terça-feira, 8 de maio de 2012





Bom Dia,Boa Tarde, Bons  Dias!


Dia  7/05/2012..Uma segunda ensolarada, uma brisa  fresca no ar..Reflexões, ensaios  que  venho buscando  fazer, sempre  que possível aqui neste espaço (blog).
Nunca  tive  a pretensão em me tornar  nada, tampouco Escritora, porém,”ensaio” ,como foi com Livro  “O Chamado da Terra”(Yvy Reñoi)   Publicado em 2008 e  desde então, sigo “ensaiando”  o segundo  Livro..e outros  textos aqui..ali.. Cada pessoa tem seu ritmo diário,com “variações”que  podem nos levar  para cá  e  para lá, dado grau de  necessidade, assim como o “rio” vai  seguindo seus cursos, ora  contornando pedrinhas, pedras maiores, rochas..gravetos, folhas,e   em épocas  atuais de  grande  “poluição” na  Terra que ainda tem que  lidar  com garrafas, sacos plásticos e outras  “cositas” mais, que “quimicamente” são  destrutivas. Mas, vamos    aos  “ensaios”..

“Dia das  Mães”..
Nossa! São  tantos  dias, noites,afinal....,‘Ela”, nos  gerou  por  9  meses...gerou  toda  uma vida,”amamentou”, amamenta  até hoje, não é mesmo?Derrama  seu néctar da  vida  todos os dias, sinaliza  , treme muitas  vezes , derrama  suas  lágrimas (muitas  vezes em silêncio),desarruma-se e  arruma-se, colocando “ordem”  na casa, mas  sempre  vem “um ou outro  que “provoca  uma  “desordem”,ou ignora  sua  “face”.
Cada pessoa  sente e estabelece  sua relação  para  com sua Mãe e  para com a Terra, como  acredita  que  deve, porém, alguns  podem  dizer: ‘Mas, Mãe ,é  aquela  que nos gerou e  a  Terra, é  um “Organismo”  diferente...É  a  natureza  em sua ampla forma, infinitamente “indefinível”,porém, digo aqui que assim como somos “gerados” ,neste ato de  “Amor, entre   Mulher e  Homem e  que a Mulher, “gesta”, embala  em seu ventre,  Mulher/Homem, desta  mesma  forma, a natureza   assim gesta, gera ,embala, cuida, alimenta “sem limites”.
Não  consigo  entender um “Dia  das Mães”, posso até, buscar  “assimilar”  que   a”sociedade” assim tenha  estabelecido, para  sobretudo fomentar “as  vendas”...Mas,sinceramente,lá  bem no fundo da alma..”Quem  acredita”  que se  possa  resumir  Dia das  Mães, ou dos Pais, Amigos, Avós..em  “Uma  data”?
Também não quero parecer  antipática, ou  pretensamente  ter a  “verdade”aqui, mas   me  sinto  em condições  para  compartilhar de  sentimentos muito  profundos  que  como Mulher, Filha, Mãe, vivenciei e  vivencio.
Não  aprecio  manifestar-se  Amor, Gratidão, Respeito, somente  em “um dia”..e  percebo também que muitas  famílias, Mãe, Pais, Filhos, andam “Orfãos” de  sentir..sentir..sentir..
Por isto, hoje, mais que  nunca  e sempre, quero reforçar meu  Sentir...
Como filha, creio que  sempre  recebi  mais que bênçãos dos meus Pais e  de Mães  e  Pais  que  fui ao longo de  alguns anos, abraçando e  também que me  abraçaram, adotando-me  como sua  filha..Como  Mãe,sigo sendo agraciada  com o maior dos “tesouros”, ser Mãe e  caminhar  vendo  este  filho crescendo, galgando  seus degraus , revelando-se especialmente “Lindo”, nesta  trajetória de  vida,alegrando-me  em cada  novo amanhecer..sendo  este Novo amanhecer..
Como Mulher, redescubro-me  à  cada instante, amadurecendo  passos  e compassos, ritmos e  “ritmos”, Amando e  sendo Amada...
Como  filha desta Terra,pulso  com ela, vibro, amanheço, anoiteço, navegando entre  céu e terra, sentindo  cada “gestação”,cada parto, cada manifestação desta  Divina Natureza, Mãe/Pai!
Me  sinto nos lagos,rios, mares,oceanos...Me  sinto  presente em cada  Broto  por desabrochar em flor, me  sinto um grão  de  areia, me sinto..TERRA, FOGO,AR,ÁGUA..e  estremeço com ela, sacudo minha  cabeleira,Danço com a Lua,com Sol. Integro as  Montanhas  como  fortalezas que me ensinam a  ultrapassar,vislumbrando o “Vale” que  nos espera do “outro lado”.. Danço e aprendo a  dança  da  flexibilidade mágica  das taquaras (Taku’apu),Olho  para  as  Araucárias  e  vejo  majestosas  coroas  que  captam  e  transmitem o “saber antigo”..bem  como tantas  anciãs  do Reino vegetal..
Tenho tanto á  agradecer!Ainda muito por  aprender e compartilhar, espero..
Mãe,Mães..Ai..minha Mãe! Quantas seriam aqui as  palavras  para te  agradecer  ,mas  não alcançariam..porque meu AMOR É INFINITO e seguirei  buscando  fazer  o melhor,dentro do que  aqui vim cumprir.
Agradecendo e  reverenciando aqui à  Mãe Terra, á Criação,aos Ancestrais,à todas as  Mães,Mulheres,filhas(os)..Avós..
Felicitações  a quem  SENTE que  Todo Diaé dia de  celebrar  a  VIDA, Agradecer a Mãe, as Mães,aos Pais.

Aguyjevete
Mão,Mães!

EM Todas  as  Tradições,Culturas, formas de  expressão, ALI ÉSTÁS...MÃE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário