quinta-feira, 25 de outubro de 2012





Ñande RU imbarete ha hesa renondegui mba evé nokañei -Nosso PAI é forte e diante dos seus olhos nada está  oculto


Txaí eTxeramoin, Avós  que  correm Riscos, Falecem,perdem seus filhos..
Como A Mãe  do Cacique Nisio




kringués-Anjos  que deveriam VER UM NOVO AMANHECER!(fonte desta foto: Google:http://racismoambiental.net.br/2012/10/salvemos-os-indios-guarani-kaiowa-urgente/


Repassamos  aqui um Convite Recebido no facebook  no Grupo Apoio aos Guarani -kaiowas
Agregamos  algumas informações  que  acreditamos serem pertinentes  e  estarem co-relacionadas.
A Petição abaixo  foi movida inicialmente  já  há  algum tempo.As outras  Petições  abaixo, são mais recentes. Todas são importante assinar.

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=Guarani
Ñande RU imbarete ha hesa renondegui mba evé nokañei -Nosso PAI é forte e diante dos seus olhos nada está  oculto

Jamais  Omissão,ou Silêncio diante de  Injustiças e  desrespeito á  Vida,aos Direitos Indígenas ,neste caso em questão aqui.






XE'EMA GUARANI-Liana Utinguassu Tata'endy



O Cine Escadaria traz a público o debate a respeito do genocídio as comunidades indiginas no Brasil. O projeto desenvolvimentista que prioriza os grandes capitais e seus progressos de morte. Grande obras financiadas pelo Governo brasileiro ( BNDS...), como Belo Monte, Giraú, paiquere, desmatamento da Amazónia aliados com latifundiários remanescentes do coronelismo, grandes multinacionais atacam as comunidades indiginas promovendo um verdadeiro genocídio.

Carta da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS para o Governo e Justiça do Brasil

Nós (50 homens, 50 mulheres e 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, viemos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de da ordem de despacho expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS, conforme o processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006, do dia 29 de setembro de 2012. Recebemos a informação de que nossa comunidade logo será atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal, de Navirai-MS.


Assim, fica evidente para nós, que a própria ação da Justiça Federal gera e aumenta as violências contra as nossas vidas, ignorando os nossos direitos de sobreviver à margem do rio Hovy e próximo de nosso território tradicional Pyelito Kue/Mbarakay. Entendemos claramente que esta decisão da Justiça Federal de Navirai-MS é parte da ação de genocídio e extermínio histórico ao povo indígena, nativo e autóctone do Mato Grosso do Sul, isto é, a própria ação da Justiça Federal está violentando e exterminado e as nossas vidas. Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça brasileira. A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do Brasil? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós. Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui acampados a 50 metros do rio Hovy onde já ocorreram quatro mortes, sendo duas por meio de suicídio e duas em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas.

Moramos na margem do rio Hovy há mais de um ano e estamos sem nenhuma assistência, isolados, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Passamos tudo isso para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay. De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs, avós, bisavôs e bisavós, ali estão os cemitérios de todos nossos antepassados.
Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui.

Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação e extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal. Decretem a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e enterrem-nos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem mortos.

Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo em ritmo acelerado. Sabemos que seremos expulsos daqui da margem do rio pela Justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo e indígena histórico, decidimos meramente em sermos mortos coletivamente aqui. Não temos outra opção esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.

Atenciosamente, Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay
*Complementoamos aqui, alguns  sites  com dados sobre  ÀREAS DE CONFLITOS  INDÍGENAS.


Concentração no Largo Glênio Peres às 17:00.

18h: Caminhada iluminada com velas, tochas, rostos pintados, faixas e tambores até a FARSUL (Federação da agricultura do Rio Grande do Sul)


Endereço da FARSUL: Praça Professor Saint-pastous, 125 - Cidade Baixa Porto Alegre - RS

...

Participe também do CINE ESCADARIA DEBATE: A situação dos Guarani-Kaiowá https://www.facebook.com/events/299148090198441/ 

SÓ PRA LEMBRAR: A MANIFESTAÇÃO É PACÍFICA E APARTIDÁRIA #salveguarani

Algumas ações que poderão ser feitas:
- Pintarmos o rosto, confeccionarmos faixas e cartazes.
- Construir caixões e cruzes para simbolizar a morte dos índios.
- Panfletagem conscientizando a população sobre o que está acontecendo lá (realizada entre os dias 05 e 08 de novembro)
- Faixas explicando o que queremos, basicamente, que deixem os índios em paz na terra deles.
- Envio de carta coletiva (assinada apenas como cidadãos) para as entidades envolvidas.

Petição pública virtual: http://www.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE


Um comentário:

  1. Reforçamos aqui e repassamos esta informação referente ao Cine Terra Vermelha, que recebemos no Facebook de grupos relacionados á questão urgente dos Guarani -Kaiowas.Acreditamos que seja pertinente aqui repassar ,bem como os convites das manifestações Públicas que estarão se sucedendo.
    Destacamos PETIÇÕES, tanto movidas de nossa parte ,como por outros veículos.Att Liana Utinguassu

    ResponderExcluir