sábado, 18 de fevereiro de 2012

Então..."É Carnaval"!! OH! Abre Alas, que As Etnias querem RESPIRAR! As crianças,os Avós, Toda "Gente desta Terra"!!




Desde a Roma Antiga..aos dias de hoje..Realmente,muitos "séculos
e séculos passaram" Porém, (A pergunta que não CALA é:"O que Mudou?")

"Segundo outra corrente de interpretações, o termo “carnaval” significa o “adeus à carne” ou “a carne nada vale” e, por isso mesmo, traz em sua significação a celebração dos prazeres terrenos. Em outras pesquisas, alguns especialistas tentam relacionar as festas carnavalescas com os rituais de adoração aos deuses egípcios Ísis e Osíris",Durante a Idade Moderna, os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos foram incorporados à festa. Com o passar do tempo, as características improvisadas e subversivas do Carnaval foram perdendo espaço para eventos com maior organização e espaços reservados à sua prática. Grande parte da inspiração do nosso carnaval contemporâneo foi trazida com a grande influência que a cultura francesa teve no Brasil, principalmente, no século XIX. (Por Rainer SousaMestre em História).

O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado).

A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.

É neste "gancho"histórico, literário, Ancestral,que aqui pedimos OH! "ABRE ALAS" que queremos passar,OH Abre Alas,para que todos possam RESPIRAR! Oh! ABRE ALAS que pedimos licença ao "Modelo" Social,Político,Econômico, que algema,acorrenta e usufrui da TERRA ,maltratando seus filhos (as) que viveram e vivem para TERRA,com profundo sentimento e consciência de pertencer á esta TERRA,à Criação!
Oh! Abre Alas,passistas,que "passaram aqui,marcando um compasso, com suas Danças Tribais,Indígenas,Negros,caboclos,os mais Antigos que aqui estavam e estarão! Que nas traduções dos "Blocos"nas Avenidas de hoje,"asfaltadas,endurecidas,onde as árvores "mais antigas" estão sendo "coditianamente condenadas ,como nossos Avós,crianças,comunidades inteiras, sendo "exterminadas", ABRAM ALAS!!!Queremos passar, e queremos dizer queos Espíritos de cada um dos Guerreiros e Guerreiras,seguem vivos em cada um de Nós,ontem,hoje e sempre!
Ainda ontem, escutando a narrativa sobre os blocos de carnaval aqui em Porto Alegre/RS, a Escola Imperatriz e Viamão,onde cheguei mais a escutar ..promoviam reflexões à época da Ditadura, relatavam história de Viamão Itapoã ,e os comentarios eram sempre no 'passado"..Onde se reforçava dizendo: "Os Indios que aqui habitavam", os Negros que aqui estavam..
Em todos os comentários prestei muita atenção que seguem falando sempre no 'passado", porém esquecendo que aqui estamos! Aqui estão nossos Pais,Avós, Filhos(as) e pedimos "OH ABRE ALAS",para muitos dos que estão aí..empurrando estes carros "alegóricos", sambando nas avenidas, fizeram e fazem história, e entre idas e vindas de carnavais e carnavalescos..seguem sendo expulsos de suas moradas Sagradas, seguem morrendo com bala perdida, seguem sendo exterminados,,
OH ABRE ALAS! Avenidas, palcos, festas populares! Abram mais que "ALAS",abram consciências que as festas são "boas",lindas, Plumas e paetés brilham,e UM MUNDO DE ILUSÕES se descortina,á cada novo amanhecer,quando olhamos e vemos que as 'ALAS" não foram abertas, mas a Cultura popular,linda,é mostrada nos corpos de tantas belas Mulheres,'Globelezas",entre tantas que surgem a promover alegrias de "Foliões", de "espectadores",porém seguem sendo DESRESPEITADAS,também em seus Direitos, muitas vezes porque "perderam" uma memória Ancestral,e em outras tantas vezes, porque a sociedade e os sistemas vigentes, as excluen ainda "hoje"!
Não somos "contra" carnaval, tampouco as festas, tampouco aos desfiles de belezas nas Avenidas..Tampouco estamos "vendo blocos passarem"..nas Avenidas,mas estamos vivendo dia após dia,"Vidas" de inocentes, serem levadas e a Humanidade segue contribuindo muitas vezes para nutrir este MODELO QUE ESTÁ AÍ! Caótico,e usurpador dos DIREITOS HUMANOS,DIREITOS Á VIDA, DIREITOS!

Neste carnaval,queremos aproveitar para PEDIR UM ABRE ALAS,em prol de todos aqueles(as)Crianças ,Avós,Guerreiros e Guerreiras,deste Brasil,América Latina,do Mundo, que desaparecem,são sequestrados,torturados,queimados em praças desta Vida,onde hoje..ABREM ALAS PARA Sambar..a FESTA POPULAR!Dançando..cada qual dança como sente que deve, onde quer,e as Plumas,os paetés,os "custos" empregados, seguramente poderão, quem sabe..ABRIR ALAS,(ASAS) quem sabe,para voar e fazer realizar sonhos de muitos que ali dançam,choram,dores que poucos querem saber..ou terão contato!não entraremos aqui,no mérito das Plumas,da "Fantasias",mas Não deixamos "passar"..desapercebido,NUNCA,o"Comércio do Espírito,também presente aí..
O Carnaval é 'BACANA"! Como tudo,tem seu lado,"positivo"..não queremos aqui dizer que é RUIM,ou acabar com os prazeres "transferidos de tantos séculos",mas queremos repensar..ter o DIREITO A REPENSAR..Onde a Humanidade vem se apoiando, plantando suas raízes ..e "AS RAÍZES", destas árvores profundas que guardam saberes ancestrais, seguem sendo EXTIRPADAS para que muitos "blocos"possam passar?
Por outro lado..O Carnaval promove também esta REFLEXÃO em suas temáticas,como sempre vemos,nos motivos abordados por cada escola na Avenida.
Mas,queríamos "ABRIR ALAS" mesmo! Para "RESPIRAR", para manter os DIREITOS inclusive de tantas pessoas que estão aí,nas Avenidas,mas que 'amanhã",podem estar sendo expulsos de suas "casas" na periferia,(Não precisamos aqui, relembrar tragica expulsão da Comunidade.Pinheirinho-SP), e expulsões Constantes de Comunidades Indígenas, dos abusos de poder aqui no Brasil e América Latina,onde ainda vigoram "Leis absurdas"(Como Lei Anti Terrorista) e onde a DITADURA MILITAR ainda persegue,algema e tortura,Indígenas que apenas buscam estar em seus territórios,porém estes mesmos territórios fornecem riquezas que alimentam mentes gananciosas por vender, explorar, saquear,extirpar das veias desta TERRA,o máximo que puderem de riquezas em seu solo fértil.."AMADA MÃE "GENTIL"..
Mas é carnaval,então ABRAM ALAS! Queremos passar nestas avenidas e conclamar aos quatro cantos desta Terra, que ESTAMOS VIVOS!
Nossos Antepassados gritam para que façamos este 'NOVO AMANHECER" acontecer,mas não apenas em 6ou sete dias dançando,engordando os bolsos justo daqueles que não cumpriram sua "parte no trato".
Saibamos valorizar este legado Ancestral, saibamos manter VIVAS AS DANÇAS daqueles que foram e seguem sendo colocadosno 'tronco",pisoteados e esquecidos!Quantos são os desaparecidos das "mentes" da Humanidade?Quantos são os que seguem sendo "queimados(as),como crianças de6anos,que tem suas vidas abreviadas por esta estupidez que vem com o PODER,com o TER? Quantas "bocas" foram silenciadas e quanto silêncio diante das injustiças que vimos acontecer e reincidir?
Talvez este "blog"não prime por postar apenas "poesias,flores,paisagens e cenários "bonitos", quase perfeitos..Não podemos..não conseguimos, Não consigo!

Vejo UM NOVO AMANHECER,tenho esperanças de que há um contato "real",de muitas pessoas com este "MUNDO REAL",porém..onde estão ficando os sonhos? Sonhos de muitos que sonharam VER UM NOVO AMANHECER e tiveram que engolir seus gritos no silêncio?
Muitos que passam hoje nas Avenidas onde lhes aplaudem, mas amanhã lhes tocam fora da sociedade, ou lhe abreviam a VIDA!

ABRAM ALAS..ABRAM ALAS..não para que estas pessoas e tantos outros(as)PASSEM..ABRAM ALAS,para que possam realmente,SER, ESTAR,VIVER,COM DIGNIDADE,E DE FORMA JUSTA E CORENTE E QUE "AS VOZES SEJAM ESCUTADAS"!Deixem Falar!!Deixem respirar,Libertadeainda que "tardia"..respeitando os Direitos,cumprindo com os "deveres",sobretudo aqueles deveresmais "antigos"!
Neste dia,creio,TODAS AS ETNIAS,poderão FESTEJAR Não exatamente"neste "formato",mas talvez em um outro,mais condizente com a VERDADE,onde haja RESPEITO aos que vieram ANTES,e que NÃO PASSARÃO,nem passaram,porém imprimiram algo, que está nas raízes mais profundas e ocultas dos nossos Avós..estes mesmos Avós,que muitas vezes vistos como "descartáveis",pela sociedade..
Mas enfim...É CARNAVAL! Já foi Natal,já foi Ano "Novo"..E as festas seguem..e os tempos voam!!Vidas,AR,ÀGUAS,NATUREZA...daqui à pouco entra o calendário do ANO! Será DIA DO Indio,semana..ou seja como seja..Um Formato que "intriga", é desconfortável porque segue "engessado", atado a outros "VALORES" e práticas.
Até quando veremos os 'Blocos passarem"? Até quando vai se COROAR aos mesmos e ofertar "baús de ilusões aos que oferecem suas Vidas por esta TERRA e por seus filhos(as)? Até quando?

Nossos Parabéns á Toda esta Gente que se dedica todo Ano,"indo além do que pode",para fazer esta 'Festa Popular", de verdade a realidade destas pessoas que LUTAM dia após dia, deve ser RECONHECIDA E RESPEITADA!MESMO!Que a População saiba reconhecer estas realidadeseo que realmente significapara muitas destas pessoas,desta Etnias que são também "Homenageadas"em "CARNAVAIS"..e '
C A R N A V A I S ..

Liana Utinguassú

Nenhum comentário:

Postar um comentário