Ñande RU imbarete ha hesa renondegui mba evé nokañei -Nosso PAI é forte e diante dos seus olhos nada está oculto
Txaí eTxeramoin, Avós que correm Riscos, Falecem,perdem seus filhos..
Como A Mãe do Cacique Nisio
kringués-Anjos que deveriam VER UM NOVO AMANHECER!(fonte desta foto: Google:http://racismoambiental.net.br/2012/10/salvemos-os-indios-guarani-kaiowa-urgente/
Repassamos aqui um Convite Recebido no facebook no Grupo Apoio aos Guarani -kaiowas
Agregamos algumas informações que acreditamos serem pertinentes e estarem co-relacionadas.
A Petição abaixo foi movida inicialmente já há algum tempo.As outras Petições abaixo, são mais recentes. Todas são importante assinar.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=Guarani
Ñande RU imbarete ha hesa renondegui mba evé nokañei -Nosso PAI é forte e diante dos seus olhos nada está oculto
Jamais Omissão,ou Silêncio diante de Injustiças e desrespeito á Vida,aos Direitos Indígenas ,neste caso em questão aqui.
XE'EMA GUARANI-Liana Utinguassu Tata'endy
O Cine Escadaria traz a público o debate a respeito do genocídio as comunidades indiginas no Brasil. O projeto desenvolvimentista que prioriza os grandes capitais e seus progressos de morte. Grande obras financiadas pelo Governo brasileiro ( BNDS...), como Belo Monte, Giraú, paiquere, desmatamento da Amazónia aliados com latifundiários remanescentes do coronelismo, grandes multinacionais atacam as comunidades indiginas promovendo um verdadeiro genocídio.
Carta da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS para o Governo e Justiça do Brasil
Nós (50 homens, 50 mulheres e 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, viemos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de da ordem de despacho expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS, conforme o processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006, do dia 29 de setembro de 2012. Recebemos a informação de que nossa comunidade logo será atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal, de Navirai-MS.
Assim, fica evidente para nós, que a própria ação da Justiça Federal gera e aumenta as violências contra as nossas vidas, ignorando os nossos direitos de sobreviver à margem do rio Hovy e próximo de nosso território tradicional Pyelito Kue/Mbarakay. Entendemos claramente que esta decisão da Justiça Federal de Navirai-MS é parte da ação de genocídio e extermínio histórico ao povo indígena, nativo e autóctone do Mato Grosso do Sul, isto é, a própria ação da Justiça Federal está violentando e exterminado e as nossas vidas. Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça brasileira. A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do Brasil? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós. Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui acampados a 50 metros do rio Hovy onde já ocorreram quatro mortes, sendo duas por meio de suicídio e duas em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas.
Moramos na margem do rio Hovy há mais de um ano e estamos sem nenhuma assistência, isolados, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Passamos tudo isso para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay. De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs, avós, bisavôs e bisavós, ali estão os cemitérios de todos nossos antepassados.
Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui.
Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação e extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal. Decretem a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e enterrem-nos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem mortos.
Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo em ritmo acelerado. Sabemos que seremos expulsos daqui da margem do rio pela Justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo e indígena histórico, decidimos meramente em sermos mortos coletivamente aqui. Não temos outra opção esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.
Atenciosamente, Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay
*Complementoamos aqui, alguns sites com dados sobre ÀREAS DE CONFLITOS INDÍGENAS.
Concentração no Largo Glênio Peres às 17:00.
18h: Caminhada iluminada com velas, tochas, rostos pintados, faixas e tambores até a FARSUL (Federação da agricultura do Rio Grande do Sul)
|
Endereço da FARSUL: Praça Professor Saint-pastous, 125 - Cidade Baixa Porto Alegre - RS
...
Participe também do CINE ESCADARIA DEBATE: A situação dos Guarani-Kaiowá https://www.facebook.com/events/299148090198441/
SÓ PRA LEMBRAR: A MANIFESTAÇÃO É PACÍFICA E APARTIDÁRIA #salveguarani
Algumas ações que poderão ser feitas:
- Pintarmos o rosto, confeccionarmos faixas e cartazes.
- Construir caixões e cruzes para simbolizar a morte dos índios.
- Panfletagem conscientizando a população sobre o que está acontecendo lá (realizada entre os dias 05 e 08 de novembro)
- Faixas explicando o que queremos, basicamente, que deixem os índios em paz na terra deles.
- Envio de carta coletiva (assinada apenas como cidadãos) para as entidades envolvidas.
Petição pública virtual: http://www.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE
Reforçamos aqui e repassamos esta informação referente ao Cine Terra Vermelha, que recebemos no Facebook de grupos relacionados á questão urgente dos Guarani -Kaiowas.Acreditamos que seja pertinente aqui repassar ,bem como os convites das manifestações Públicas que estarão se sucedendo.
ResponderExcluirDestacamos PETIÇÕES, tanto movidas de nossa parte ,como por outros veículos.Att Liana Utinguassu