicial",ao menos por sermos honestos conosco percebendo o que "é" e o que Não é saúdável,analisando de frente e mesmo que seja doloroso, o "esparadrapo" deverá ser assim retirado de "uma vez", caso contrário será mais "doloroso"!
E nestas escritas, assim vamos tendo a "oportunidade" em ir acariciando" a alma que possa estar" FERIDA'. O que é Alma ferida? Não posso aqui resumir, mas como já vivenciei ,posso relatar "meu sentir": "A Alma", é também nosso Ânima
A alma da terra
O cosmos indígena é povoado de seres divinos, espirituais, naturais e sobrenaturais; não se encontra separado por um eixo vertical de um em cima e embaixo nem é formado por entidades tão autônomas como muitas vezes se pretende em catalogação etnográfica; tudo se resolve numa plataforma terrestre na qual o céu encontra-se na beirada, em direção ao leste. No presente, a terra é partícipe de um cenário vivo no qual uma constelação de seres irmanados dialoga de forma construtiva ou destrutiva e o desfecho dessa formidável peça depende de todos os seus atores, podendo resultar em apoteose ou tragédia.
A terra não é apenas palco, mas ator que responde às interpelações, se não exclusivamente pelo menos de forma determinante, às mensagens que lhe dirigem os humanos. Dela fazem parte os vegetais,como pele e pêlo de seu corpo, os animais que são seus protegidos e os seres humanos que se encontram na morada terrena.
*Algumas abordagens aqui,foram extraídas de sites Wikipedia e outros citados acima,bem como videos You tube.
Fonte:(http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CCIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww2.pucpr.br%2Freol%2Findex.php%2FACADEMICA%3Fdd1%3D1710%26dd99%3Dpdf&ei=JzpzUKSCEZDOqQGPloHIBQ&usg=AFQjCNHh93JnJTtRaCIzwacKlJ9wQuGrmg
Alma é um termo derivado do hebraico nephesh, que significa vida ou criatura[1], e também do latim animu, que significa "o que anima"[2].
Na religião possui grande importância, sendo o motivo de haver capacidade ao indivíduo a fazer e viver coisas e momentos complexos. Foi discutida e citada na filosofia[3].
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alma.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alma.
"Se você se beliscar poderá sentir que está vivo. Se alguém lhe chamar aos gritos, você certamente irá atender ao chamado. Seus sentidos lhe orientam como reagir a cada ato que ocorre em sua vida.
Mas quando alguém a quem você ama muito lhe magoa ou lhe ofende lhe insulta e julga, que sentido você usa para expressar o que sente, além das lágrimas que escorrem em sua face?"
Sua alma!
"Uma alma é Energia Divina; é existência além da matéria. É a parte de você que existe além da matéria, além de seu corpo e de seus cinco sentidos. Não pode ser vista. A alma é para o corpo aquilo que o astronauta é para a roupa espacial; funciona como uma bateria, dando vida e animação. Tire o astronauta da roupa, e esta será basicamente inútil. Tire a alma do corpo, e o corpo basicamente desmorona."(Isso é a morte -a separação entre corpo e alma).
http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/queealma/alma.html).
As árvores também possuem alma: algumas, alma indócil e que causam ferimentos; outras,benévolas e que servem aos homens. A mais rebelde entre todas é o lapacho, que, mesmo quando despedaçado, mantém seu espírito feroz, e por isso não deve ser utilizado para construção de vivendas.
É o contrário do cedro, árvore de Ñamandú (sagrada). Esse sim deve ser utilizado em construções.
Na medicina, o poder das plantas encontra-se em sua alma e sua correta aplicação depende de iluminação dos grandes pais. Seus efeitos, da confiança do doente em sua eficácia. Ás vezes, parece que a alma se desprende da própria planta, evocando espíritos para auxílio do doente. Nesse caso, a planta é uma intermediária entre o doente e as almas que pairam sobre a natureza. A preocupação com a alma das plantas é transmitida às crianças por meio de brincadeiras. Em um dos seus cânticos, elas repetem: “Yvyra ñe’e ñand’api, ñand’api”; a alma da árvore nos fere, nos fere (CADOGAN, 1959).
A mesma alma está presente nos animais. Alguns têm alma má e trazem as doenças, como os veados e os sapos. Outros, periodicamente se comunicam com os grandes pais. É o caso de falcões e pombas.
Há também os que anunciam infortúnios e enfermidades e os que transmitem mensagens dos mortos.
Além das almas de pedras, árvores e animais, existem almas espirituais que pairam sobre a natureza. São habitantes ociosos da terra, donos de precipícios e numerosos seres invisíveis que povoam todo o cosmos e afrontam o ser humano. Vivem vagando em busca de aventuras.
No âmbito tupi, teve grande importância o curupira, casta de seres sobrenaturais, gênios que se identificavam com a floresta. Eram bondosos e brincalhões, mas podiam tornar-se tirânicos e brutais e exigir oferendas dos caçadores.
Os guaranis-isosenhos do Chaco boliviano cultuam os kaá-ijá, donos da mata, aos quais pedem proteção e perdões pelo mal necessário que representa a morte do animal caçado.
Leon Cadogan traduziu uma expressão usada pelos guaranis, yvy re itáva reí va’e, por “habitantes
ociosos da terra”, entendendo-a como duendes e abrangendo numerosos seres, alguns relacionados com as florestas, outros com os animais e outros muitos com a alma humana.
Dentre esses duendes, encontram-se os iñakanguajá, donos dos barreiros, locais onde os animais vão em busca do sal que aflora na superfície da terra. Por vezes, manifestam-se em forma de meteoros. Então se diz: jopú iñakanguajá, os duendes estão de visita. Originariamente, Iñakanguajá foi homem virtuoso que havia alcançado a perfeição e estava próximo a chegar ao paraíso.Embora todo o cosmos seja povoado de almas e ele mesmo seja um ser animado, o ser humano, vivo ou falecido, ocupa lugar decisivo na constituição da harmonia ou caos no mundo simbólico guarani. Nele, vida e morte entrelaçam-se de forma inconsútil, sendo que a mesma alma que estabelece a comunicação entre os vivos mantém o diálogo com os mortos. Esse diálogo da alma que se expressava em economia de reciprocidade entre os vivos continua mediante várias formas de intercomunicação entre os vivos e os mortos.
Sua alma!
"Uma alma é Energia Divina; é existência além da matéria. É a parte de você que existe além da matéria, além de seu corpo e de seus cinco sentidos. Não pode ser vista. A alma é para o corpo aquilo que o astronauta é para a roupa espacial; funciona como uma bateria, dando vida e animação. Tire o astronauta da roupa, e esta será basicamente inútil. Tire a alma do corpo, e o corpo basicamente desmorona."(Isso é a morte -a separação entre corpo e alma).
http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/queealma/alma.html).
As árvores também possuem alma: algumas, alma indócil e que causam ferimentos; outras,benévolas e que servem aos homens. A mais rebelde entre todas é o lapacho, que, mesmo quando despedaçado, mantém seu espírito feroz, e por isso não deve ser utilizado para construção de vivendas.
É o contrário do cedro, árvore de Ñamandú (sagrada). Esse sim deve ser utilizado em construções.
Na medicina, o poder das plantas encontra-se em sua alma e sua correta aplicação depende de iluminação dos grandes pais. Seus efeitos, da confiança do doente em sua eficácia. Ás vezes, parece que a alma se desprende da própria planta, evocando espíritos para auxílio do doente. Nesse caso, a planta é uma intermediária entre o doente e as almas que pairam sobre a natureza. A preocupação com a alma das plantas é transmitida às crianças por meio de brincadeiras. Em um dos seus cânticos, elas repetem: “Yvyra ñe’e ñand’api, ñand’api”; a alma da árvore nos fere, nos fere (CADOGAN, 1959).
A mesma alma está presente nos animais. Alguns têm alma má e trazem as doenças, como os veados e os sapos. Outros, periodicamente se comunicam com os grandes pais. É o caso de falcões e pombas.
Há também os que anunciam infortúnios e enfermidades e os que transmitem mensagens dos mortos.
Além das almas de pedras, árvores e animais, existem almas espirituais que pairam sobre a natureza. São habitantes ociosos da terra, donos de precipícios e numerosos seres invisíveis que povoam todo o cosmos e afrontam o ser humano. Vivem vagando em busca de aventuras.
No âmbito tupi, teve grande importância o curupira, casta de seres sobrenaturais, gênios que se identificavam com a floresta. Eram bondosos e brincalhões, mas podiam tornar-se tirânicos e brutais e exigir oferendas dos caçadores.
Os guaranis-isosenhos do Chaco boliviano cultuam os kaá-ijá, donos da mata, aos quais pedem proteção e perdões pelo mal necessário que representa a morte do animal caçado.
Leon Cadogan traduziu uma expressão usada pelos guaranis, yvy re itáva reí va’e, por “habitantes
ociosos da terra”, entendendo-a como duendes e abrangendo numerosos seres, alguns relacionados com as florestas, outros com os animais e outros muitos com a alma humana.
Dentre esses duendes, encontram-se os iñakanguajá, donos dos barreiros, locais onde os animais vão em busca do sal que aflora na superfície da terra. Por vezes, manifestam-se em forma de meteoros. Então se diz: jopú iñakanguajá, os duendes estão de visita. Originariamente, Iñakanguajá foi homem virtuoso que havia alcançado a perfeição e estava próximo a chegar ao paraíso.Embora todo o cosmos seja povoado de almas e ele mesmo seja um ser animado, o ser humano, vivo ou falecido, ocupa lugar decisivo na constituição da harmonia ou caos no mundo simbólico guarani. Nele, vida e morte entrelaçam-se de forma inconsútil, sendo que a mesma alma que estabelece a comunicação entre os vivos mantém o diálogo com os mortos. Esse diálogo da alma que se expressava em economia de reciprocidade entre os vivos continua mediante várias formas de intercomunicação entre os vivos e os mortos.
A alma da terra
O cosmos indígena é povoado de seres divinos, espirituais, naturais e sobrenaturais; não se encontra separado por um eixo vertical de um em cima e embaixo nem é formado por entidades tão autônomas como muitas vezes se pretende em catalogação etnográfica; tudo se resolve numa plataforma terrestre na qual o céu encontra-se na beirada, em direção ao leste. No presente, a terra é partícipe de um cenário vivo no qual uma constelação de seres irmanados dialoga de forma construtiva ou destrutiva e o desfecho dessa formidável peça depende de todos os seus atores, podendo resultar em apoteose ou tragédia.
A terra não é apenas palco, mas ator que responde às interpelações, se não exclusivamente pelo menos de forma determinante, às mensagens que lhe dirigem os humanos. Dela fazem parte os vegetais,como pele e pêlo de seu corpo, os animais que são seus protegidos e os seres humanos que se encontram na morada terrena.
Mitologicamente, a terra que se busca, às vezes, é retratada com profunda singeleza e sempre com alto grau de integração e harmonia entre os seres humanos e a natureza. No mito recolhido em Ariribá, por exemplo, na chegada ao paraíso, quem faz a anfitriã é Ñandecý, termo que significa o mais alto grau de perfeição feminina. No paraíso, há bananas amarelas e também mel para beber. Araras e sabiás conversam com os peregrinos que pedem cãnguijý, símbolo de festa. Ñandecý fala: “Na terra a morte é o fim de vocês. Não voltem para lá, fiquem agora aqui” (NIMUENDAJÚ, 1987)Fonte:(http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CCIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww2.pucpr.br%2Freol%2Findex.php%2FACADEMICA%3Fdd1%3D1710%26dd99%3Dpdf&ei=JzpzUKSCEZDOqQGPloHIBQ&usg=AFQjCNHh93JnJTtRaCIzwacKlJ9wQuGrmg
São "algumas "visões' aqui que compartilhamos com bases tradicionais Indígenas e "Não" indígenas, para chegar a interpretar melhor este "sentimento" de alma, sendo esta que escreve uma mulher que é filha da Terra e interage dentro desta visão de base ancestral Guarani, não deixando de intercambiar e buscar cruzar outras abordagens tradicionais, afinal não existe uma verdade absoluta sobre NADA!
Fato é que a Alma quando está Ferida, ela se sente assim como a Terra que é maltratada ,porém, sempre seguirá amando seus filhos(as), seguirá..buscando de alguma forma, sempre recompor, mas isto leva tempo, muitas vezes os buracos na Alma, no ânima, são dificilimos de recompor e a Alma se sente fragmentada,com rachaduras, e fragilizada, porém, ainda assim,capaz de REVIVER seu ânima,porque "ELA' está e é diretamente ligada á TERRA,à criação.
Nestas Reflexões e escritas do ontem, hoje e amanhã..busco isto..apenas isto..Seguir ..sentada aqui, neste jardim, com a Alma entregue e recebendo da Terra e meus Ancestrais as respostas nesta Tekoá, nesta tenda, neste "útero".
HA EVETÉ
Alguns videos para "compartilhar neste sentir de Alma"
Sinto ...
Fonte:(http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CCIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww2.pucpr.br%2Freol%2Findex.php%2FACADEMICA%3Fdd1%3D1710%26dd99%3Dpdf&ei=JzpzUKSCEZDOqQGPloHIBQ&usg=AFQjCNHh93JnJTtRaCIzwacKlJ9wQuGrmg
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