terça-feira, 21 de maio de 2013





Importante que  se  Destaque
da  Vital Importância  deste Projeto e todos os que   foram plantados, estão sendo dentro deste  intercâmbio Multiétnico, Respeitando o modo de SER
(Nhanderekó Marangatu), da  Nação Guarani.







Algumas fotos aqui, reunimos também de outros  momentos que  acreditamos igualmente  endossam nossa Alegria! Respeito  á Todas as Comunidades,Tekohas e  Todos os  Parentes

Foto Aty Guassu



Vibramos todas as  vezes em que  vemos  chegar  á  Sociedade, maior  informação, intercâmbio  Multicultural, Multiétnico, Indígena e  Não Indígena, pois  igualmente  assim buscamos  fortalecer-nos  juntos como as  brasas de um mesmo FOGO!

Muitas pessoas  não fazem  ideia "real"  do quanto se empreende  nestes  caminhos!
Alguns projetos  custam á  sair, custam  realmente à acontecer  e  nosso Coração aperta, mas  NÃO DESISTE! sabemos que  assim como as borboletas, como beija-flor, fomos  seguindo de Flor em"flor.."

Por isto aqui queremos  destacar  com apreço, admiração,passos  desta  caminhada  com honras e méritos aqui, aos  Parentes Mbyá, cacique Vherá Poty,e toda Comunidade!
Aos  Avós,ás Crianças,as Mulheres,toda família Guarani.Aos apoiadores que  empreenderam  esforços  e seguem  a empreender, em especial a Danilo Christidis (Fotógrafo).

Tecemos ,sonhamos, plantamos e  vamos  vendo aos poucos, como  Nhanderu mostra, como Nhanderu quer, cada  ação sendo  realizada..

O projeto que aqui destacamos , foi plantado desde 2008(como contam no site), e hoje  em 2013, começa a sair  do sonho,para  virara realidade!

Parabéns  aos que  Não Desistem! Como Nós por aqui, igualmente  jamais desistiremos! Não somente  dos projetos, mas  de todo este  CAMINHAR,deste  Peabiru..que  é que  Um Novo Amanhecer Floresça ,ás  Crianças (Kringués) à todos(as)!



É  preciso mais que querer!

Uma ocasião  escutei de meu Pai adotivo, Djidjokó, Txeramoida Tekoha Rio Silveira/SP e nossa Mãe, Txai Doralice-Kunhã Tata'endy, á  beira  do fogo, dentro da  Opy..muitas  palavras  e silêncios reveladores  e  um destes  foi: "Você  jamais desiste!"

É  Verdade  e  aos poucos, vemos igualmente  florescer de  muitos lados, muitas  Flores, sonhos, sonhados por nós,sonhados  coletivamente e  sendo realizados   cada qual  em seu tempo, por  vias  diversas,pois  muitos são os caminhos e o CORAÇÃO  é nosso Guia!

Trabalha-se em sintonia com CORAÇÃO e Espírito e ACREDITAMOS!

Hoje,aqui destacamos a  história deste Projeto  que  PARABENIZAMOS!!

Abaixo colocamos o site  para que  visitem e desfrutem!!!

Aguyjevete hína ñande ypykuéra, ñande sy, ñande ru.. Hese, ñaime ko'ápe, ha ko'ángaite, upeicharamo, ñande mandu'a va'erã akói hese! (Estou agradecendo muito aos nossos ancestrais, nossa mãe, nosso pai... É por causa deles que estamos aqui!!













O PROJETO


O projeto irá produzir um livro de fotos a partir de um ensaio fotográfico de aspectos do cotidiano, territorialidade, arte e cosmologia dos Guarani-Mbyá no Rio Grande do Sul, 
a partir de uma relação de aprendizagens mútuas entre os fotógrafos [não-indígena] Danilo Christidis e [indígena] Vherá Poty Benites da Silva. 
Esse processo visa à construção de vivências e práticas mais simétricas e respeitosas da sociedade civil com os povos originários que aqui vivem, seus coletivos e ambientes de vida.


Um comentário:

  1. "A coisa mais bonita que temos dentro de nós mesmos é a dignidade. Mesmo se está maltratada. Mas não há dor ou tristeza que o vento ou o mar não apaguem. E o mais puro ensinamento dos anciãos, parte da sabedoria, da verdade e do amor. Bonito é florir no meio de ensinamentos impostos pelo poder. Bonito é florir no meio do ódio, da inveja, da mentira ou do lixo da sociedade. Bonito é sorrir ou amar quando uma cachoeira de lágrimas nos cobre a alma! Bonito é poder dizer sim e avançar. Bonito é construir e abrir as portas a partir do nada. Bonito é renascer todos os dias."

    ResponderExcluir