sábado, 17 de novembro de 2012



"Holocausto de que se  Fala"...Holocausto que se  "SENTE"...

Aqui, aquela Frase : "Tudo PASSA"  NÃO Encontra  Eco e  as marcas  do Ontem, do  Hoje e  do  "Amanhã"  não há  como se  APAGAR!
.

Faixa de  GAZA..Terror Holocausto, Ontem, Hoje, ...




Por Liana Utinguassú

Fontes  de pesquisas: 
http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005143
http://atarde.uol.com.br/mundo/materias/1467755-manifestacoes-em-paris-e-londres-contra-ataques-a-gaza


Ao longo de  50  anos, vivenciei  direta  ou indiretamente  situações  onde  fui  tomando "contato"  com    diferentes  registros  histórico-culturais que  marcaram  mais que "épocas"..
Com RESPEITO, aqui  ressaltamos  aspectos básicos  para que se  "entenda"  o  porque  deste  texto, "hoje"  aqui.

Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, acreditavam que os alemães eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à auto-intitulada comunidade racial alemã.
Durante o Holocausto as autoridades alemãs também destruíram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores": os ciganos, os deficientes físicos e mentais, e eslavos (poloneses, russos e de outros países do leste europeu). Outros grupos eram perseguidos por seu comportamento político, ideológico ou comportamental, tais como os comunistas, os socialistas, as Testemunhas de Jeová e os homossexuais.

Vocês estão "acompanhando"estes relatos? 
Façamos  uma  "pausa"...reflitamos..como se  sentiram estas  pessoas, como se sentem hoje? Talvez, "alguns de vocês" tenham presenciado  familiares  viverem  estas  épocas, ou vocês  mesmos tenham vivenciado  e  muitos(as)  ainda  guardem  silêncio por  não terem "condições"  de  reviver  estes  tempos...
Mas, será  que  o Holocausto  passou?

Após o Holocausto muitos sobreviventes encontraram abrigo nos campos para deslocados de guerra (DP) administrados pelos poderes Aliados. Entre 1948 e 1951, cerca de 700.000 sobreviventes emigraram da Europa para Israel. Muitos outros judeus deslocados de guerra emigraram para os Estados Unidos e para outras nações, tais como o Brasil. O último campo para deslocados de guerra foi fechado em 1957. Os crimes cometidos durante o Holocausto devastaram a maiorias das comunidades judaicas da Europa, eliminando totalmente centenas destas comunidades centenárias.


Neste dia 20 de novembro, mais de 250 municípios brasileiros comemoram oficialmente o “Dia da Consciência Negra”. Pretende-se com isso consolidar o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira, bem como incluir nos currículos escolares termos como: história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Tudo conforme quer almejar a lei 10.639/2003.
A insurreição contra a escravidão teve seu principal marco histórico não com a Lei Áurea, instituída hipocritamente pela princesa da casa monárquica brasileira, mas sim pela morte do primeiro negro a liderar uma revolta da população negra, Zumbi de Palmares.
Este Holocausto Negro iniciou-se com a vinda dos negros da África, que foram vendidos e negociados como mercadorias descartáveis, para o cultivo da terra, escravizados, espancados, marcados a ferro em brasa, assassinados, vítimas de açoite e outros atos de violência.
Os navios negreiros trouxeram pelo menos 13 milhões de pessoas da África para as Américas, na maior deportação da história mundial. Seu martírio começou no ano 1492, ano da chegada (e não descoberta) de Cristóvão Colombo às Américas. Neste final do século XV, a Espanha vivia uma época de grande prosperidade comercial e também de grande conturbação social. No mesmo ano de 1492, os reis católicos da Espanha, Isabel e Fernando, davam aos judeus a escolha entre a conversão, a morte ou o exílio.
(http://inacreditavel.com.br/wp/o-holocausto-negro/
"Os escravos nunca foram inimigos de alguém. 
Este genocídio também não era parte de uma guerra. Os escravos eram somente mercadorias"


Holocausto Negro:

Três rolos de fumo bastavam para pagar um negro forçudo” *
http://unecombateaoracismo.blogspot.com.br/2011/03/racismo-continua-barrando-crianca-negra.html
Na Segunda Grande Guerra Mundial, a perseguição e o extermínio dos ciganos, o holocausto nazista, cerca de 600.000 ciganos foram mortos em campos de concentração principalmente em Auschitz e Birkenau, além disso, havia 165 campos de trabalhos forçados.

Hitler e sua inspiração em Richard Wagner, compositor ultranacionalista, artista e político influente que pregava o anti-semitismo que unia a vida e a arte para a construção de um ideal de Estado Novo. Modelando-se na antiguidade, interligando arte, política e saúde. Hitler começa sua propaganda nazista, com uma espécie de maquiagem mental para o povo alemão, “arte é a saúde do espelho racial” esse era o slogan, devemos pensar no nazismo também como forma sociológica.

Judeus-------------------------------------6.000.000
Ciganos--------------------------------------600.000
Deficientes-----------------------------------200.000
Homossexuais-------------------------------100.000
Socialistas-------------------------------------50.000
Testemunhas de Jeová----------------------50.000

Os cabelos de ciganos, judeus eram raspados para confecção de meias e cordas para navios, suas famílias separadas, filhos longe das mães, marcados como animais em cativeiro, na campanha nazista Judeus e Ciganos contaminando toda a Europa, isto fora divulgado pela imprensa de Hitler em 1933. Em 17 de Outubro de 1939 Heydrich, sob o comando de Hitler proíbe os ciganos de abandonarem seus acampamentos, fora logo após feito um recenseamento e conduzidos a campos de concentração. Dachau foi um dos primeiros campos a recebê-los, sofreram duras medidas disciplinares eram elementos que para os nazistas não poderiam fazer parte da sociedade, um slogan de 1941 diz:

“ Depois dos Judeus, os Ciganos”

“(...) Nos campos de Dachau e Buchenwald, ciganas tomavam água salgada. O objetivo era avaliar quanto tempo conseguiam viver sob semelhante dieta. A esterilização foi largamente praticada, tanto em homens como em mulheres. Os detentos também foram objeto de estudos ditos antropológicos(...)”

Em 1945, termina a carnificina evitável da Segunda Guerra Mundial.

Os ciganos lamentam, por não participarem do processo de Julgamento de Nuremberg, não houve testemunhas ciganas, nenhum fora convidado para depor, dar seu testemunho.


A pioneira nos estudos relacionados ao holocausto Cigano, foi Myriam Novitch, historiadora do Instituto Yad Vasem, no Brasil eu Rodrigo Gevegir elaborou esta linha de pesquisa como pioneiro.


O primeiro congresso cigano, fora realizado na Iuguslávia, em 1971, onde fora criada a bandeira cigana. O segundo congresso fora em Genebra afirmando a origem indiana para os ciganos.







Holocausto Indígena

Crianças(Kringues-Anjos Guarani Kaiowas)
Holocausto de  Ontem, Hoje ...

http://militanciaviva.blogspot.com.br/2012/04/holocausto-indigena-cerca-de-2-mil.html
Antes ainda do regime militar, bem sabemos, muitas  foram as  atrocidades, os  enganos,as  violências, estupros, todo tipo de barbárie a que estiveram submetidos os  "Indígenas"  nesta Terra!
Aqui  citaremos  "alguns registros",porque em "números", mais de  6 milhões de Indígenas  foram "varridos"  da  face desta  Terra.Isto,não entrando  nos  dados  Norte Americanos.Façamos  uma  "ideia"..
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/guerra-guaranitica/
""Em princípios de 1753 os índios começaram a dificultar os trabalhos de definição da fronteira. Em resposta a coroa portuguesa envia tropas contra os nativos e a guerra eclode no ano seguinte. Os castelhanos vindos pela Argentina e Uruguai avançam pelo Sul e os lusitanos mandados do Rio de Janeiro atacam pelo Rio Jacuí. Os dois exércitos se juntam na fronteira do Uruguai iniciando a batalha. Durante dois anos travou-se uma sangrenta luta: índios foram esquartejados, mulheres violentadas por ambas às tropas e crianças monstruosamente assassinadas. Em maio de 1756 chega ao fim à oposição guarani, com um saldo de mais de 1.500 indígenas mortos, a ação foi travada na cidade de Caiboaté Grande onde hoje se encontra a cidade de São Gabriel.  Existe ainda nesse lugar um monumento em tributo as vidas ceifadas na guerrilha, trata-se de uma cruz de madeira com cinco metros de altura que fora erguida pelos padres jesuítas logo após o massacre." Sepé Tiaraju, Grande  Guerreiro  Guarani é morto!
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sep%C3%A9_Tiaraju)


GUERRA DO PARAGUAI: PAÍS RECORDA O ASSASSINATO DE 4 MIL CRIANÇAS PAÎ TAVY TERÃ (GUARANIS KAIOWÁ DO LADO DO PARAGUAI)

VIA :Heitor Karai Awá-Ruvixá Gonçalves
Durante a guerra Duque de Caxias fez a mesma coisa que seu inimigo paraguaio, colocou a frente do exército brasileiro, Guaranis Kaiowá e Terenas! Só que os do lado de Solano Lopes eram os índios Paî Tavy Terã, os mesmos Guaranis Kaiowá, assim chamados no Paraguai! Jamais os Guarani Kaiowá de ambos os lados matariam seus irmãos numa Guerra Cretina! Tanto de um lado como de outro os Guarani Kaiowá desertores foram enforcados!
Dá pra ter uma idéia de como meu Povo sofreu na mão de brancos tão ignorantes.
GUERRA DO PARAGUAI: PAÍS RECORDA O ASSASSINATO DE 4 MIL CRIANÇAS PAÎ TAVY TERÃ (GUARANIS KAIOWÁ DO LADO DO PARAGUAI).
UMA HISTÓRIA VERÍDICA ENTRE O PARAGUAIO ALUCINADO, FRANCISCO SOLANO LOPES E O PERVERSO PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO,DE DUQUE DE CAXIAS!
Episódio ocorrido em 16 de agosto de 1869 foi dos mais sangrentos da guerra da Tríplice Aliança, que 
 envolveu Brasil, Argentina e Uruguai
Por: Vanessa Ramos, da Rede Brasil Atual

O que  queremos  com estes  "registros? 
Muitas pessoas me  questionam sobre   o que  acontece em  relação aos Indígenas "hoje". Se  ainda  sofrem , se são perseguidos, onde  estão...enfim, há perguntas  para todos os gêneros e  graus de "envolvimento"..
Como abordo frequentemente  em escolas,  em Fóruns, eventos, ou onde  me permitam,   busco  fazer  um retrospecto histórico multicultural e multiétnico , dentro do possível  tanto  sobre  o universo Indígena  como de  outros  Povos, Culturas, Tradições, ao longo da  "história"  que  muitas  vezes  parece passar  "batido" ,ou parece  que  "apenas  aconteceu em um passado "distante"...Lamentavelmente, NÃO!Este  Massacre  segue  e o que é mais  "preocupante", estarrecedor  até, é  que  segue  "pouco"  divulgado, segue  Silencioso, nas  caladas da  noite ou, "sutilmente"  pulverizando  pelos  ares, derramando  nas  águas o "veneno"  letal  da  ganância, do  TER, a  qualquer preço!
Quando  mostro  o que  AINDA hoje  acontece, tanto no Brasil como Américas, as  pessoas se  horrorizam! Sinto  também  dizer que me chocam as  faltas de  informações, de veiculações  na "mídia" falada, escrita, televisionada. Claro que  há uma  "sensível" movimentação, já querendo envolver-se  mais  com estas  dolorosas  realidades, mas  "ainda"  muito  na superfície  pois muitos foram os  séculos de  omissões, ocultações e  nas  escolas ,na  sociedade, ainda  hoje  faltam  detalhes  "reais"  e  do presente!
A  Chamada  deste texto  refere-se ao Holocausto de que se  fala, e o que se "Sente"...SIM,  porque  se  fala, mas   sentir ainda é  muito  distante! Esta  nossa  sociedade  está ainda  algemada  em  analisar  o mundo  dentro de  "caixas", quadrados, e  mais  ainda, há  um vicio "Global", onde  o que não passa  na TV, não é  "inserido"  como algo "importante", ou  o que é pior...as  pessoas  passam a ignorar mesmo!Não passou na  TV, "não tem  tanta "importância", parece  isto...
Movida  por tantas  perguntas  ultimamente, referentes  ao Universo Indígena  aqui no SUL, como em outros  locais, resolvi aqui  postar  um "breve" relatório, para que  quem aqui chegar, clique  nestes links  e  busque ler..Mas, não é  o suficiente...Ler  apenas, ou  pensar que  isto é passado, é  mais um equívoco!!
Vivemos tempos mais que  de  terror!Vivemos um Holocausto permanente,ocultado, muito pouco "sentido", menos ainda  respeitado!

Alguns  dirão  em  coro: "Mas, o Mundo Não vai Mudar!  Desde   que o Mundo é Mundo, há  Guerras, há  "fracos e  oprimidos", há o "PODER", a  Elite, a  Plebe, e por aí  vão seguindo as  análises!
Quem sou eu para  "mudá-las"!? Sou  um simples e mísero grão de  areia, "se é que sou"..Mas, sou Mulher, Filha,Mãe ,Cidadã e  não  me  "acostumo"  com Holocaustos, muito menos  me acostumo com silêncios, ocultando  "vidas"  que se  vão  sem que  ninguém tome  conhecimento!
Portanto,creio que sempre  será tempo de  "despertar" para o fato que  integramos  este mundo, mesmo que  cada qual  sendo de  Culturas diferentes, tendo nascido  aqui ou lá  no oriente Médio..enfim...somos GENTE  desta Terra!!
Impossível  ignorar  o sofrimento do irmão(ã)  distante!  Mas, seria  bom começar  a olhar  além do "umbigo"...além dos quadrados, além do "Horizonte"...

Respeito, Lealdade, Irmandade, Justiça,igualitária!
Ojalá Possa a  Humanidade assim buscar  SER!


Kringue(Anjos-Guarani Kaiowas)
Kringués-Anjos-Faixa de  Gaza



A  TRISTEZA  "NOSSA  NÃO É  BARATA"  A  TRISTEZA  NOSSA  É  "CARA"
















Nenhum comentário:

Postar um comentário