sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Histórias  vivenciadas no Hapikido,
As crianças  sinalizam o CAMINHO
As  Crianças  nos mostram e  me mostram a  Arte de  Viver, de  Respeitar-se de  Amar, simplesmente  SER.União Equilibrio- Energia  vital-RESPEITO
Já recebi  e  espero seguir recebendo  destes  pequeninos muitos  ensinamentos!


Ana  e Saul

Ana e  Saul-faixa  Azul, JÁ!

Aproximadamente  30  dias  retomei práticas  em Artes  Marciais,especificamente Hapikido.
Já  havia  em um passado não muito distante, praticado Kung Fu, Karatê, Capoeira,porém por razões e circunstâncias  que  muitas  vezes  não temos como explicar, fui  forçada a  interromper,mas  nunca  deixei de  me interessar e  seguia praticando  sempre  que podia em  parques, ou mesmo  em minha casa, também TaiChi Chuan, outra prática Milenar. 

Sempre  a  Arte  Marcial esteve  comigo , através de meu Pai que já está na Terra sem Males,porém, até meus dez  anos de idade me  mostrou  o Caminho do Guerreiro(a) Pacífica  que busco  praticar dia dia. Normalmente  as pessoas  associam Arte Marcial a  força, nada  adianta força física  se  não sabemos  equilibrá-la, se  temos  músculos e só  geramos  rigidez  interna  e externa.por isto  aprendo demais  com as  crianças.As observo demais  ,bem como observo tudo  nesta  trilha  sem fim..Quando  se  atinge  a  faixa preta,se  retorna a  branca..é um caminhar eterno, continuo.

Hoje, quero aqui ressaltar  e  agradecer  o que  tem sido  este período  no CETE(Centro de práticas Esportivas),onde o Mestre Itagiba desenvolve  trabalho maravilhoso com crianças, jovens,adultos.
Ao chegar  no Ginásio me  deparei com Ana e  Saul  no vestiário  e ali  começamos  uma  conversa especial  para mim,MUITO!

A Tia de  Ana  buscava  convencê-la  a  vestir  seu  uniforme Kimono, para tirar  fotos.
Eu,visto  Dobok(Preto), porque  são Artes de  escolas  diferentes. O Kimono  de  Judô,Tae Kwon do são brancos, mas vocês não tem  ideia de como é  lindo, gratificante compartilhar   com crianças  no mesmo espaço em que  treinamos.

Mestre Itagiba  destacou  outro dia, que  no Hapikido não tem  idade.Podemos  estar  recebendo ensinamentos  de uma crianças de 7,8, 10,ou até  menos  idade  e  devemos respeitar, porque  "tamanho", idade, não significa que se  sabe mais, ou  menos..Aliás, nada se  sabe!
Quando chego, sempre  encontro  cooperação com os colegas(as),e quando há treinos coletivos, todos treinamos  com todos(as),adulto, jovens, crianças..outro dia  recebi  aulas de um menino(Guerreiro) de  dez anos que me  dizia  para  não ter medo em segurar seu braço. A  Cada  movimento que  treinávamos  eu  abraçava  à  ele  e  ele logo dizia: Não ..não  me abrace agora!Afinal, estamos supostamente  lutando..Eu  sorria  porque  ele me   emocionava  tanto!mas, depois tratei de  entender  que  eu  tinha mesmo que  focar  no treino  e assim o fiz.Foi  FANTÁSTICO!

Hoje   me  encontrei com Ana e Saul, como dizia, no vestiário  e Ana estava   um pouco cansada, não queria vestir  seu  Kimono  e a Tia queria  lhe tirar  fotos  para  enviar a  Mãe de Ana, que estava viajando, pelo que entendi.

Certo momento, sentei-me  frente a Ana  e  disse:  Preciso lhe contar  uma história  Ana..Ela  olhou, atenta, mas ainda não convencida.
Contei que as  fotos   me salvaram em muitas  situações,sobretudo  quando eu era pequenina e  queria  registrar  momentos muito  especias com meu Pai, que lutava  e  havia sido  campeão  em Judô.
Falei  para ela da importância dos registros, que  faziam nossas histórias e nos  ajudariam mais  à frente  a relembrar e  também quem sabe  até, registrar  em um livro  da nossa vida..
Nesta  conversa  daqui e dali, ela  decidiu vestir-se e  foi  então que resolvemos sair  para  aproveitar este momento único e mágico, onde  enfim Ana  descontraiu-se, entrou na dança  com Saul e  ali  ficamos  nós  todos(as)  felizes!

Uma história simples, um dia  comum, mas  para  mim,e creio para as  crianças, Mágico! 
O Hapikido  tem sido  revelador em  muitos  aspectos,bem como  também  um resgate  necessário de toda uma  memória  que sempre  esteve  em mim.
Retornar  a estas práticas  é  uma grande  benção! Agradeço por esta  oportunidade e deixo aqui alguns  registros importantes  para  quem quiser  ir mais á  fundo  no assunto e conhecer  o projeto que Mestre  Itagiba  empreendeu e segue a desenvolver.

Gratidão!

Liana Utinguassú




http://www.marcialshop.com/hapkido.html

Registros
Foto com Luana-Campeã (Faixa  Preta  em Hapikido) Uma  Honra!
Campeonato LatinoAmericano de  Hapikido/Nov/12







Nenhum comentário:

Postar um comentário