Conversas com a Avó Lua
com os Ancestrais
Quantas vezes passa desapercebida a Lua? As estrelas...o Sol..os dias e noites..Madrugadas silenciosas, ou tremendamente barulhentas, ensurdecedoras até..de tanto silêncio..ou de tanto tagarelar..
Muito converso com a Lua, com as estrelas..Com toda Natureza. esteja onde estiver, acabo parando e olhando sobre outra ótica,buscando fazer esta troca de papéis que muitas vezes faz "a diferença"
Dependendo do "angulo", tudo muda..inclusive "o EU", o Nós..
Ontem à noite ,quando saí de um treino , a Lua lá estava olhando profundamente para mim..Ali estava somente eu e a Lua, em um portal dos tempos, interligada á tudo e todos, mas solitária, também..
A Solidão não é "ruim"..Vamos mudar um pouco a ótica,certo? estar só, não significa necessariamente...ESTAR "SÓ"..Há muito dentro e fora,VIDA..escuta..sente..vibra..A Lua me dizia isto..eme dizia muito mais..
O ônibus que eu esperava demorava a vir e a Lua me fez companhia..Conversei muito com esta linda Avó que em sua plenitude, sabedoria, sempre me mostrou os caminhos.
Senti ,muito além do que meus olhos viam, naqueles instantes..
Ando me questionando sim...questionando o que vejo se repetir com a Humanidade e suas cegueiras..e me observo dentro disto tudo..
Ali como na primeira foto..é como se entrasse e saísse de portais..de janelas de minha 'alma e do universo inteiro..
A foto do cavalo e do puma, mostram igualmente posicionamentos diante de fatos que ora preciso "tomar distância", para analisar melhor, ora preciso plantar-me de PÉ, e mostrar não a FORÇA BRUTA, que não tive, nem quero ter, nunca, mas ao menos plantar-me e dizer a que vim aqui!
Todos temos pensamentos diferentes, formas de sentir,agir, diferentes e muitas vezes precisamos,mesmo com quem amamos, ser frontalmente discordantes.
Não é porque amamos, que temos que acatar tudo, aceitar e banalizar o que sentimos..
Tampouco em situações de trabalho,de rotinas de nossas vidas..Quem Ama deve sim expressar, mais que nunca expressar!Se apessoa que escuta, não entende e se ofende..paciência..o coração deve ser nosso guia,sempre!
Assim penso..assim busco escutar-me dentro de toda natureza que habita em mim, mesmo minhas sombras..pois também as tenho..e elas me ensinam a ver minha Luz..aprender com as sombras é uma ARTE, diariamente estamos ali..entre Luz e sombras..
Ontem a Lua me disse: Segue..acalma teu coração, aquieta-te e escuta á ti..escuta teu coração..
Assim tenho buscado ..e rogo todos os dias aos Ancestrais,á Deus(Mãe, Pai), tenham o nome que tenham, Nhanderu, Nhandedjara, Tupã, Nhamandu..krishna, Buda, Tunkashila, Wakan tanka, Tatanka,Futachao, Neguetxen, Pachamama,o CLAMOR de todos Nós(de todas as tribos desta Terra), seja escutado, e que nossos corações, Jamais se desviem do Caminho..
De tempos em tempos..possamos sentir, para escutar..Subir ali naquele tronco, como Puma..e ficar ali..olhando, sentindo...Muitas vezes, iremos sentir solidão..MUITA!
Outras vezes sentiremos que o galho está por romper-se(à beira do precipício..) e deveremos então buscar ser o menos "pesados", possível,porque o GALHO, que ora nos sustenta, também está ali, sendo "um apoiador",AMPARANDO...Mas, se depositamos TUDO, neste galho, ele poderá romper-se também e todos iremos para o mesmo poço, muitas vezes sem volta...
Pode assim acontecer..
Por isto,há o ditado antigo que se um avião está por cair, ou barco afundar..salve-se primeiro..assim poderás quem sabe...auxiliar a outros, mesmo que estes outros, sejam teus filhos(as), irmãos, Pais, Mães..
Há...como é difícil, não?Mas é necessário..mesmo quando se ama..muito..Aí é que se tem os maiores aprendizados..O Saber dizer Não,Sim, aceito, NÃO ACEITO,quero,NÃO QUERO....São tantas as ações e não ações..
É fato que jamais poderemos julgar quem quer que seja..e quem já vivenciou "um tanto"(mesmo que muito pouco), diante de tantas sabedorias que a natureza mostra, ainda assim, deverá sentir que NÃO BASTA querer emitir um parecer..TUDO CAI POR TERRA quando você experimenta na pele a DOR DE PERDER ,por exemplo, quem Amamos..
Tudo cai por TERRA quando se pensa demais, se elabora demais e se sente..POUCO..
Então..por isto, quando escrevo aqui, ou onde quer que seja, busco sentir além das palavras..e os animais me ensinam tanto! Perdoem os Animais Humanos..Mas, os ANIMAIS mostram assim como as crianças..UM OUTRO SENTIR..sem travas,sem medidas, sem barreiras...
Os avós sabiam, sabem..por isto..eles sempre nos contavam e contam estas histórias para que jamais esqueçamos dos Seres da Mata e suas vidas como pessoas.. Ore TATA'YPI...
Gratidão
Aguyjevete
Tenham um bom dia, boa tarde..e Olhem a Lua, as estrelas, o Sol, tanto no amanhecer, como entardecer..abracem..sintam..preencham-se de VIDA!Assim buscarei também emanar mesmo aos que não conheço,ainda..E aos que um dia conheci e se foram para terras distantes, ou ainda circulam"invisíveis",por estas Terras, mas que jamais esquecerei porque me ensinaram algo..e creio que compartilhamos algo..por um tempo..que seja.
Liana Utinguassú
Muitas vezes podemos até "nos fundir" com a Natureza, mas NÃO ,CONFUNDIR-NOS
Além do Horizonte..Existe um lugar..
Paciência...perseverança..União..
Não adianta também querer carregar mais do que pode..
Liberar..também é arte de saber que entre o que se deve e se quer..há um caminho
também busco isto...
Nenhum comentário:
Postar um comentário