terça-feira, 6 de março de 2012

Doralice, Txai- "Tata"- Mãe, Mulher,Avó- Esposa de Txaremoi Djidjoko-Pai...

(Sempre JUNTO! SEGUIMOS JUNTOS ..)

(Aguyjevete hína ñande ypykuéra, ñande sy, ñande ru.. Hese, ñaime ko'ápe, ha ko'ángaite, upeicharamo, ñande mandu'a va'erã akói hese! )

Todos falam em Dia Internacional da Mulher, e em "muitos" outros Dias, datas comemorativas e outras que NADA se tem á "Comemorar"..Há algum tempo, nesta caminhada que nomeio de "Chamado da Terra", Yvy reñoi..tive grandes Bençãos e sigo tendo,porém, ter sido acolhida,recebida como filha por Djidjokó ,Doralice,em Boracéia, Aldeia Rio Silveira/SP,com certeza é a Benção que marca minha vida de tal forma que não há como expressar aqui em palavras, apenas..

Nossos Pais,Mães, que nos geraram, que nos adotam e igualmente nos assumem desde seus Corações, compartilhando de seus espíritos, de sua sabedoria,de seu "modo de viver", de SER..merecem TODO nosso RESPEITO,DEDICAÇÃO!Quero aqui, reverenciar as Mulheres, Mães,Avós, Indígenas e Não Indígenas,Trabalhadoras do Lar, da terra, nas ruas, praças, campos,em todos os cantos desta Terra, através aqui desta MÃE LINDA,e com certeza, SEU ESPÍRITO, SEU OLHAR, FALA MAIS QUE "MIL PALAVRAS".
Vivo em outro Estado,Porto Alegre/RS e busco ,como posso, ESTAR..Espero ESTAR o mais breve contigo Txai Doralice.Hoje ,sempre, estarei decoração, de espírito,enviando-te minhas melhores energias, MEU AMOR INCONDICIONAL, Eterno, de Ontem,hoje e sempre!

Djidjokó,nos guia lá da TERRA SEM MALES e Nós, aqui vamos caminhando e seguindo estes passos com certeza que Filhos, Netos, Bisnetos,Noras,Genros,Amigos, Parentes, sabem o que sentimos e Logo espero estar te abraçando! SAUDADE ENORME!
Agradeço por ter recebido esta Foto ontem 5/03/2012, de Lucinéia Vieira, amiga que busca sempre estar, de alguma forma, apoiando ajudando a familia Guarani em SP.
Me recordo Mãe,Doralice, de quando cheguei que já sonhava contigo antes de te ver pessoalmente e havia dito ao Papa,Chekevy(Irmão) querido, que eu sonhava com teus longos cabelos negros e contigo fazendo fogo, e caminhando na mata..Tantas coisas passaram,tantas ainda virão e TUA FORTALEZA me inspira, ao mesmo tempo com tua doçura que se encaixa nesta FORTALEZA,mas não deixas de em TEU OLHAR,REGISTRAR TUDO de tua História, de tantos saberes!
Recordo as manhãs com Mbojapé pronto, Tipá, café, que sempre preparavas muito antes de Todos levantarem. Me recordo de nós duas conversando e lavando a s roupas dos Kurumins, varrendo a casinha, brincando com as crianças,comendo fruta,melancia, mamão..Do Mate logo cedo(Ka'á), ..Das rezas dentro da Opy e durante dia, quando saía com nosso Pai, ou para ir no mercadinho ou para ajudar em algo que necessitasse e tu sempre junto!
Me recordo de noites em que tive as maiores bençãos em te escutar como Mãe, Mulher, como uma Filha..que dizes que sou a Filha mais "velha"..mas ainda uma criança quando olho nos teus olhos e com enorme necessidade de estar contigo, deitar em teu colo, e descansar nesta PAZ que passas, neste AMOR que transbordas aos teus filhos,Netos, Bisnetos..e todos(as) que conviveram e convivem contigo!

MÃES, MÃE,não deixo de recordar todo tempo..de tudo que vi evejo em ti, através d e ti..Dentro da Opy, sentadinhas ao lado do Fogo, ou com Takuapu..CANTANDO A UMA SÓ VOZ, mas que VOZ TU TENS MÃE! Que VOZ!! Que alegria foi e é, SER TUA FILHA adotada nesta vida e seguramente de toda uma eternidade, sempre fui tua filha e de Djidjokó, sempre me senti em PAZ(Py'aguapy),em CASA, acolhida como Filha,como Guarani, sem qualquer observação, sobre porque meu cabelo era mais crespo..Djidjokó jamais fez distinção entre filhos(as) e tu também não!

Recordo um dia que fui comprar no mercadinho(onde normalmente ia com Pai Djidjokó ou sózinha e que tu tinhas muita vontade de fazer bolo! Comprei farinha, ovos, açucar..e outras coisinhas e foi o bolo mais gostoso que comi ali, contigo, compartilhando nas manhãs com as criaças,com esta familia que guardo em meu coração! SEMPRE!
Meu Coração, Meu Espírito estão com voces MÃE, ESTOU CONTIGO! ÉS grande Guerreira, MULHER, MÃE, AVÓ, TXAI DORALICE! KUNHÃ TATA..Agradeço por ter também mesmo nome que tu..Estamos JUNTAS !!
TE AMO,

Liana Utinguassú -Tata'endy

Um comentário: