quarta-feira, 31 de outubro de 2012



  

MPF comemora decisão que mantém índios em terra guarani-kaiowá no MS

  
À Funai, a desembargadora determinou que "deve adotar todas as providências no sentido de intensificar os trabalhos e concluir o mais rápido possível o procedimento administrativo de delimitação e demarcação das terras".
"A mobilização das redes sociais foi definitiva para alcançar esse resultado. Provocou uma reação raramente vista por parte do governo quando se trata de direitos indígenas", disse o procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida, que atua em Dourados. A situação dos guarani em Pyelito Kue se tornou assunto em todo o país quando os índios divulgaram uma carta em que se declaravam dispostos a morrer em vez de deixar as terras, assim que foram notificados do despejo pela Justiça Federal do Mato Grosso do Sul.
Para o Ministério Público Federal “afastar a discussão da ocupação tradicional da área em litígio equivale a perpetuar flagrante injustiça cometida contra os indígenas em três fases distintas e sucessivas no tempo. Uma quando se lhes usurpam as terras; outra quando o Estado não providencia, ou demora fazê-lo, ou faz de forma deficiente a revisão dos limites de sua área e quando o Estado-Juiz lhes impede de invocar e demonstrar seu direito ancestral sobre as terras, valendo-se justamente da inércia do próprio Estado”.
Leitura completa desta  Matéria nas  Fontes  abaixo citadas.

http://www.ecoagencia.com.br/?open=noticias&id=VZlSXRlVONlYHZFTX1GdXJFbKVVVB1TP

(http://www.prms.mpf.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/noticias/2011/09/puelito-kue-travessia)

Um comentário:

  1. Não estamos "COMEMORANDO".Estamos cientes de Tudo que seguiu e segue sendo mais que UM ALERTA, tanto nestas regiões como em todo território Nacional e Américas,mostra UM TOTAL DESRESPEITO, Ultrajante ,Injusto, INSANO, praticado secularmente fruto de ganância,poder! Porém, cumpre AQUI, dizer que "Nem tudo está perdido", em função de ter se presenciado "UMA certa UNIÃO" e manifestações da Sociedade,das PESSOAS que se mobilizaram em prol desta causa, da VIDA !
    Porém, também, nos cumpre aqui dizer que TODOS OS ATOS PRATICADOS,CONTRA AS NAÇÕES INDÍGENAS, neste período, e em tantos outros CAPÍTULOS TRÁGICOS desta história Ancestral,(HOLOCAUSTO INDÍGENA) nos remete a ESTARMOS MAIS QUE FIRMES em nossos passos por JAMAIS OMISSÃO,JAMAIS SILÊNCIAR DIANTE DE ATOS INJUSTOS E DE DESRESPEITO Á VIDA! AS VIDAS NÃO VOLTAM! As violencias NÃO se apagam! Muitas vezes, quando aqui venho escrevo,posto ,relato e relato assuntos desta ordem e de outras relacionadas ao SENTIMENTO de mostrar-se PRESENTE, também observo SILENCIOS, e SINTO, profundamente que AINDA Há MUITO QUE SE PERCORRER nesta caminhada DE RESPEITO Á TERRA E AOS SEUS FILHOS(AS) INDÍGENAS ENÃO INDÍGENAS! "Uma certa vez, escutei de um ancião Indígena(Txeramoin)o seguinte: Liana, Filha,Há os que se engajam em UMA BATLHA DESDE SEU INÍCIO E HÁ OS QUE PEGAM BARCO NO MEIO,e nisto não há nada que desabone..digamos...
    Porém, "ATENÇÃO Á AQUELES(AS)que só se apresentam ao "FINAL"...quando TODO UM CAMINHO JÁ TIVER SIDO "PERCORRIDO", quando Muitos(as) vidas já tiverem ido, quando outras tantas ações tenham sido empreendidas e reste GRITOS NO SILÊNCIO..
    Muita Atenção!
    Guardei e guardo estes princípios comigo e Agradeço demais!

    ResponderExcluir