quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Nosso Sentir " e Olhar ao FST-Fórum Social Temático em Porto Alegre/RS

Aguyjevete hína ñande ypykuéra, ñande sy, ñande ru.. Hese, ñaime ko'ápe, ha ko'ángaite, upeicharamo, ñande mandu'a va'erã akói hese!




Em Memória de tantos Homens e Mulheres que igualmente por Lutarem pela Terra e para Terra, por Direito á Vida,por não se submeterem ao 'Sistema", por não se venderem ao Sistema Capitalista,também, são mortos!
Cacique Nisio(Guarani Kaiowá), Ainda um Grito Ensurdecedor trancado na Alma de sua familia e toda Comunidade oprimida por este PODER, Ganância e Violência(http://www.istoe.com.br/reportagens/179594_GENOCIDIO+EM+MARCHA)



Em Memória de Todas as Crianças que tiveram e tem seu direito de Viver, Interrompido por este PODER,GANÃNCIA,CAPITALISMO,Leis que só "existem no Papel".


http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/01/25/forum-social-tematico-2012-prioriza-temas-ambientais/
http://www.ecoagencia.com.br/?open=artigo&id===AUWZFWVtGZHNlRaNVTWJVU

Inicialmente,cumpre aqui ressaltar que ao longo de "alguns bons anos",estando para completar meio século de vida,o víés que me trouxe e trás neste mundo, neste tempo e por que não dizer,"outros" tempos..sempre foi e será o Respeito à Mãe Terra, e aos filhos(as) desta Terra.
Assumidamente Indígena Guarani,não estive nem estarei aqui para provar, mas seguir sendo..E dentro disto, quero destacar que até aqui, vivi momentos diversos, cenários Sociais, Políticos, econômicos,que foram me mostrando que de Fóruns em Fóruns, Eventos ,Manifestações,reuniões, atividades que exerci e exerço,dentro desta caminhada pela Terra e para Terra,observando e sentindo, escutando e compartilhando sobre o Tema: "UM OUTRO MUNDO É POSSIVEL",("PAZ"-Py'aguapy)), sobre "Crises" e co-relações destas crises,vinculadas ao Capitalismo,"poder", ganância, enfim..desatinos da Humanidade desrespeito ás Leis,ao Modo de Ser de cada Cultura e Tradição,pude ir tecendo internamente minhas próprias "sensações" e buscando reunir com o que trago dentro de mim com um profundo Respeitar a memória dos Ancestrais, Antepassados e Populações que "estiveram" estão e estarão mais diretamente conectadas com a NATUREZA da "Criação" e aí quero destacar as Nações Indígenas de diferentes Etnias(hoje, aproximadamente, mais de 252),totalizando "aproximadamente" 700 mil indígenas)..Acham muito? O Extermínio foi e segue sendo "avassalador"!!

Percebi e percebo, que enquanto a Humanidade em toda sua "amplitude", não buscar SENTIR, a TERRA como Mãe, como UM SER VIVO, que nos gerou à todos, e enquanto negar o 'Antes" e quem estava aqui,ANTES,e como estão "agora", e como está a TERRA,"agora",fazendo uma profunda e sensível análise dentro de si mesmos,de nada adiantará se "falar" em Sustentabilidade e "querer dar suporte a alguma condição, em algo ou alguém,para um processo ou tarefa existir",para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas ,se a co-relação com esta Terra está inicialmente "abortada",pelo "sentir equivocado dos "seres Humanos"que se auto-sabota,se auto-sequestra para zonas de "comforto", alimentando sempre, á este "sistema" que segue reincidindo nos mesmos "equívocos",em um ponto de vista pessoal.

Neste "Antes", por esta Terra (Yvy),as águas(yy) eram limpas,no ar, podía-se sentir o aroma das flores, da terra fresca, das árvores que cobriam famílias inteiras, abrigando de vendavais,protegendo,interagindo,equilibrando,curando..assim como as plantas,os minerais, os animais,viviam, respiravam e hoje?

Bem sabemos que não se pode retornar "ao passado" tampouco que neste passado não haviam "ajustes" a serem feitos, mas temos que conhecê-lo e analisar-lo profundamente,por que senão estaremos vivendo em uma ilusão de que um "Outro Mundo é possivel". Estaremos nos reunindo em diversos debates,internos e externos,alimentando "egos", nutrindo este "Capitalismo", direta e indiretamente, e ao final,vendo a frustração de que mais um Fórum fomos, mais uma RIO+20,Eco/92, e nada "mudou dentro dos "corações",das mentes,do SENTIR das pessoas com relação á esta Mãe Terra,com esta NATUREZA DIVINDAMENTE PLANEJADA para que aqui nós estivéssemos habitando e respeitando-nos também como irmãos(as),sabendo que somos um espírito vivendo em um corpo "Físico", que contém elementos igualmente como na Natureza,fomos gerados, Mulheres, Homens, à sua imagem e "semelhança" e nos encontramos poluídos,minados ,porém ainda "vivos".A questão é.."Até quando" e em que circunstãncias?

Perdoem se não "doro a pílula",porém esta Crise que está aí,é responsabilidade de cada um,em seu modo de sentir,pensar e agir. Houve uma desmemorização muito grande e uma cegueira que ainda predomina,apesar dos "movimentos" de diversos segmentos sociais, estarem actuando "mais intensamente", mas algo acontece que são ondas que vem e vão..Não há uma constante nestes "entrelaces", nestes compromissos, nestas "responsabilidades" sociais,econômicas ,socio-ambientais..Tanto não há, que o cenário se agrava,e uma realidade que CLAMA por mudança,é que em pleno 2012(tão esperado,tão temido,por diversas "profecias), aqui estamos falando desta 'CRISE CAPITALISTA"!Ao menos se está tomando "contato"..mas será "suficiente"?Claro que não!

O Botão de alerta foi acessado faz "algum tempo" e já passamos do Olho do Furacão,para sentir na pele os Furacões, as catástrofes climáticas, ambientais, sociais,politicas,"Humanas"..

As Nações Indígenas, seguem sendo perseguidas!!O genocídio é um fato que choca,que corroe a Alma, que "não rompe tempos",espaços, mas atravessa estes espaços INVADINDO o modo de SER (Nhanderekó Marangatu),de familias, crianças, jovens, avós, "violentados constantemente" tanto por este sistema Capitalista opressor, quanto pelo silencio e omissão dos "Bons".

Novamente dirão 'alguns":"Os Indígenas perderam suas Almas",se corromperam pelo Capitalismo, também(escutamos isto , bem como escutamos e vemos outros "julgamentos" de extremo desconhecimento do que realmente vem se repetindo há séculos e tem um nome:"O TER A QUALQUER PREÇO",gerando um atropelar seja em projetos de Bilhões,trilhões,seja derrubando árvores nos centro Urbanos e nos Pulmões naturais(matas "virgens por moeda $$$$),vejam mais algumas detalhadas sobre tantos "crimes" que seguem sendo praticados debaixo dos nossos olhos(http://osverdes-ativistas.blogspot.com/).Nos faz bem saber que existem grupos empenhados em denunciar e agir em "proteção" da Terra e dos filhos e filhas desta Terra.

Mas,neste Fórum Social Temático, queremos solicitar "permissão" para uma parada de profundo SENTIR-SE para SENTIR a Terra..mas SENTINDO-SE nesta Relação direta, por isto, nos predispusemos a ESTAR, mais uma de tantas vezes,observando, compartilhando,sentindo junto com as permissões também daqueles que assim se predispuserem neste momento crucial de todos Nós.

O enfoque é a Consciência Feminina e Masculina, a TERRA,A Mulher a Familia,os filhos(as) neste NOVO MUNDO,neste "Novo Amanhecer" que esperamos seja possivel!
Muitos dirão: "Mas..O que tem a ver com FST-Fórum Social Temático, este "TEMA"- Consciência Feminina /Masculina...?

Pedimos apenas que se permitam SENTIR,pois acreditamos humildemente, que este "TEMA" ,está no Bojo de tudo que está aí hoje acontecendo, porque refere-se á relação com esta consciencia e igualmente passa pelo Olhar Indígena, diretamente, enquanto o "horizonte" a orientar a Humanidade em suas bases e leituras do que vem a "SER UM NOVO MUNDO", do porque desta Crise CAPITALISTA que não cessa e seguem exterminando à qualquer preço, Toda uma "CADEIA DE VIDAS", não somente "uma espécie":ESPÉCIE HUMANA. Esta 'Espécie,"Bicho Homem, ou Animal Humano,não está fazendo 'jus", àssuas 'capacidades","racionais",e vem negando aos seus , entre os seus, e o que é "pior"..A QUEM O GEROU!

Estaremos atuantes no Fórum Social Temático, porém,muito antes de "eventos", Fóruns, buscamos SENTIR E ESTAR ..mostrando-nos presentes em cada RESPIRAR desta Terra e escutando,compartilhando, onde nos "permitirem" e onde sobretudo nossos Ancestrais assim nos conduzirem,pois assim busco seguir os sinais e os passos daqueles que por aqui trilharam há mais tempo e que a Humanidade(Capitalismo também) pisoteia sob estes ossos,sob as cinzas de crianças que "não somente hoje" são queimadas,violentadas e nos corpos de homens e mulheres,avós, minados de balas(calibres "desconhecidos"),enforcados ainda sufocados por um sistema de "valores" baseados no TER, sempre TER, custe o que custar e colocando as "responsabilidades" a terceiros em um jogo de empurra onde denominamos "CIVILIZAÇÃO DOS "SEM LEIS",e as Populações Indígenas, Ribeirinhos e tantos outros que só querem VIVER em PAZ, gente desta TERRA,que cuida,planta, e mantém, é severamente "DESRESPEITADA"!

Que "Novo Mundo"..será possivel se não houver este "OLHAR-SE SENTIR-SE? que Economia "Solidária?

Vejamos novamente o significado de 'Economia Solidária" e olhemos o que foi 'antes" o que está e onde estamos indo...:"Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na "valorização do ser humano" e não do capital. Tem base associativista e "cooperativista", e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo "autogerido", tendo como finalidade a "reprodução ampliada da vida". Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de "libertação humana" dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista."...Pois bem..mas,porque se segue "ceifando" as vidas de pessoas que sempre viveram para TERRA?Focamos muito aqui, no Universo Indígena,não negando as tantas injustiças de tantos Povos, Culturas e Tradições, que Respeitamos e nos solidarizamos sempre!
Mas, conclamamos aqui a OLHAREM atentamente,o que vem se sucedendo,sem citar aqui as trágicas ,dolorosas reincidências de Mortes, seja por uma assistencia á saúde precária,seja por "Rota Virus", seja,por àguas extremamente poluidas, seja por bala perdida,por invasões, por Leis Anti-terroristas(na América Latina),seja ...seja...são tantas as ATROCIDADES!

Nos toca "Falar", denunciar também,posicionando-nos e mostrando-nos presentes, mesmo que muitas vezes, inclusive onde menos espararíamos, vem a crítica e o boicote a esta 'fala", mas agradecemos igual e seguimos sendo quem somos..
No caso aqui: Mulher, Mãe,Filha desta Terra -Guarani

Liana Utinguassu

No Fórum FST-Jardim Botãnico dia 27/01/2012,ás 14hs.
No Gasômetro- Fórum Inter-religioso-Com demais Culturas/tradições-Gasômetro dia 28/01/20123 andar-usina do Gasômetro- às 9:00 e dentro do possivel nos demais dias.
liana.rs.lumina@terra.com.br
Dados interessante sobre o FST para informe geral:

http://news.google.com.br/news/more?pq=fst+forum+tem%C3%A1tico+em+porto+alegre&hl=pt&ds=n&cp=34&gs_id=1k&xhr=t&q=FST+Forum+tem%C3%A1tico+em+Porto+alegre&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1024&bih=578&bs=1&wrapid=tljp1327495760812022&um=1&ie=UTF-8&ncl=ddS63ApQ3LNp6wMiQPFWI3qwAEBsM&ei=ePofT8yjNoeqgwfcwsWwDw&sa=X&oi=news_result&ct=more-results&resnum=1&sqi=2&ved=0CCwQqgIwAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário