terça-feira, 3 de abril de 2012

Um Chamado (Yvy Reñoi) Do Vale Javari


Agradecemos a Fonte de  Informação: Iltercley  Rodrigues -http://lattes.cnpq.br/1186562121806832 (Parente Etnia Marubo) em Missão  Junto aos  Parentes  do Javari.


4 comentários:

  1. http://Índios




    Situação da saúde indígena no Vale do Javari continua grave e inalterada
    [03/02/2012 14:22]







    Manifesto divulgado esta semana pede providências imediatas do Ministério da Saúde para reverter o quadro de mortes e doenças que assola a população indígena do Vale do Javari, no sudoeste do Estado do Amazonas e sul do Acre, na fronteira do Brasil com o Peru e que já dizimou um terço de sua população.




    O documento é assinado pelo líder Clovis Marubo e relata que a população na região soma de 4.900 indígenas das etnias Mayuruna, Matis, Marubo, Kanamary e Kulina que vivem na segunda maior terra indígena demarcada e homologada em território brasileiro, com 8,5 milhões de hectares. ( Leia o manifesto na íntegra).

    Veja no mapa abaixo a localização da TI Vale do Javari e clique sobre ele para ampliar.



    Entretanto, há anos crescem as denúncias e relatos de mortes e disseminação de doenças que seriam controláveis se houvessem ações de saúde eficazes para preveni-las e combatê-las, caso das hepatites virais, da malária e de doenças sexualmente transmissíveis.

    A situação no Vale do Javari é gravíssima e a busca por soluções para reverter esse quadro dramático de dizimação daquelas populações indígenas motivou a elaboração de um estudo elaborado pelo Centro de Trabalho Indigenista, em parceria com o ISA. Trata-se de diagnóstico completo da situação que traz recomendações e foi validado pelos indígenas da região. O diagnóstico médico-antropológico foi entregue ao titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena por lideranças e representantes do ISA e do CTI, em outubro do ano passado. Na ocasião Alves disse em entrevista ao ISA que a Sesai já conhecia várias das informações contidas no diagnóstico mas que ia ler com atenção. "Várias das recomendações que o relatório aponta já estamos cumprindo em nosso esforço nesse primeiro ano de Sesai. O documento enriquecerá a nossa avaliação, o diagnóstico que já tínhamos. É uma grande contribuição para a política que queremos fazer." (Leia mais).


    www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3496

    ResponderExcluir
  2. http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3489

    De Olho nas Terras Indígenas traz informações organizadas pelo Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA sobre cada uma das 669 Terras Indígenas (TIs) existentes no País. O site é o primeiro passo em direção a uma plataforma digital com a qual indígenas e não indígenas poderão colaborar diretamente.




    O painel de indicadores socioambientais de TIs De Olho nas Terras Indígenas reúne dados comparativos sobre temas como pretensão minerária, direitos territoriais, desmatamento e sociodiversidade, apresentados na forma de mapas, gráficos dinâmicos e rankings. São informações sobre os 238 povos indígenas que vivem em 669 Terras Indígenas, somando uma população de cerca de 560 000 pessoas.
    VALE CONFERIR!

    ResponderExcluir
  3. http://www.socioambiental.org/inst/esp/consulta_previa/

    Consulta Livre, Prévia e Informada na Convenção 169 da OIT

    O direito de os povos indígenas e tribais serem consultados, de forma livre e informada, antes de serem tomadas decisões que possam afetar seus bens ou direitos, ou a chamada obrigação estatal de consulta, foi prevista pela primeira vez, em âmbito internacional, em 1989, quando a Organização Internacional do Trabalho - OIT adotou sua Convenção de número 169. Desde essa época, o chamado direito de consulta prévia tem demonstrado ser uma poderosa ferramenta política na defesa dos direitos desses povos ao redor do mundo, especialmente na América Latina, onde está o maior número de países que já ratificaram e incluíram em sua legislação nacional as disposições da Convenção 169.

    ResponderExcluir
  4. http://www.socioambiental.org/inst/leg/pib.shtm


    Ação Civil Pública
    Meio Ambiente
    Política Agrária
    Política urbana
    Povos Indígenas
    Quilombos

    Na Constituição Federal
    Índios na Constituição Federal Artigos 231, 232, 210 parágrafo 2o, 215 e 216

    ResponderExcluir