sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sensações no Hospital  SãoLucas da  PÚCRS
"Quando Somos sequestrados do Cenário"




Na terça feira dia 14/08/2012,comecei a me sentir "desconfortável",no Albergue Canoas  onde  desenvolvo atividades com frequentadores do Albergue ,dentro do Programa Coopas/Creas Pop e desde então, nao poderia  imaginar que  desencadeariam-se  questões que  iriam requerer de  mim, muita  calma...
Estava sendo sequestrada  do Cenário e  muitas  Perguntas,Respostas, minha "mente", meu coração e meu Espírito, assim estariam SENTINDO...

Dor absurda  no peito, irradiada ao braço "esquerdo" sinalizava  um grito de  meu corpo, que eu negava há  algum tempo..por  NÃO querer  "prender-me a DOR", e  valorizá-la demais ,inclusive por já haver passado outros  episódios  envolvendo saúde e "algumas" dores  (referindo aqui  a dor física, mais especificamente).

Falo aqui ao meu Pai, Otávio(já  falecido, por enfarto).

.... "PAI",posso  fazer  uma idéia do que   sentistes e  do que muitos sentem quando nos vemos  diante de  um quadro destes, onde  você  é  pego meio que no "tranco", sendo sequestrado do cenário em que se  encontra, onde  "algumas"  coisas NÃO  estão "mais ao seu alcance", ou  sua administração(nem falo em controle), falo em administração e  de  repente(Você  deixa de SER "Dono (a) de  SI Mesmo).Quem disse  que  um dia fomos?
 O chão se  abre e  você  percebe perdendo os sentidos  em um hospital,onde  nem sabe  bem  o que é que se  passa, porque você  é  levado  pela  correnteza e ,pelos ventos, e ai  sim, você utiliza  ou nao, alguma bagagem "aparentemente" conquistada, em equilibrio,força, fé em suas  crenças,FÉ  NA MÃE/PAI, Ancestrais,FÉ  ...não importam os nomes, ou formas , mas  em meu caso, foi e é de  vital importância a certeza que NUNCA  estive, nem estarei só e  que  meus  antepassados, ancestrais, (Nhanderu, nosso Pai,Nhandedjara(Mãe),Nhamandu,Tupã..todos  nos  acompanham e  nos  seguram no colo, literalmente!
Ser Mãe ,foi e  e é a  BENÇÃO DIVINA e  meu filho, está  sempre  comigo, e neste dia mais que nunca permanecendo comigo  sendo  o companheiro de  TODAS as  HORAS, o  Amigo, Irmão, 'Até  Pai",mas  sobretudo  o ANJO que me  segurava  e  fazia de  tudo para  resolver a  situação! Faço bem idéia do como te sentistes  meu  querido e Amado Filho! Faço Idéia!

Amo você!! (És  Anjo, és  Sol, és, tudo!)Esta Mãe  aqui, tem mais que Orgulho de  TI!!!
Gabriela Lemos e  tu,me  fizeram muito felizes!  Aliás, aqui reforço  algo:"Ganhei uma filha Tavinho!"Ela sabe  disto e  sabe  o quanto   a carrego no meu coração!Voces  formam um Lindo casal !!
Seguindo com os relatos  deste  dia altamente  significativo , ali estava eu, na emergencia  do Hospital PUCRS, após  ter  ido ao Erneto Dorneles  e  nao ter sido  atendida, porque "por algo" não funcionava neste dia a  Emergência para  Planos  do IPERGS(Instituto de  Previdência do estado RGS).
Na emergência, as  horas  NÃO passavam e  tu meu filho, reunias  mais que todas as  tuas  forças!Sei o que sentias e  ali, Mãe e  filho buscavam serenidade,mas soubestes me dar teu ombro, ali me acolhendo em teu colo, como eu sempre te  acolhi e  sempre estarei para  acolher,como Mãe, amiga, irmã..em tudo que necessites, sabes disto!!Sempre  JUNTOS!
 As   primeiras 24hs na   emergência Hospital São Lucas-PUCRS/RS:

Já passei  por diferentes processos, cirurgicos, ambulatorias, e tantos outros, como muita  gente,porém,o CORAÇÃO, quando grita, é  uma DOR quase insuportável !!
Ali, na sala de emergencia, quando perdi os sentidos, por  um choque de  pressão,segundo a equipe de enfermeiras,te  vi 'PAI" naquele jardim onde  costumávamos estar..sempre e  foi vital o que  senti ,me  despertando novamente para  a  importância de  CUIDAR DE MIM , de  teu Neto  amado,meu filho ali, segurando a mão, segurando  toda uma situação que bem sabemos, PAI, não é  nada  simples!
Ficamos  em uma  sala de  emergência ,sendo atendidos monitorados e  fazendo os exames de  rotina,para cada caso, éramos 6, naquela longa madrugada!
Não posso passar batido por  cada  uma que  ai  conheci e  convivi, percebendo  as  gravidades, os casos  e "casos",e  muitos  pensamentos se  passavam..Começo  por uma  moça de  24 anos, com esclerose multipla (Respeitarei nomes ,apenas  citarei "casos).Esta moça  chegou  sem acompanhante,porém já  a conheciam, e  ela  sendo já  uma paciente  com diagnóstico,seguiu  com medicamentos, e  depois   iria  a  um leito..Coversamos  "pouco", mas  nos sentimos  muito!Percebi seu  cansaço, suas  preocupações, ansiedades..mas  SUA  Tremenda  Força! Nestas  horas, ficam mais que claras  as  bençãos que  cada um recebe, e  o cenário que compõem "cada"  história..
Pensei: ."Puxa! 24  anos  e  com um quadro tão sério!!"Sinto que crianças, jovens,deveriam ser poupados de situações que  lhes  impeçam de  levar suas  vidas em PAZ, de  forma justa e  coerente.Na verdade TODOS  merecemos ter uma vida tranquila,mas me causa  indignação saber que  alguém aos 24  anos, está  sendo limitado(a), ou  até sua  vida  pode ser  abreviada sem se quer ter tempo para  realizar seus "sonhos", mas são  coisas da  vida, de  todos Nós!Assim como acredito que  o SONHAR deve seguir, seja em que circunstância seja...Sempre  seguir sonhando..(Aqui me  dirijo muito à  ti Nahuel, que  tanto  me  ensinas, dentro deste sonhar..entre  grandes outros aprendizados)!!Chaltumay!
Outra pessoa  na emergência Sr. ao meu lado(Crise de  trombose), acompanhado de sua filha, também de 24  anos, que cuidava do seu PAI, com tamanha amorosidade, como meu filho cuidava de  mim..Amizades  foram sendo feitas, ali, naquela sala, e  nós, simplesmente nos acolhiamos em nossas  dores, anisedades, tristezas..e  aos poucos fomos  buscando(ao menos  busquei) gerar  algum beneficio e  começamos a  relaxar na DOR, nas  angustias..Fortalecendo-nos  uns  aos outros,conjuntamente!Lealdade, Solidariedade..Respeito!
.Ali à  minha frente, uma  outra querida pessoa, com complicações  em suas  tres  cirurgias, na região abdominal, e  sua irmã  (muito dedicada-"Gêgê"), ao seu lado, por toda  noite!!!Conversas, trocas de experiências e amenização de  ansiedades..de  tudo!Até  tive   uma seção de  "embelezamento"..onde  a irmã desta  paciente,  uma das  pessoas ali da  emergência, resolveu  que ia fazer uma trança em meu cabelo, e  entre  momentos de  DOR, vinha o PRAZER..Gratidão! Grata Gegê, por  me fazer sentir "melhor"...um pouco,mas  tremendamente  acolhida!
Como se  aprende e  como acontecem  assim, nestas  horas, avanços em muitas  questões internas, externas.
O SER, está  em primeiro LUGAR!O AMOR, A  DEDICAÇÃO, O RESPEITO À  VIDA..
Sabemos que  existem "falhas", mas  em um contexto geral, fomos todos(as) assessorados  em tudo, mesmo  tendo que administrar tempos, esperas, incógnitas, dores,  diferentes  "DORES"..
Um "visitiante que muitos nos fez  rir e  promoveu reflexões com sua Chegada "Tangos e  Tragédias",chega na  madrugada. com pé quebrado e contava  em ALTO E  BOM SOM, que  havia salvo "UMA VIDA", e  por isto havia quebrado pé ,pois,disse ele que  foi  impedir uma briga de  rua  e  acabou se  machucando.(Umanobre  ação, sem dúvida)!Se  bem que ali, muitos  eram os que  buscavam 'Salvar vidas"!!
Começou a  frisar "QUE  NINGUÉM DE  SUA FAMILIA  O QUERIA RECONHECER  E  que não tinha quem o buscasse..talvez  ele reclamasse :" ATENÇÃO!  ESTOU AQUI!POR FAVOR ME "SOCORRAM, OU ACOLHAM!" .Esta foi uma das  leituras  que se  fez  da  situação e  que ele provocou em todos  na sala,um SENTIR,ora  de  "impaciência"entre  risos, lágrimas,angustias e  incertezas...o 'Humor dos opostos"  surgenesta situação..para  dizer: 'Olhemo-nos Todos! E  sintamo-nos...
Muitos cansados com dor, se  molestaram com sua fala alta, e  por seus reclamos..entre  outras  questões, que  "ele expôs"(o que é corajoso).Dizia ele   que  não tinha mais  familia, e  que ninguém queria  lhe oferecer socorro!Reclamava muito!Ali  se  destacava REJEIÇÃO, ABANDONO, mas  porque?Porque aquela pessoa  estava  ali diante de  todos Nós, contando suas  "amarguras"?Como  nós todos reagimos frente a isto, e  como  ele  deve ter  sentido?SentiroMundo sob a ótica  do 'outro"..é umexercício necessário!
Neste episódio, vi muitas  coisas, tracei diversas  interpretações e  claro, AGRADECI MUITO,por infinitas  questões!Sigo,mais que agradecida.

Cada pessoa  com quem estive desde  que  entrei na emergência do Hospital São Lucas -PUCRS,tratei de buscar em mim mesma os  ensinamentos.Estou tendo muitas  REVELAÇÕES, creio que terei mais e mais...
Seguia  cansada por esperar por  um leito..seguia  esperando as  avaliações  do clinico e  depois do cardiologista e  nisto foram-se 24hs voando..mas  ao mesmo tempo,testes de  paciência, perseverança,"FÉ" e  estar  com  meu filho  todo tempo,com certeza foi vital!

Muitas  pessoas  vinham a  integrar-se  ali naquela  sala de  emergência..Era vez de  um senhor  que  entre  todos Nós, estava MUITO, MUITO MAL!
Sua  esposa  o tratava  com carinho, mas  ele brigava  com tudo e todos! A  DOR causa  um grande  desespero! Tudo tem um ANTES, e  não podemos  "Julgar" a  ninguém, pois estariamos  certamente também sendo "JULGADOS SEVERAMENTE!"
Este senhor  acabou sendo levado e  ENTUBADO.Ou seja, nem sei se está  mais  por aqui..porque  sua situação era  de verdade LIMITE!Diabtes, hipertensão, trombose,falencia multipla de  órgãos, DOR, MEDO, RAIVAS,e  só  pude  ver  que  ao amanhecer.."ELE", Já não estava mais...Perguntei  sobre  sua pessoa  e  soube  apenas que  foi levado e  "ENTUBADO"..
Nossa!Sua  familia  nos corredores  choravam, sua mulher, filhos..E  Senti  através  do comportamento que  vi dele e  de seus familiares, que se  tratava de  um Homem "de  comportamento  difícil",mas ao mesmo tempo, "sentia  ...como Todos Nós,  a DOR,a  impotência..e Nestas  horas, não adianta  ir  frontalmente  com a DOR..literalmente, NÃO ADIANTA!TAMPOUCO BRIGAR  COM NINGUÉM, OU COM NÓS MESMOS...

Estava chegando minha hora de  ir  para quarto e  me encontrar  com "mais pessoas"..

Ao chegar no quarto 758A, lá estava ELA! Uma senhorinha "pequena"(Grande  Alma), de  cabelos  cor de  PRATA(LUA)Gisa (88  anos)...Eu  logo que cheguei, agradeci  por  enfim ir  para um leito, mesmo sabendo que  isto significava estar INTERNADA, mesmo  sabendo que o CARDIOLOGISTA E  CLINICO, me  haviam dito, A  SENHORA NÃO VAI SAIR DAQUI ANTES DE  SABERMOS O PORQUE ACONTECEU O QUE ACONTECEU!Mesmo diante deste impacto, eu AGRADECIA!Agradecia porque, NADA É POR ACASO, e  quando a Onda é  grande demais, nos resta saber SURFAR..aguardar..DEIXAR-SE  CUIDAR,,,,

"Gisa -(Avó) me disse: "SEJA BEM VINDA!Eu  estou há 60  dias,entrtei  sem  esta  perspectiva REAL, mas  tirei dois canceres, e  aqui estou! VIVA E  FELIZ!  Vou embora  amanhã e  preciso distriubuir caixas de  Bombons  aos que me cuidaram.."..Só esta frase  já bastava, só seu olhar  já me acolhia..Ali  estava  recebendo o abraço ,o colo de uma Grande  Avó,Mãe! A  ti Gisa, dedico  aqui também minha eterna Gratidão!Respeito!

Mas, Gisa  já estava recebendo alta  ...o que  era justo, e  necessário! Ela  queria voltar, era preciso percorrer  agora os caminhos de volta á  casa e bem amparada por seu sobrinho, e  familiares  queridos!
Pensei..Nem todos tem uma Familia,filhos, ou querm os acolha  ,quem os AME,e isto é também UMA BENÇÃO!

Reencontros  agora com Mãe/filha...Duas pessoas  que  considero mais que marcantes  nesta etapa!

Mãe  e  filha :"Geana e  Roci",voces duas  sabem o que vai em meu coração! Os dias , tardes, noites, conversas  que  parecem ter sido "escritas" há muito tempo e  nos colocam novamente JUNTAS! Tanto  sentimento,e muitas  memórias  que  guardarei sempre  em mim! A  certeza  que Nada é por  acaso, fica  impressa  e  mais que  palavras..SENTIMENTOS  profundos de  "tres Mulheres"..Mães,filha, filhas..porque afinal Rosi, também Nós duas  ,antes de  sermos Mães, fomos e  seremos sempre filhas..Mulheres,e  Mães ..tu Geana,sabes, como Filha,Mulher,Mãe,que és especial!Muito!! Gratidão eterna !!Não quero aqui dissertar estes  dias...creio que  os guardaremos  muito bem guardado..e  saberemos  prosseguir  fazendo destes momentos  "não uma passagem" em nossas  vidas, mas  SIM, um marco que  sinalizou  infinitas mensagens de  AMOR, PAZ, PERSERVERANÇA, RESPEITO, onde  O SER  nos  mostra  que  SOMOS  e  sempre  estaremos  em sintonia desde  Coração e Espírito.


Geana e  Roci-Mãe e Filha (Amigas  e  irmãs de muito tempo!)
Gratidão

Todas as  pessoas  que estiveram, estavam aí, tanto  visitando  como  nos tratando, cada  uma sabe..Minha Familia, Mãe, irmãs, aqui me refiro á  "Vocês"!temos vivenciado muitas  etapas  desde  que  todas nós completamos  os  "ENTA"..50,54,57...E  Tu Mãe, criastes  tres  filhas, quando  aos teus  45  falotou  o PAI e  nós  ainda  estávamos  ali, em fase escolar, necessitando tanto de vocês  dois, em meio há  grandes  mudanças  que cada uma apresentava.És uma Grande  Mulher, Guerreira, Mãe!As  minhas  irmãs, deixo aqui  enorme beijo(Angela, Cintia, minhas  sobrinhas,sobrinhos  netos)) também, e  por me fazerem rir  tanto, em um dia  que  estava me sentindo  tão  desconfortável e  havia  tido tremores e  sensações  que quem está  em Hospital sabe  que não são fáceis, mesmo que  totalmente  lúcida, e movendo-me, tinham reações, dores, e constantes  quimicas  que recebíatodo tempo  que  alteram muito o metabolismo do corpo em todos os seus  níveis e  neste dia  eu havia tido uma crise de  Bacteremia(creio ser assim que se diz).Grata  por me  levarem a  relaxar!Amo Vocês!
Sei que aqui, não  conseguirei citar  todos(as) que  estiveram orando, sentindo, e  enviando  suas  melhores  energias, AGRADEÇO ETERNAMENTE! Familia, Filho, Mãe, irmãs, Amigos(as), "Katia  levando roupas , Leptop,e muito carinho, sempre firme estabelecendo as "Pontes  necessárias"   com dedicação e  resultados!Nossa  Ká, tu sabes  o quanto  fostes e és  IMPRESCINDÍVEL e  sabes  o que vai ao coração desta tua irmã aqui!
Luiza Estrella querida, tua força  sempre  é  Vital a mim! Tânia Kowarick, tua  calma e praticidade..sempre  presentes com Amor!
Napoliana! Rezas, dedicação!  Sempre  presente!Aguyjevete!!!
A voces Amadas  Janice e  Flávio, Fernanda, Mãe, que  trataram da  Gata  Gracinha (a  filhota  ),neste tempo Todo!Nossa!!Melhor  acolhimento impossivel!Gratidão!Impecáveis MÃES, cuidadoras!

"Olhos de  Condor"Artesanato  que  fui elaborando para cada pessoa  com que tive  oportunidade de estar..(Material concedido inicialmente  por Helô Franco e com colaborações  de  Roci, também!



Amiga Helô,sem palavras  para  também te  agradecer  presença  e o "Instrumento que levastes" -Cokar branquinho, que me diz  muito!Uma mensagem dos  nossos  ancestrais, além do material que me possibilitou  exercitar minha mente, orando  em cada um dos  objetos que  tive  oportunidade de  fazer e  deixar  como um "presente carinhoso"  à  cada pessoa com quem pude  ali estar...
A Equipe que nos tratava...Não tenho todos  os nomes, mas  cada um(a) levarei ao Coração!Então ,aqui na pessoa da  Enfermeira  Thais, Vera, do enfermeiro Felipe  que se  apresenta  sempre bem humorado, isto é muito importante,fazendo a gente  rir, rir de  si, sorrindo  para Vida, estas  mensagens  ficaram em mim e  foram  decisivas  em tudo  que ai vivenciei!Reforço  eterna  Gratidão!
Cuidem-se  muito! Não é fácil esta profissão, bem sabemos, e sabemos que  Não somos infalíveis, porém, que dentro da  gente possa  prevalecer o sentir  ao outro, o "SER" e  que possamos sempre  acolhernos, caminhar junto, lado á  lado, em Equipe e com esta visão de  Familia.





Geana...Teu olhar fala mais que  TUDO!





Wentru Nahuel..Orações  constantes  ,empenhando mais que esforços, EU SEI e  agradeço  por tudo que  fazes, fizestes e  segues  ..Aos que  também envolvestes  em apelos e  orações (Wentru Nahuel,Tus  oracsiones  Constantes, empenhando más  que esfuerzos,lo´sé y  agradesco (Chaltumay),por todo lo que haces, hicistes  y sigues  haciendo, a los que tambien envolvistes  en apelos  y oracsiones), y  por  Nunca  Desistir de  los sueños!Mborayhu, Py'aguapy..Há  muito que se  fazer! Aguyjevete!
A  Ti  y  toda  la familia, agradesco por SIEMPRE!
Fui também visitada  por  uma "irmã da  Paróquia Pucrs", irmã Theresinha que  me trouxe  a  linda  imagem da MÃE(Nossa Senhora que está  atrás  na cama  do quarto).Agradeço pelos empenhos  em conseguir  esta imagem!Ela, sem dúvida  acolhe e  transmite muita, muita PAZ!

Tenho  aprendido nesta vida, algumas  lições  muito importantes, que  destacaria  aqui: " A  Impermanência, é  uma delas, porque  tudo esta  sempre  em "movimento", em mudanças  que só dependem também de nós mesmos..porque muitas  vezes  é difícil a Onda, ou a Montanha...ou , em determinados momentos, na mata, temos que parar, olhar ao Sol, refrescar  em uma cascata, ou riacho..para  prosseguir com forças  renovadas..
Aprende-se com tempo..muitas  questões, mas  nutrir  AMOR,Ser amoroso, ser  Leal dentro  dos valores  que  nutrimos, Respeitar  tempos,a  nossa  Natureza, nosso SER ,é  muito importante!Ninguém fará  por nós  isto, somente  "Nós', podemos  saber   como  nos sentimos, porque  cada um Sente de  sua  forma..expressa  de  sua  forma, por que cada  "UM", é  único ,mas ao mesmo tempo SOMOS todos  interligados  e  ajuda  muito  SENTIR O AMOR, CARINHO das  pessoas, da Familia!
Gratidão é  um sentimento que  preservo, nutro e  Respeito!
Gratidão!!


Se  me faltaram nomes  aqui, tenham certeza  que NÃO deixo de  levar cada um ao coração!Pessoal do Albergue/Creas/Coopas  que ligavam sempre,Lama Yeshe(Nelson)  que  me  atendeu lá  na Pucrs,grata surpresa  para mim nos exames  cardíacos, quando eu passava mal na  sala ..A  Sanga presente,o Lama presente..Ancestrais.

As  avós  que encontrei nos exames, Arvelinda!! Linda  Avó que me abraçou  profundamente  na primeira etapa  dos exames  cardiovasculares, Dr.Luiz (Cardiologista)Drs  que me atenderam na emergência atenciosamente..enfim, eu não sei um dia    saberão que  fui grata, mas  igual, assim manifesto!Saúde Paz,e  que  nestes  caminhos  onde  os CORAÇÕES  e  onde  inicialmente  meu CORAÇÃO E  PULMÃO Gritaram, possamos aprender  dentro do que significa realmente a  VIDA das  pessoas,  de  Todas, as  Crianças, Avós, de  Todos!A  Vida é preciosa e  somente  Nós podemos viver..Não há quem Viva por Nós!

Liana Utinguassú
Quero apenas  aqui inserir  um Alerta  que venho percebendo  no SENTIR de  muitos que me escrevem.Não me tomem "mal", porém, muitos me dizem: "Liana Penses  mais em Ti e  ESQUEÇA um pouco os outros"...Como  é isto? Me expliquem como encarar FAMILIA como 'Outros"?Sei que  devemos  cuidar da gente,amar-nos, profundamente,uns  aos  outros,e  tudo mais  que  está  impresso neste ANTES  de  nossas histórias,porém,lhes peço que reflitam bem sobre  ESQUECER  aos "Outros"..Nunca  consegui somente  olhar aos meus"problemas, necessidades",porque  sempre  pensava, sentia,olhava  ao  irmão do lado..e  nisto,buscava gerar  e busco gerar  Benefício sempre, por onde vou..de  alguma forma..Mas,discordo que minha saúde, ou bem-estar, esteja  vinculado a  Deixar o 'Outro de  lado", como se  em um estalar de  dedos ele (es,as) Não existissem, ou fossem descartáveis,DELETÁVEIS, num curto, discurto, que tanto  são aplicáveis neste "universo virtual."
Buscarei  sim, desacelerar um pouco..e  rever aspectos que  sinto  precisam ser revistos porque  nestes  50 anos, 30 dos quais  me dedico  e seguirei vinculada a Terra e  seus filhos(as), as  questões  Indígenas, AS  CRIANÇAS, aos  Avós,nestes  30  anos, as inquietudes  seguem e as resoluções não vêm e poucos são os que  realmente  SE  ENVOLVEM com o "outro"(os)e isto gera  um desequilibrio,que  a Humanidade talvez  deva  rever  em seus critérios,valores e  NO SENTIDO DE  AMOR.Um sentir apenas  que manifesto aqui. Familia para mim,não  está restrita  a  Familia sanguínea, e  justo desta Familia aprendi as  bases do que norteia meu  caráter e valores  que Não abro Mão.E  que a minha 'Loucura seja 'perdoada"(se  assim é)..porque metade de  Mim é  Amor..e a outra..'TAMBÉM"..(Plageando aqui o Oswaldo Montenegro)..vale escutar..
Grata, sempre!









  

3 comentários:

  1. Amiga,eu não sabia que o problema foi tão grave...Meu Deus! Ainda bem que vc conseguiu escapar.
    Sabe eu gostaria muito de estar aí pertinho de vc, minha irmã...e só me restou orar, orar muito e clamar pela sua saúde.
    Bem, nem sei mais o que dizer....não encontro mais palavras....apenas sinto e continuo em preces.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Yonara, estou já "bem".Me recupero já em casa agora, e irei tratar o que tenho com médico, fora do hospital agora.Mas, nada agudo, apenas um ALERTA de origem mais pulmonar que cardíaca.Meu Coração segue FIRME! Grata por tudo.sei que sempre e stás.TE QUERO MUITO BEM!

    ResponderExcluir