quarta-feira, 1 de maio de 2013


Cruzando Tradições, Culturas

Hoje: CAPOEIRA DE ANGOLA E A "CAPOEIRA  GUARANI"






Ontem, 30 de  Abril, estivemos  visitando a  Escola de  capoeira de Angola AFRICANAMENTE, Mestre  Guto-
http://caracteristicasdacapoeiraangola.blogspot.com.br/  e aqui gostariamos de destacar  inicialmenteenorme gratidão ao Pirata( Rodrigo,do Africanamente, que nos levou para uma aula  em familia  e ao Mestre  Guto por nos acolher tão generosamente.

Grande PRESENTE ,Chuvas de Bençãos  que recebi!!








Antes  de  cruzarmos algumas  informações  aqui,cumpre-nos  destacar o porque  estivemos por lá  e  o ANTES  de toda  esta  trilha em buscas sempre de UNIÃO, Multiétnica,Multicultural  com Respeito Ancestral,Antepassados, Avós, Crianças  (Kringués) .



Sempre  busco refletir sobre  que "herança estamos deixando"  às  crianças? 




Nossos filhos(as)nos observam, seguem nossos passos, seguem os passos daqueles que trilharam "antes", também os  mais antigos, os  AVÓS  que são Sagrados  e preciosos!

Nas  culturas  Tradicionais, Indígenas,Africanas, etantas  outras  que respeitamos, o  que  importam não  são "ascoisas", massim aspessoas, o SER HUMANO  a Familia.

Ao chegar no Africanamente, ontem á  tardinha,sentamos logo na cozinha  e fomos compartilhar de um café em familia, com direito abolo de chocolate, pão, café..Fala suave, doce, serena..



Aos poucos  iam lá chegando os alunos do Mestre  Guto e  o Pirata,amigo, irmão Rodrigo, também me  mostrava a casa com todo seu registro  ancestral.

Não apenas uma  "academia", mas  uma  MORADA ANCESTRAL.
Logo após  o café, fomos todos nos preparando para a prática  de Jogar Capoeira !
Cumpre reforçar  que  anteriormente, há muitos anos atrás, estive com Mestre Monsueto(um dos precursores  da  capoeira de Angola aqui no SUL,uma "singela experiência", porém, as  vezes,por circunstâncias da vida temos que "interromper" para retomar mais á  frente,sem jamais esquecer quem fomos,somos e o que buscamos SER.





Aqui estamos, neste mais que intercâmbio Etnico-Cultural. estamos de  Corações e  espíritos embuidos  de algo maior..muito maior, porque  trata-se de  Um Novo Mundo, Uma Nova etapa, Um Novo florescer!
Agradecimento Mestre Guto, Familia Africanamente, Rodrigo(Pirata).




Aguyjevete hína ñande ypykuéra, ñande sy, ñande ru.. Hese, ñaime ko'ápe, ha ko'ángaite, upeicharamo, ñande mandu'a va'erã akói hese! (Estou agradecendo muito aos nossos ancestrais, nossa mãe, nosso pai... É por causa deles que estamos aqui!)

Um pouco sobre a  Capoeira Guarani  e a Capoeira de  Angola.
Visitem os blogs,falem conosco, NOS  ENCONTREMOS MAIS e MAIS para  compartilharmos  destas  danças!
Liana Utinguassu
















Os guaranis são iniciados na Xondaro — que ora ele identifica como dança e ora como exercício guerreiro — desde pequenos. E que o objetivo é desenvolver o equilíbrio do corpo e a saúde.

Explicou que o principal treinamento “hoje em dia” envolve o ato de desviar-se 

(Obs: não esclareceu se antigamente o método centrava-se em outro ato). A antropóloga Deise Lucy Montardo pôde assistir a alguns desses treinos nas aldeias que visitou para elaborar sua tese de pós-graduação na USP, 

Através do mbaraka: música e xamanismo guarani.“No ritual observa-se um comportamento que remete, de nosso ponto de vista, à noção de artes marciais. Um dos treinamentos mais significativos efetuados nos rituais guaranis é o aprender a ‘desviar-se’ em danças/lutas. O comportamento de não se contrapor, característico dos Guarani, é trabalhado corporalmente”, relatou ela.


Popyguá falou também da grande utilidade e eficiência da técnica no que se refere ao aprimoramento dos sentidos, da agilidade, do senso de direção — extremamente necessários para a vida na mata. Disse que o reflexo do guerreiro possibilitava a ele agarrar flechas no ar. Referiu-se também ao fato de que os praticantes da Xondaro são guardiões das aldeias e também dos rituais xamânicos, agindo como uma espécie de soldados da chamada casa de reza, bem como assistentes dos pajés.
IntroduçãoApós mais de quatrocentos anos de perseguição e proibições, o jogo da capoeira angola chega aos nossos dias, com um conteúdo artístico, filosófico, cultural e social, que o tornam uma das mais importantes manifestações de nosso povo, sendo conhecido e praticado em todo o mundo.
Capoeira AngolaÉ uma arte que integra corpo, mente e espírito, a sua prática é realizada em grupo e está presente numa roda de capoeira angola um conjunto de expressões que incluem luta, dança, ancestralidade, música, teatro, filosofia, espiritualidade, brincadeira e jogo.
A capoeira angola preserva uma série de valores tradicionais africanos, que orientam o comportamento das pessoas participantes, tanto individuais como coletivamente, fortificando a identidade e a responsabilidade de cada um com o papel de resistência, libertação e transformação social que fazem parte dos princípios formadores desta arte.

Origens da Capoeira AngolaO tráfico de escravos através do Atlântico foi um dos grandes empreendimentos comerciais e culturais que marcaram a formação do mundo moderno e a criação de um sistema econômico mundial (início da globalização). A participação brasileira nesta trágica aventura é estimada em 40% dos 15 milhões ou mais de homens e mulheres arrancados de suas terras.
Pouco pode se afirmar à cerca da origem da capoeira, devido à falta de documentação. Porém, tudo começa na mãe África, continente originário dos primeiros homens que se espalharam pelo mundo, gerando todos os povos. Através da tradição oral e de raros registros, sabe-se que foram os africanos escravizados, aqui no Brasil, que desenvolveram essa arte e algumas versões são normalmente bastante aceitas no meio capoeirístico.


Acredita-se “ser a Capoeira de origem africana, mais precisamente da Ilha de Lubango, na aldeia dos MUCOPES, localizada no sul de Angola. (...) Na época do acasalamento das zebras, os machos, a fim de ganharem a atenção das fêmeas, travavam violento combate. Daí os jovens guerreiros mucopes passarem a imitar alguns passos desse ritual, que denominaram de N’GOLO”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário