terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dia internacional dos Povos Indígenas- ONU 1994

Não podemos deixar de aqui enaltecer a Gravidade do quadro mais que Caótico, em que tentam "sobreviver" Populações Indígenas no Brasil,América Latina e no Mundo.
Não se pode conceber que com tantas Leis, declarações, direitos "Humanos" ,Indígenas, declarações da ONU, OIT 169...que ainda se sequestre, torture e "mate violentamente", sendo com balas de revólver ou outras tantas "armas" visíveis e não visíveis que interrompem a vida de inocentes, de pessoas que apenas querem ter o DIREITO de "ir e vir", direito de Estar, de SER, pertencente a TERRA e cuidar desta Mãe que nutre a Humanidade desde sempre.
Para "nós" Dia do Indio, Dia Internacional dos "Povos" Indígenas..só teriam "algum sentido" se vissemos serem cumpridas as Leis do papel, da Constituição Federal e que fossem assegurados os DIREITOS À VIDA.
Abaixo, destacamos um "breve" relato do que trata a declaração da ONU, quando instituiu o "DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS".
Cumpre reforçar que este "TERMO":POVOS INDÍGENAS, não faz "jus" ao que se sabe e se sente, sobre as NAÇÕES ORIGINÁRIAS e que NÃO esquecemos jamais,onde fomos plantados, onde nos plantamos e o que buscamos plantar às gerações futuras.
Em Respeito á nossos Ancestrais , avós e todos os Guerreiros (as),Jovens, Crianças, que colocam suas vidas em prol da TERRA e dos filhos desta Terra, reiteiramos nossa eterna GRATIDÃO.
Iporã ete Aguyjevete (Liana utinguassú)

Abaixo: Referente ao DIA 9/08/2011* Aqui destacamos

09-08-2011 10:01

Efeméride
Hoje é Dia Internacional dos Povos Indígenas
Angop

ONU reconhece a necessidade de promover e proteger os direitos dos povos indígenas no Mundo

Luanda – Assinala-se hoje, 09 de Agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas, proclamado, em Dezembro de 1994, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Foram muitos os motivos que levaram a essa decisão, mas a razão fundamental foi o reconhecimento, pela Assembleia, da necessidade de as Nações Unidas se situarem de uma forma clara e firme na vanguarda da promoção e protecção dos direitos dos povos indígenas do Mundo.

Essa promoção e protecção tem como objectivo pôr fim à sua marginalização, à extrema pobreza, à expropriação das suas terras ancestrais e às outras violações graves dos direitos humanos de que tinham sido e continuam a ser alvo.

A proclamação deste Dia foi, sem dúvida, importante, mas foi apenas o prelúdio de um acontecimento ainda mais marcante, a adopção, pela Assembleia, da Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A Declaração é um elemento que visa garantir os direitos humanos dos povos indígenas. Estabelece um quadro em que os Estados podem construir ou reconstruir as suas relações com os povos. Constitui o resultado de mais de duas décadas de negociações e proporciona uma oportunidade vital para que os Estados e os povos indígenas reforcem as suas relações, promovam a reconciliação e velem para que os erros do passado não se repitam.

Por ocasião da data, as Nações Unidas reconhecem as realizações das populações indígenas do mundo, que ascendem a mais de 370 milhões de pessoas e estão espalhadas por cerca de 70 países.

As populações indígenas do mundo preservaram uma vasta quantidade da história cultural da humanidade. Os povos indígenas falam a maioria das línguas mundiais. Herdaram e passaram adiante um rico conhecimento, formas artísticas e tradições religiosas e culturais.

Em sua mensagem por ocasião da data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, destacou, no ano transacto, que os povos indígenas sofrem com o racismo, saúde precária e pobreza desproporcional.

“Em muitas sociedades, suas línguas, religiões e tradições culturais são estigmatizadas e rejeitadas. O primeiro relatório da ONU sobre o Estado dos Povos Indígenas do Mundo, de Janeiro de 2010, apresentou estatísticas alarmantes.

Em alguns países, povos indígenas estão 600 vezes mais vulneráveis a contraírem tuberculose em relação ao resto da população. Em outros, uma criança indígena tem a expectativa de vida 20 anos menor do que seus compatriotas não-indígenas”, disse Ban Ki-Moon.

Segundo um alto-funcionário da ONU, existem motivos para celebrar o progresso alcançado ao tornar os direitos humanos uma realidade para os povos indígenas.

Destacou que o Dia Internacional dos Povos Indígenas também é uma ocasião para lembrar que “não há espaço para a complacência. As constantes violações dos direitos dos povos indígenas, em todas as regiões do mundo, merecem a atenção e acção máximas”.

A data foi declarada pela Assembleia Geral da ONU para ser comemorada todos os anos durante a Primeira Década Internacional dos Povos Indígenas do Mundo (1995-2004).

Em 2004, a Assembleia proclamou a Segunda Década Internacional, 2005-2015, com o tema “Uma Década de Acção e Dignidade”. Abaixo sites que mencionam sobre o DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS.
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2011/7/32/Hoje-Dia-Internacional-dos-Povos-Indigenas,c1f312ed-6ba1-4f41-8993-212db442a25f.html

http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=5752463


Nenhum comentário:

Postar um comentário