domingo, 11 de setembro de 2011

Jardinação VIII- Agradecemos as oportunidades por "TECER" mais que Redes..Tecer "Sonhos" Coletivamente.

Agradecemos ao Jardim Botânico, Reciclar Banrisul e toda Familia Jardinação!!Todos que Direta e indiretamente proporcionam que possamos dançar estes "sonhos" juntos!









Uma Rede de Parceiros que oferece atividades vivenciais,palestras,atendimentos na área da saúde,oficinas diversas, trilhas orientadas,contação de histórias, apresentações musicais e muita alegria!

Há alguns anos, participamos destas atividades em Intercãmbio Pluricultural. Neste Jardinação VIII, tivemos a grata satisfação em compartilhar sobre a Mamellche (Escultura de 4mts,construida por Nahuel Pino Lonkon(Escultor-Indígena Mapuche- (www.nahuelpinolonkon.blogspot.com),
um dos co-autores do Projeto Arte e Culturas pela Terra,gerado pela Organização Yvy Kuraxo(Coração da Terra-www.yvykuraxo.org.br)em Intercâmbio Pluricultural.
A Escultura representa a Mãe,a Mulher a Familia e Toda Criação.
Esta literalmente 'Plantada" no Jardim Botãnico de Porto Alegre/RS.
Hoje,11/09/2011, data bastante expressiva, estivemos falando da relação que todos estamos estabelecendo com a TERRA e como a Humanidade SENTE esta relação, como A MULHER sente, como o Homem sente, como as crianças manifestam SENTIR e como nossos avós manifestavam e manifestam em sua sabedoria e Ancestralidade.
Sejam Indígenas ou Não Indígenas, todos temos esta mesma relação com a Mãe TERRA e todos viemos de uma MULHER, nossa Mãe. O Respeito,o AMOR a Mãe, com consciência dual, HOMEM/MULHER, buscam SENTIR..Sobretudo em equilibrio, o como podemos gerar UM NOVO AMANHECER de PAZ, DE Harmonia, de uma Vida "digna e coerente", respeitando sempre o MODO DE SER DE CADA UM(Nhanderekó Marangatu-Em Lingua Guarani:Modo Honrado e Divino de SER), de cada CULTURA e TRADIÇÃO em benefício desta TERRA, trabalhando COLETIVAMENTE.

Que o 11/09/2011, não somente nos proporcione REFLEXÕES, sobre o que se vem fazendo a TERRA, para OS FILHOS DESTA TERRA, e as tantas "TRAGÉDIAS" que vem se sucedendo por DESEQUILIBRIOS(NA NATUREZA E NO SER "HUMANO", DESAJUSTES EMOCIONAIS gerados no PODER,PELO "TER" A QUALQUER PREÇO.Que se possa REVER, neste TRÁGICO PASSADO/PRESENTE/um futuro onde nossas CRIANÇAS e todos nós, possamos voltar a sonhar em PAZ, com PAZ, entre TODOS,mas para que venha UM NOVO AMANHECER, é preciso mais que COMOVER-SE, É PRECISO,MAIS QUE ENVOLVER-SE, É PRECISO COMPROMETER-SE EM " SER A MUDANÇA QUE QUEREMOS NO MUNDO"!!

É necessário, vital e EMERGENCIAL, SENTIR A TERRA, SENTIR-SE E "SER", ANTES DE TER,para que possamos SER,TENDO um mundo mais justo e igualitário,pois a 'BALANÇA" está em desequilíbrio há muito tempo.O EIXO PRINCIPAL deste novo caminhar, parte da BASE ONDE FOMOS PLANTADOS, ONDE NOS PLANTAMOS E ONDE PLANTAREMOS O NOVO AMANHECER!
O TEMPO..NÓS FAZEMOS..A "HORA", É O AQUI E AGORA! Assim sentimos..
Toda nossa SOLIDARIEDADE À TODOS OS QUE SOFRERAM E SOFREM CONSEQUENCIAS DAS INSANIDADES, INCONSEQUÊNCIAS DO "HOMEM DITO CIVILIZADO", que TANTO SOFRE COMO FAZ SOFRER seus semelhantes,TODA VEZ QUE RENEGA " A MÃE TERRA", A CRIAÇÃO.

Iporã Eté
Liana Utinguassú

OBS: As Fotos acima foram tiradas hoje, 11/09/2011, com grupos de Escoteiros,Tambores que Falam, Escultura Mapuche/ Mamellche e visitantes que por lá estiveram de diferentes Grupos,Organizações do Jardinação/Reciclar Banrisul
http://zoobotanica.blogspot.com/2011/03/maquelmes-no-jardinacao.html
(Equipe e Coordenação)Meninas da Morada Jornada da paz(http://www.comunidademoradadapaz.org.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário