quarta-feira, 23 de maio de 2012


Painel da ONU recomenda adoção urgente de uma nova economia


As recomendações do Painel O documento faz 56 recomendações divididas em três pilares, que são:

- Empoderando pessoas para fazer escolhas sustentáveis. A ONU sugere que governos, empresas, sindicatos, associações, ONGs, investidores e doadores destinem recursos e esforços intelectuais para projetos que estejam vinculados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, principalmente aqueles relativos à erradicação da pobreza, à equidade de gênero e à diminuição das igualdades; também recomenda o respeito aos direitos humanos, principalmente o direito de participar diretamente de governos. Outro ponto importante deste pilar é a solicitação da ONU para que os países constituam um fundo internacional para a educação, como meio de lutar contra o analfabetismo e dar oportunidades mais equânimes a todos os seres humanos, pelo nivelamento “para cima” da escolaridade.

- Economia sustentável. A ONU sugere o estabelecimento de indicadores que sinalizem ao mercado, aos consumidores, aos órgãos públicos e às empresas que a sustentabilidade é valorizada. Para a ONU, as universidades e organizações internacionais deveriam elaborar critérios de sustentabilidade de curto, médio e longo prazo para orientar a exploração, a aquisição e o uso de recursos naturais. Essas instituições também deveriam estimular a adoção de compromissos voluntários em prol da sustentabilidade em todos os setores da sociedade. E as empresas deveriam alinhar suas práticas com os melhores padrões já utilizados pelo mercado.

- Fortalecendo a governança institucional. Como base para o desenvolvimento sustentável, os governos deveriam usar a lei para assegurar os direitos dos cidadãos, combater a corrupção e ampliar a participação das pessoas nas decisões governamentais, principalmente a dos jovens, que são os governantes do futuro. O relatório ressalta que sem democracia não há sustentabilidade e sem participação política da cidadania não há regime democrático

Fontes  sobre  o Assunto:

Pessoalmente,já expusemos  abaixo, em outras  análises, uma abordagem pessoal do Assunto.
Que  Realmente se  possa  SENTIR,o que vem a SER ESPÍRITO SUSTENTÁVEL, porque  enquanto a  Humanidade,Sociedade, Seres  "Humanos"  não  conectarem certas  "vias" de  acesso  com a NATUREZA e  com seus Ancestrais..em meu ponto de vista, se  seguirá  "incorrendo  no modelo viciado que está aí".
Att
Liana Utinguassu



Vale  REVER, SENTIR..


 

Um comentário:

  1. Segue-se utilizando um palavreado que "esta decadente"..DES-ENVOLVIMENTO...
    1)O "ANTES"...deve ser SENTIDO, RESPEITADO E TODOS DEVEM ENVOLVER-SE COM ESTE ANTES...O ANTES?
    ESTÁ EM RETOMAR O CONTATO DE "ESPIRITO COM O "ESPÍRITO" DA NATUREZA, QUE FALA, QUE ESPERNEIA, QUE ALIMENTA, QUE ENSINA,QUE "SUSTENTA", MAS SEGUE SENDO VISTA COMO "MERCADORIA"...Mas a RIO+20 , DEBATERÁ, DEBATERÁ, DEBATERÁ..com Muitos PHDS , pessoas Respeitaveis, com certeza,mas..."FICAMOS COM A PUREZA E A RESPOSTA SIMPLES, HUMILDE,DOS NOSSOS ANCESTRAIS, AVÓS, E DAS CRIANÇAS" KRINGUÉS(ANJOS DE UM NOVO AMANHECER"..OJALÁ SE POSSA TER ESTE NOVO AMANHECER!

    ResponderExcluir