quinta-feira, 17 de maio de 2012

Socorro... Tartarugas
       


de Pedro Gomes Moreira
                            Venho acompanhando as obras de nossa cidade para os Eventos da Copa do Mundo através da mídia em geral, e vejo que é coisa para inglês ver, pois a realidade não mostra a preocupação dos gerenciadores públicos com a saúde dos cidadãos e com a dos animais.
                           Venho há anos perguntando aos gerenciadores de Porto Alegre o porquê dos canais do DEP e do Arroio do Dilúvio, que vêem provocando uma constante poluição de dejetos químicos e sólidos no nosso rio Guaíba, sem ao menos a colocação de um simples filtro para diminuir os riscos, pois estão matando animais silvestres, peixes, tartarugas e outras espécies, podendo até provocar surtos de viroses de vários tipos, e aumentando também a preocupação da população com a dengue em nossa capital, e até hoje não obtive respostas.
                            Os fatos estão aí para vermos, filmarmos, fotografarmos e analisarmos, somente basta sair dos gabinetes e com roupas de trabalho de campo analisar onde estão as soluções simples e práticas que não geram custos aos cofres públicos, mas que tragam soluções eficazes para uma cidade mais funcional e sadia para os cidadãos que pagam os seus impostos.
                          O socorro as tartarugas que já venho falando há algum tempo, se refere as que estão morrendo por produtos químicos, poluição nas águas e esmagamento por veículos que circulam nas margens do rio Guaíba, e agora até nas avenidas devido ao desmatamento e aterramento de entulhos próximo as margens dos canais.
                          Será que querem acabar com os canais, pois estão desmatando, aterrando, e substituindo a vegetação nativa das proximidades por coqueiros?  Como fica a vida animal que por lá existe?
Pense Nisso!!!
Porto Alegre - 17/05/2012                      



Att
Liana Utinguassú

Boa Tarde,
Se é que se  pode  sentir-se  "bem"  vendo  TANTAS  ATROCIDADES!
Endossamos o apelo  referido  acima ,por  nosso Amigo Pedro e  sua  companheira, incansáveis em  registrar e  solicitar providências frente a  tantas  injustiças !!
O que acreditamos ser   mais que IMPORTANTE é reunir estes  documentos  com algum recurso mais  amplo e entrar  com procedimento Judicial.
Também estamos aqui repassando a  outros canais de  contato.
Postar  apenas, não será suficiente!Solicitamos  retorno  e  que  todos  repassem  em seus canais  de  acesso.Muitas  pessoas  nos repassam pedidos de  socorro, e  Nós mesmos, dentro do que  podemos, repassamos, ´solicitamostambém infinitas  ajudas,providências que  muitas  vezes  sentimos estar  falando sem "eco algum".Acreditamos que muitas pessoas se questionam "lendo nossas postagens  em relação ao Universo indígena,a Terra, aos filhos desta Terra e  todas as  criaturas  que são nossos irmãos como estas  Tartarugas(Carumbé-Em Guarani) e  alguns  já me  perguntaram: "De  que adianta denunciar, manifestar-se...se tudo segue  de mal a pior?"..Pois  é..justo  para  não seguir este  "Trem do "Mal a pior"  e  omitir-nos ,silenciando diante destas  barbaridades, injustiças  ,torturas, etc...etc...é  que  seguiremos  nos manifestando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário