quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


Vitória!!! DOU publica Relatório de Identificação e Delimitação de Mbarakay e Pyelito, criando a TI Guarani Kaiowá Iguatemipeguá I




http://noticias.uol.com.br/album/2012/11/05/indios-guaranis-kaiowas-vivem-em-aldeias-superlotadas-no-mato-grosso-do-sul.htm#fotoNav=3




Tania Pacheco
Em despacho datado de ontem, 7 de janeiro de 2013, a Presidente da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo, acolheu e aprovou o  Resumo do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Iguatemipegua I(Mbarakay e Pyelito), de ocupação do grupo indígena Kaiowá, localizada no município de Iguatemi, Estado do Mato Grosso do Sul.
O despacho está publicado no Diário Oficial (DOU) de hoje, 8 de janeiro (secção 1, p.25-29) , seguido do Relatório, de autoria da antropóloga Alexandra Barbosa da Silva, que é um documento ao mesmo tempo técnico e contundente, justo e indignante, científico e revoltante. Aí vai ele na íntegra, retirado apenas o início com números de processos etc e com o texto separado em parágrafos, ao contrário dos blocos ilegíveis do DOU.
O Resumo merece ser lido por tod@s @s brasileir@s dign@s. A equipe coordenada por Alexandra Barbosa da Silva deu nomes aos “donos dos bois” e a seus asseclas e mostrou claramente como os Kaiowá Guarani foram esbulhados ao longo das últimas décadas. Parabéns a ela e à equipe! Parabéns a todas as pessoas que foram execradas (e nos últimos dias perseguidas pelo Facebook) por terem acrescentado “Guarani Kaiowá” aos seus nomes! Parabéns, acima de tudo, aos Guarani Kaiowá! É a primeira de uma série de vitórias e conquistas que têm que acontecer o mais rápido possível! Que vengan!

Fontes desta Matéria:
http://racismoambiental.net.br/?s=Vit%C3%B3ria%21%21%21+DOU+publica+Relat%C3%B3rio+de+Identifica%C3%A7%C3%A3o+e+Delimita%C3%A7%C3%A3o+de+Mbarakay+e+Pyelito%2C+criando+a+TI+Guarani+Kaiow%C3%A1+Iguatemipegu%C3%A1+I
http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress.com/author/uniaocampocidadeefloresta/

Comentários Pessoais:

QUE SEJA ASSIM, SEMPRE, E SE MULTIPLIQUEM, REPLIQUEM, DECISÕES DE RESPEITO AOS DIREITOS DAS CRIANÇAS, DIREITOS INDÍGENAS, DIREITO Á VIDA E PRATICAR SEU MODO DE SER (NHANDEREKÓ) EM SEUS LOCAIS SAGRADOS (TEKOHÁS), SEM MAIS INVASÕES ,VIOLÊNCIAS DE TODOS OS TIPOS(INIMAGINÁVEIS), ABUSOS DE PODER, RETROCESSOS EM PROCESSOS QUE JAMAIS DEVERIAM SER QUESTIONADOS (PORÉM AINDA SÃO E MESMO EM CAUSAS GANHAS, AINDA OS RISCOS PERMANECEM). 


ESTA REGIÃO É DE ALTO GRAU DE PERICULOSIDADE, SEJA  POR TERRA, PELO AR,PELAS  ÁGUAS..ONDE MENOS SE ESPERA, ALGO  VEM COM INTUITO DE  "ELIMINAR", SEJA QUEM SEJA E  NISTO ESTÃO CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS, HOMENS MULHERES,AVÓS..VIDAS!
"A BALA CORRE SOLTA", ENTRE OUTROS RISCOS! 
Sempre reforçamos que HÁ QUE SE CHEGAR A CONSENSOS,DE BASES COERENTES E JUSTAS!

QUE ASSIM SEJA!QUE AS  LEIS SEJAM CUMPRIDAS!  A  CARTA "MAGNA" ,DIREITOS  HUMANOS, INDÍGENAS E  NÃO INDÍGENAS! POR QUE "NEM SEMPRE O QUE SE ESCREVE", SE CUMPRE ,VINDO DO MUNDO DJURUÁ(NÃO INDÍGENA),SÉCULOS MOSTRAM ISTO,INFELIZMENTE  AS  VEIAS  DA AMÉRICA  SEGUEM SENDO MAIS QUE  ABERTAS!(GALEANO  BEM ABORDA).


SEGUIMOS TODOS ATENTOS, FIRMES E MAIS QUE SOLIDÁRIOS!

IPORÃ ETÉ AGUYJEVETE!


Ñande RU imbarete ha hesa renondegui mba evé nokañei -Nosso PAI é forte e diante dos seus olhos nada está oculto




Um comentário:

  1. Quero salientar aqui algo importante: Ainda aprendo a manejar com ferramentas deste Blog, muito embora maneje com o básico na internet, lamento se os formatos aqui deixarem á desejar.
    Agradeço compreensão.
    Quando coloco em Caixa Alta, é porque estou mesmo querendo assim destacar. Sei que o correto, nem sempre literariamente é este procedimento, mas aqui terei que romper com estas "regras".Att Liana U
    tinguassú

    ResponderExcluir