domingo, 1 de janeiro de 2012

108hs Pela Paz(2011/2012)Temática "Saúde"


Reencontros Lindos, Ancestrais..No Ceeb, nestas 108hs pela PAZ!!! Naia querida, Não tenho palavras para te AGRADECER!! Um abraço dado de bom Coração, é mais que um abraço é uma BENÇÃO!Ha eveté



108hs pela Paz/2011/12, Fórum Inter-religioso,onde participamos há alguns anos.Neste ano,reencontrando Grandes e queridos Irmãos de caminhada..Nesta fala, Esposa Sacerdotiza(Mãe), Casa do Ketu,religião Afro Brasileira e seu companheiro Luiz Iroque(INAE).Alegria enorme em compartilhar com as mais diversas Culturas, Saberes, visões..sem qualquer impedimento ou imposições de verdades absolutas..Há um PROFUNDO Respeito cada um por sua forma de seguir e praticar sua espiritualidade.ISTO É CULTURA DE PAZ!



‎108hs Pela Paz(Temática Saúde).Nossa Fala no Fórum Inter-Religioso.Gratidão aos Ancestrais, aos avós, ao Lama Querido, a Sanga e Todos (as).Fiquei Gratificada em reencontrá-los!!!GRATIDÃO ETERNA! — em Ceeb Centro de Estudos Budistas-Viamão (Caminho do Meio)*



Querido Lama,Querida Sanga,no Sarau da Virada 2011/2012(Tsog)com Oferendas de Cantos,Dr. Alberto,Tata, Vanessa,Sanga Budista e Amigos presentes.



Bisavô Fogo- Grande Espírito,Conversa com Ancestrais..frente a um Fogo,é sempre Bem Vinda e Necessária.


Lama Padma Samten- Antes da Virada do Ano,Em Práticas e Orações Budistas,para as celebrações desta Passagem.2011/2012.


Oficina sobre ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL(Comida Viva)-Com Dr. Alberto,no CEEB/Centro de Estudos Budistas, Viamão/Ontem,dia 31/12/2010..



No prato acima:O que é servido no TSOG,uma Cerimônia dentro das práticas Budistas/Tibetanas . Não é alimentação básica dos Praticantes..e sim,representa o Mundo Ilusório nesta Roda Samsara, onde temos sempre que ter esta CONSCIÊNCIA e depois separar algumas oferendas daquilo que mais gostamos do que foi servido neste pratinho e devolver para que então seja ofertado as Divindades..É interessante, porque ali no prato temos: Docinhos,Guloseimas,tudo que na verdade é "indispensável"e não alimenta "de fato"..assim vem toda uma leitura do Samsara(Roda desta Vida e suas "Ilusões)...por exemplo.


Neste 108hs pela Paz, no CEEB-Viamão, também tivemos Honra e grande oportunidade em compartilhar com as Crianças da Escolinha Caminho do Meio e esta LINDO Kurumin Miguel, na foto com seu Pai Rodrigo, Amigo de longas caminhadas, estavam nesta oficina onde trabalhamos muito o SONHAR...e Miguel nos presenteou com um SONHO LINDO, uma história que ele,enquanto tocava esta varinha que está em sua Mão...contou-nos sobre UM PEIXE que ele viu e que estava no fundo de um grande Rio de águas 'Limpas"..(Vale SENTIR a profundidade do que as crianças nos colocam e estarmos atentos ao que elas Representam..e que são o NOVO AMANHECER da ("Humanidade)




Liana e Guadalupe na Oficina sobre Alimentos Vivos, com Dr.Alberto no CEEB, tarde de 31/12/2011.Gratidão, Assunto bastante oportuno..Onde ele colocou por exemplo, os malefícios do açucar no organismo e benefícios de se comer alimentos vivos).Também destacou o que vem a ser pessoas que tem uma mente ácida,um comportamento ácido..e toda co-relação com o que se come e hábitos deuma Vida 'saúdável" em todos os níveis..Leitura bastante ANCESTRAL e bem fundamentada em Culturas Tradicionais.

- Aqui na foto, estávamos a quinze minutos antes da entrada do Ano,2012, orando e SENTINDO,no Tsog.



Há alguns anos participamos das 108hs pela Paz,(http://www.cebb.org.br/rs/viamao/653-ano-novo-diferente-108-horas-de-paz),que em um sentir pessoal, é muito mais que UM EVENTO!
Lama Samten e a Sanga, promovem algo que é INDÉDITO e que serve de exemplo a nivel MUNDIAL! É REAL e dentro deste REAL,"Mágico",pois ali se reúnem pessoas de diversas crenças,Culturas, tradições,Filosofias..e unem-se respeitando o Modo de SER de cada um, unem-se em contribuições enriquecedoras, com desprendimento e pensar coletivo, sériamente comprometido.
Há o envolver-se, há o comprometer-se, e encaminhamentos práticos, haja vista a Escolinha Caminho do Meio que acolhe muitas Crianças da Comunidade, Viamão/RS dentro de uma proposta de Consciência da Natureza, preservação, Cultura de Paz..
Todo ano,sempre destino esta época para de alguma forma estar lá, compartilhando..Houve épocas que não pude estar,pois estava na Aldeia e também em viagens que me conduziam também nesta questão pela TERRA e dentro do Universo Indígena, porém sempre visando intercâmbio Multiétnico, porque desta forma contribuimos, creio,para uma Cultura de PAZ.
Neste 108hs, a temática era sobre Saúde,abaixo copiamos um pouco da explicação sobre a passagem deste 2011/2012,dentro do foco SAÚDE/108HS PELA PAZ.

TEXTO CEEB(Centro de Estudos Budistas)

"Vivemos um momento de reflexão sobre o que tem nos levado a perder o processo natural de existência e adoecer cada vez mais. Acreditamos que esta avaliação é urgente para encontrarmos formas concretas e redirecionarmos a nossa vida humana preciosa. O encontro busca construir propostas concretas e exequíveis nos assentamentos humanos, com a implantação de indicadores que colaborem com os gestores públicos e comunidades organizadas. Nestes dias do evento, abordaremos temas como educação para a saúde, práticas em saúde que ajudam no restabelecimento do equilíbrio energético, medicinas antigas, ações públicas preventivas e indicadores de bem estar e saúde.Transversalmente ao encontro realizaremos estudos de casos com conteúdos que podem ser olhados a partir realidades concretas.

São convidados e bem- vindos todos aqueles que pensam e atuam em saúde. No “108 Horas de Paz” será realizado o fórum inter-religioso, em que representantes de diferentes tradições falarão a sua visão de saúde. "


Agradecemos por Reencontrar nestes 108hs todos os que estiveram também na mesma Mesa do Fórum Inter-Religioso de 2008, o que particularmente me chamou muito à atenção.."auspicioso"..Gratificante,Muitas Bençãos!
Compartilhamos fala sobre Saúde, porém focada na Consciência feminina,Ancestral e de buscar manter esta conexão,visto que ainda sevivemuito, uma visão patriarcal".
não se trata de sobreposição ao Homem,mas de Mulheres e Homens trabalharem com esta consciência presente,sabendo que Todos saimos de dentro de uma "Mulher"..A Mulher, tem dentro de si,muitos "niveis" a sentir sobre si mesma e este SENTIR, envolve um histórico de Milhões de anos..porém que está em nossas células,em nosso SER.(Cabe aqui umvideo deuma Avó que jápartiu enos deixou MUITO!(Abuela Margarida)
http://www.youtube.com/watch?v=x5jDj6CbIRY(Vale SENTIR , VER!)http://www.youtube.com/watch?v=OUPnHZBWkmY- São dois videos especiais!!

Cada um(a) vive aspectos deste feminino,seja em momentos da vida, onde uma Mulher entra em sua primeira Lua(Menstrua),e ao longo de sua vida, quando vive a Filha,Vive a Mãe, vive a Avó...e convive com diversas questões e caminhos,dentro dela mesma...
O assunto é bastante complexo e requer sobretudo um VOLTAR-SE para dentro..UM SENTIR-SE..dentro deste SENTIR-SE Escutar ao CORAÇÃO..Compartilhamos o tema SAÚDE,também nos mais diversos níveis: Espirituais,Emocionais,Mentais,Físicos...
Fiquei profundamente feliz em ver que lá estava um Parente Indígena com sua familia, residindo..(Vanessa e Antark-Peru) e percebo mais e mais, o quanto este Intercãmbio Multiétnico proporciona PAZ=Py'aguapy, enriquece à todos nós!
Escutar,sentir,observar, o que vivencia-se nas 108hs pela Paz,é básico para que a Humanidade SINTA-SE "H U M AN I D A DE"..creio.
Gratidão e Vida longa ao Lama e toda Sanga! Gratidão eterna, Respeito profundo aos nossos Avós,Ancestrais e Todos que direta e indiretamentenos permitiram e permitem "Compartilhar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário