terça-feira, 27 de novembro de 2012






Foto nas  108hs pela Paz, Onde participamos desde  quando eram 72hs.
Aí  ao lado de  Monja  Isshin-Sanga da  Compaixão


INTERCAMBIO MULTIÉTNICO/MULTICULTURAL/

UMA FONTE DE ENRIQUECIMENTO MÚTUOS  EM DIVERSOS  NÍVEIS
UM TESTEMUNHO  AQUI ,PESSOAL  

As pessoas me perguntam se tenho Religião..Pois bem, desde sempre, minha  visão foi "ECUMÊNICA".
Nesta  caminhada "Espiritual", a  baliza  de minha  trajetória por aqui e arrisco-me à  dizer, desde sempre,  foi  e é, a  conexão com a TERRA(ascendência Guarani),com meus Ancestrais que  trilharam  muitos  caminhos, atravessaram  longos  territórios,  do Oriente, Ocidente, por  Montanhas, desertos, Florestas..rios,mares, oceanos...E  não me sinto  "limitada" em  absoluto a "uma única  verdade", mas  SIM, "umbilicalmente"  pertencente A  TERRA.
Em  50  anos de vida, já  tive permissões  que  considero verdadeiras  bençãos e nem sei se fui merecedora, mas  o fato é  que  "assim me  chegaram" de diferentes Culturas, tradições muito antigas, trocas maravilhosas  em ensinamentos  que  agreguei e  carrego em meu coração e espírito.Haja visto  que estudei  em colégio de  "freiras", base  Católica bem tradicional e sou grata porque  pude  reunir muitos  elementos .Aprendi muito!
Interessante,como em muitas  situações pessoais  e"não pessoais", muitas  vezes  fui  severamente  criticada  por entrar  em templos  Católicos, Umbandistas, Budistas, Hinduistas..e por  dançar  com todas  estas CULTURAS  e abraçar  Irmãos,irmãs dizendo "Namastê",ou  Hari-bo, ou  em outras tantas formas: "A Divindade em mim, reconhece à sua", ou o "Deus  em mim,reconhece  ao seu"...e  sempre  agradecendo :Ipora ete aguyjevete(Em Guarani)
A  estas  "severas"  criticas, agradeço, porque  cada  uma delas me conduziram mais  na  direção do que  verdadeiramente  meus Antepassados e Ancestrais  imprimiram em meu "SER".
Igualdade, Fraternidade, de  coração e espírito, geram  PAZ, assim como GENTILEZA,gera Gentileza,Respeito ao modo de SER(Nhanderekó)  de  cada um(a) , percebendo que os  dedos de nossas Mãos  se  "entrelaçam",conduzindo-nos  ao SENTIMENTO mais precioso  e  INFINITO de AMOR  INCONDICIONAL,inenarrável em palavras(Mborayhu)-Py'aguapy(Amor,Paz).
Lamentavelmente, "ainda  não  predominam estas praticas" em nosso cotidiano, mas "os  tantos  sinais", vem sendo dados  desde  sempre.
Sabemos que   os  ajustes  devem ser feitos, dentro de cada  UM(a),de acordo com a forma de SER e pensar de  cada pessoa,mas aqui  destacamos  um dos  tantos  encontros  que compartilhamos e espero seguir sempre que possível á compartilhar.
As  108hs  pela PAZ organizada  pelo Centro de Estudos  Budistas, em Viamão, aqui  no RGS.CEEB. Onde o Lama Santem e a sanga(Família)  convidam todo ano, todos que puderem  e quiserem compartilhar,inclusive em um Fórum Inter-religioso,onde  se escutam leituras de vida e práticas filosófico-religiosas,bem como visão espiritual de  Nações  Originárias,Indígenas e tantas outras  de  cada canto desta TERRA.

O Lama ,normalmente  aborda  diferentes  temáticas, mas aqui, vamos  exemplificar  com "uma"  bastante  oportuna, acreditamos, em se  tratando dos aspectos individuais e sociais .

A Doença Mental na Perspectiva Budista | Parte 1-Palavras do Lama


"Eu poderia falar sobre doença mental sob o ponto de vista do terapeuta ou do paciente. Aqui eu vou escolher falar como se estivesse falando com o paciente. O primeiro aspecto que eu falaria, usando uma linguagem nordestina, seria: “Não se aperreie, bichinho”! As coisas são construídas e elas afligem, mas não têm a solidez que parece que elas têm.
Quando nós estamos em meio a uma crise, as crises são sempre alguma coisa parecida com um rato preso em algum lugar e que não está encontrando saída. A nossa mente gira acelerada porque nós estamos buscando saída e aquilo naturalmente já é a perturbação. Enquanto nós estamos focados intensamente buscando uma saída, a gente passa por cima dos outros, não vê os outros, tem um comportamento estranho. Uma das características das nossas crises é a gente não ver os outros. Ou seja, a gente está focado em alguma coisa muito específica e no caso da crise nós não estamos tendo vitória nenhuma, nós estamos nos sentindo ameaçados. Esta sensação de ameaça, com a sensação de que não encontramos saída, e nós vasculhamos intensamente as saídas, é a característica de uma crise."
Acreditamos  que  seja importantíssimo ler toda Matéria, por isto,aqui citamos:
A  Temática deste Ano é: "AÇÃO LUCIDA  PARA O MUNDO"  ,É COM CERTEZA   PARA QUE  REFLITAMOS..

28/12 a 01/01 no CEBB Caminho do Meio
O encontro tem o propósito de refletir, compartilhar experiências e construir propostas concretas a partir de uma visão ampla que busca gerar benefícios e desenvolver relações positivas em todos os níveis: individual, coletivo, com o meio ambiente e também com as autoridades e instituições. Serão abordados temas como cooperativismo, economia solidária, moeda social, energias alternativas e sustentabilidade.
No “108 Horas de Paz” será realizado ainda o fórum inter-religioso, em que representantes de diferentes tradições falarão sobre suas experiências práticas e visões a respeito de ação no mundo.
De 28 de dezembro 2012 a 01 de janeiro 2013

Local: Centro de Estudos Budistas Bodisatva – CEBB Caminho do Meio

Endereço: Estrada Caminho do Meio, 2600. Viamão (RS)












Tudo  depende do  COMO  OLHAMOS  AS SITUAÇÕES
Há  como gerar INFERNOS para si, ou "Céu"..
é  muito  oportuna  esta  COLOCAÇÃO e é  um Néctar  ANTIGO,das Fontes  mais Antigas  de  nossos Ancestrais."O PONTO CENTRAL É  LUCIDEZ".Reconhecer aspecto onírico da  Realidade.
Transitar  em diferentes  Universos,andar em Múltiplos AMBIENTES,NÃO IMPORTANDO QUAL COR DAS  "LUZES".

3 comentários:

  1. Ninguém deixa de SER quem é,por compartilhar com outras tradições e culturas..Na verdade, aprende-se,expandem-se horizontes e geram-se outros benefícios se soubermos nos respeitar dentro deste "contexto".não aprecio imposições, limitações, regras que engessam o "SER"em sua expressão.Por estas e por outras,defendo que se mantenham os costumes a leitura espiritual de cada Etnia, de cada Povo.Compartilhar SIM, IMPOR-SE OU IMPOR..Não proporcionará crescimento, tampouco PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, amiga...cada tradição e cultura tem uma porção de aprendizado... que nos ensina e também nos faz ensinar.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Puxa Yonara, Legal te ter por aqui!Sempre um presente LINDO!
    Tu bem sabes tudo que está aí impresso..Gratidão

    ResponderExcluir